“É perigoso usar cinta modeladora? Tem mesmo que ser bem apertada? Tem como disfarçar por debaixo da roupa? E cinta após a gravidez, no famoso pós-parto?”

Depois do post falando se a cinta modeladora emagrece mesmo (e vários outros sobre o tema aqui no blog), eis que chegou a hora de responder as dúvidas mais frequentes de vocês.

Lembrando que não sou médica, mas apenas uma pessoa que usa cinta há anos, que já pesquisou muito e que também já conversou com muitas vendedoras sobre o tema. Até porque, já tive cintas de algumas marcas diferentes e, com isso, mais bagagem de informação ainda. Vamos lá?

Posso usar cinta após a gravidez, no pós-parto?

Isso é unânime e até mesmo óbvio: se for pensar bem, em seu pós-parto, você só deve usar itens que foram indicados pelo seu médico e isso inclui a cinta.

Isso acontece porque só ele saberá como está a sua recuperação, que tipo de parto você teve, como está a sua retenção de líquido, entre várias outras coisas.

Se seu médico recomendar, aí sim, você pode usar. Mas apenas as recomendadas por ele, pois existem vários tipos de cintas no mercado, inclusive várias opções para pós-parto e pós-operatório (tais como lipoaspiração, etc).

Cinta tem que ser apertada para fazer efeito?

Sabemos que existem corsets, entre outras opções em que a mulher vai apertando, apertando, e sabe-se lá até quando. Porém, fora o aperto em demasia poder prejudicar sim a sua circulação, além de vários outros prejuízos, uma vez uma vendedora me falou algo que eu vi muito sentido:

A cinta tem um efeito modelador e de drenagem. Para tal, você não precisa apertar até o talo, mas apenas sentir que ela está fixa/firme e moldando o seu corpo

Percebe a diferença?

Usar cinta atrapalha na circulação sanguínea?

Pode atrapalhar sim. Tem gente que fala que não, mas por experiência própria, teve uma vez que usei essas mais robustas e bem apertadas, e sério, comecei a sentir o meu corpo mais mole, bem como nitidamente a circulação prejudicada. Alguém aqui já passou por isso?

Fiquei com medo e tirei na hora. Afinal de contas, saúde em primeiro lugar, óbvio.

Não gosto de nada me apertando: posso usar cinta?

Como disse a vendedora acima, é claro que você pode.

Se mesmo assim você se incomodar até mesmo com “a leve pressão que ela causa”, te digo duas coisas:

  1. Acostuma. Com o tempo, você se sentirá mais segura com ela do que sem ela, acredite. Parece que ela bota tudo no lugar, sabe? E nem precisa estar mega, ultra apertada para isso.
  2. Tente usá-la para dormir, assim você nem sente as horas passarem.

Pode usar cinta para dormir?

Pode, desde que ela não seja mega apertada. Até porque, fora poder danificar sua saúde, ainda atrapalhará o seu sono. Lembre-se que corpo cansado não para em pé e ainda envelhece. Nisso, do que adianta a cintura mais fina com uma cara de sono e um corpo todo arrebentado com o passar do tempo?

O jeito que eu mais gosto de usar minha cinta modeladora:

Em 99% das vezes eu só uso a cinta para dormir. Pego a minha de material mais levinho, de fácil transpiração e que siga a lógica de modelar, mas sem apertar demais, e prontinho: acordo no outro dia bem mais desinchada.

Cinta modeladora ajuda a diminuir a retenção de líquido?

Em mim, com certeza. Vejo isso nitidamente porque sempre acordo com muito mais “pipi” do que quando durmo sem ela. Porém, eu tenho retenção de líquido, você tem?

Se não tiver, provavelmente não terá tanto assim o que drenar nessa parte. Mas caso tenha, poderá inclusive sentir sua cintura mais fina em menos tempo, visto que muita coisa seria inchaço.

Mas aí, se parar de usar por uma semana, por exemplo, já sente o inchaço de volta. Ó vida, mas é assim comigo pelo menos =(

Cinta atrapalha no funcionamento do intestino?

Em mim nunca notei nenhuma alteração para fazer ou deixar de fazer o número dois. Mas assim, como eu uso mais para dormir, eu não fico comendo e bebendo enquanto estou com ela, sabe? Digo isso por causa do próximo item.

Posso comer e beber normalmente usando cinta?

Poder, pode, só não sei se você aguentará muita coisa, rs. Digo isso porque, ao menos para mim, por mais que a cinta não seja mega apertada, ela ainda assim atrapalha na expansão do estômago. Ou seja, você se sente mais cheia com muito mais facilidade, e isso pode incomodar bastante se você comer ou beber demais.

Cinta emagrece?

Já tem um post inteiro aqui no blog só sobre isso, mas fora tudo o que foi dito por lá, se você usar muito durante o dia e isso interferir no seu apetite, emagrece sim, porque você comerá menos, rs.

No mais, a drenagem que ela faz pode acabar por te fazer perder alguns centímetros também, bem como a “remodulação das suas gordurinhas”. Enfim, corre para ler o post sobre a cinta emagrecer ou não.

Como fazer a cinta não marcar na roupa? Tem como deixar ela discreta?

Se usar uma roupa longa com tecido mais grosso ou reforçado, dá pra “esconder” sim. O que pode acabar “te entregando” é quando colocarem a mão na sua cintura, que vai ter aquela “armadura” que a pessoa vai sentir, rsrs.

Além de não poder se curvar muito, já que ela vai manter a sua coluna mais reta que o normal.

Use a cinta como tratamento: esse é o melhor jeito de aproveitá-la ao máximo

A forma que eu mais gosto de usar a cinta não é para “emagrecer” apenas pensando na aparência quando estou usando ela. Nada disso: eu gosto de usá-la como um tratamento, para moldar o meu corpo ao longo do tempo, sem que eu precise ficar usando ela enquanto estiver na praia, nas festas, tirando fotinhas no instagram para vocês, sabe?

A meta é se sentir cada vez melhor SEM ela graças ao uso constante dela, percebe a diferença?

Pode lavar cinta na máquina, ou existe algum modo específico?

Não pode colocar na máquina não! Muito menos usar sabão em pó para lavar a sua cinta. Tem um post aqui com um passo a passo sobre como lavar a sua cinta e também leggings e demais roupas que também possam vir a ter tecido Emana.

E é isso, mais alguma dúvida? Me conta que, se eu souber, te respondo.

Um beijão e não se esqueça de seguir no facebook, instagram e canal do youtube para mais dicas inéditas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.