Tá aprendendo a cuidar melhor do seu cabelo, principalmente se ele for tingido, mas se deparou com termos como Acidificação Capilar, Acidificante e etc? Fica comigo que você vai entender tudo e mais um pouco sobre o que é, como funciona, quais as vantagens e pra quem é recomendado esse procedimento 😉

O que é Acidificação Capilar

Acidificação Capilar é o ato de tornar o cabelo mais ácido. Ou seja, diminuir o seu pH.

Lembra quando falamos que tanto nosso cabelo quanto os produtos e procedimentos capilares têm seu próprio pH?

Pois é, o cabelo saudável possui um pH de 4,5 a 5,5, enquanto uma química de alisamento, por exemplo, pode ter um pH de 13.

Ficou confusa? Calma que te explico: o pH é uma forma de medir se uma coisa é ácida, neutra ou básica (também pode chamar de alcalina). Todo pH menor que 7 é ácido, sendo que quanto mais próximo de 0, mais ácido ele é. E o maior que 7 é alcalino, sendo que quanto mais próximo de 14 mais alcalino ele é. Já o pH 7 é o neutro.

A imagem abaixo vai te dar uma boa noção de como funciona essa história toda:

Escala de pH

Como vimos na imagem, o pH do nosso cabelo fica entre o tomate e o café no nível de acidez (4,5 a 5,5), rsrs.

O que é Acidificante Capilar

Acidificante Capilar é aquilo que usamos no cabelo para fazer a acidificação. Ou seja, aquilo vai fazer o cabelo ficar mais ácido.

O Acidificante pode ser um produto industrializado, que compramos na loja de cosméticos, ou uma receita caseira à base de vinagre de maçã, por exemplo.

Nesse momento, você pode estar pensando em “como assim deixar o cabelo ácido”, e “por que fazer isso”, não é? Vamos entender melhor a seguir:

Por que acidificar o cabelo, afinal?

Para entendermos por que tornar o cabelo mais ácido, precisamos antes entender como nosso fio de cabelo reage aos diferentes pHs (que você já viu acima).

pH ácido no cabelo

Quando usamos produtos ou tratamentos de pH ácido (menor que 7), as cutículas do fio do cabelo se fecham, ficando mais juntinhas com o corpo do fio, deixando o cabelo com mais brilho e maciez, protegendo o que estiver dentro, como uma hidratação por exemplo. Porém, se usarmos algo ácido demais, as cutículas podem selar e o cabelo ficar rígido.

pH básico no cabelo

Já quando os produtos ou tratamentos possuem pH básico (maior que 7), as cutículas do fio do cabelo se abrem. Isso facilita os tratamentos a entrarem dentro do corpo do fio, principalmente os procedimentos que alteram sua estrutura, como alisamentos e descolorações. O ruim é que as cutículas abertas deixam o cabelo áspero, com frizz e com aparência ressecada, pois o fio não consegue segurar a água ou nutrientes dentro dele, entende?

Seguindo a mesma lógica anterior, quanto maior o pH, mais as cutículas se abrem e mais frágil e propenso ao dano o cabelo fica.

Abaixo você vê como é o fio de cabelo com as cutículas fechadas e abertas:

acidificação capilar - cutículas dos fios

Quem deve fazer Acidificação Capilar

Sabe quando o cabelo está com aspecto ressecado, áspero, e geralmente parece fraco e poroso? Então, esses são os sintomas de cabelos com as cutículas muito abertas. Nesses casos a acidificação vai ajudar a recuperá-las.

Normalmente, quem faz químicas no cabelo como alisamentos e descolorações também pode se beneficiar da acidificação.

Como usar o Acidificante Capilar

Para cabelos mais danificados, o Acidificante deve ser usado logo após o shampoo e antes da máscara ou creme de tratamento; não depois de lavar, tratar e condicionar, como muita gente pode pensar.

Por ele agir fechando as cutículas dos fios, é natural pensar em usá-lo no fim de tudo, para dar “aquela selada”, não é mesmo?

Porém, o que acontece é o seguinte: quando é hora de usar o Acidificante, nosso fio já está com as cutículas todas abertas, correto? E cutículas abertas não seguram tratamentos, nem nutrientes direito, correto? Então, se usarmos o shampoo e na sequência o creme de tratamento quando nosso cabelo está muito poroso e muito danificado, quando formos enxaguar para dar sequência à lavagem, todas as propriedades daquele creme de tratamento vão escorrer em grande parte pelo ralo, já que o cabelo não vai segurar.

“Mas se o Acidificante fecha as cutículas, aí que o tratamento não entra mais no fio”

Isso não é verdade. O que o Acidificante faz é deixar o fio com as cutículas mais próximas de um fio saudável. Ou seja, se o seu cabelo estiver MUITO poroso, não fechará tanto assim, mas sim e mais uma vez, deixará com a cutícula mais próxima a de um cabelo saudável Assim, quando você for tratar, o cabelo consegue segurar melhor as propriedades do tratamento. Ou você acha que cabelos saudáveis não seguram tratamento, rsrs.

Agora, se o seu cabelo está com o fio saudável, você pode testar acidificar tanto antes da máscara de tratamento OU depois do condicionador, como um último enxágue. Vai de como você sentir que seu cabelo prefere. Tem que testar mesmo.

Como atualmente meus fios estão saudáveis e com o cronograma capilar em dia, tenho acidificado meu cabelo ao final de tudo. Ou seja, depois da última lavagem com o condicionador.

De quanto em quanto tempo devo usar o Acidificante Capilar

Varia bastante, mas se seu cabelo estiver danificado demais, pode fazer a acidificação a cada 15 dias ou uma vez por semana, nunca mais que isso, tá? Se quiser 3 receitas caseiras de acidificação capilar, também já temos por aqui.

Se seu cabelo estiver mais “de boinha” ou pouco danificado, pode fazer uma vez por mês que é sucesso.

  • Lembrando que nada do que foi dito aqui substitui o cronograma capilar, ok? Pois é ele que vai trazer a saúde e força aos seus fios a longo prazo, enquanto o acidificante serve mais como um “remédio emergencial”. Leia como montar seu próprio cronograma capilar.

E é isso! Se quiser ver uma Acidificação Caseira que tenho feito no meu cabelo, é só dar o play abaixo:

Se quiser ver um cronograma capilar para cabelo poroso, veja o caso ilustrado a partir da Jade Picon:

Espero que tenha curtido esse conteúdo e, para mais coisas legais, me segue nas redes: InstagramYoutubeFacebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments
  • Bruna
    janeiro 20, 2021

    Vc passa vinagre de maçã direto no cabelo? Ou dilúi em água? Em qual quantide e deixando agir por quanto tempo? Vc enxágua antes de aplicar o creme ou aplica o creme direto?

    obrigada

  • CaRoL
    junho 5, 2022

    Amei o esclarecimento do site sobre a acidificação, pois foi o primeiro local em que encontrei, entre vários outros sites e vídeos no YouTube, explicando sobre a aparente incongruência no fato de as cutículas mais fechadas pelo pH ficarem melhor posicionadas para segurar por mais tempo os tratamentos, pois com base em uma lógica mais simples, acabamos pensando que se as cutículas ficarem mais abaixadas pelo pH, então o tratamento não vai entrar. Portanto fico feliz por ter visto esse site que me esclareceu de forma tão didática sobre esta questão. Meus sinceros parabéns e obrigado!

    • Luiza Costa
      junho 20, 2022

      Obrigada, tento sempre ser prática e didática, tanto aqui, como lá no canal do Youtube. Um beijão da Lu!