Conforme pedido pelas seguidoras na enquete que fiz lá no Instagram, o tema de hoje é: o que são, como evitar e como remover os famigerados Nós de Fada, que de fada não têm nada, pois dão uma dor de cabeça danada, rsrs.
Nós de Fada: O que são, onde vivem, como se reproduzem
Os nós de fada são aqueles nozinhos minúsculos que aparecem em nossos cabelos “do nada” (por isso o nome nós de fada) e que, na nossa cabeça, não faz sentido algum eles surgirem ali.
Alguns são tão pequenos que são difíceis de enxergar, mas super fáceis de sentir quando passamos a mão.
Como surgem os Nós de Fada
Eles surgem quando um fio de cabelo se enrola no fio ao lado, ou até mesmo nele próprio. Mas o que faz com que eles realmente formem os nós, são alguns maus hábitos que você vai aprender a corrigir a seguir:
Como evitar os Nós de Fada
Como os nós podem surgir devido a várias causas, separei cada uma delas para que você perceba onde está errando nos cuidados com os seus cabelos e como evitar que os nozinhos apareçam para te incomodar.
Cuidado ao pentear ou desembaraçar
Você já deve ter ouvido falar que o melhor é sempre pentear o cabelo de baixo para cima, para ir desembaraçando os fios nas pontas primeiro, evitando piorar a situação se penteasse de cima para baixo.
Porém, uma coisa que nem todo mundo sabe, é que o melhor momento de fazer isso é com o cabelo molhado, de preferência quando estiver esperando a máscara de tratamento ou o condicionador agir, porque aí a maleabilidade dos fios vai estar bem mais alta, facilitando demais o processo.
Ah, e prefira sempre pentes ou escovas de dentes largos, para evitar maiores danos. Eu gosto muito de usar uma uma escova de borracha para pentear e desembaraçar. Pela minha experiência, essa foi a melhor escova que já usei, pois desembaraça fácil e não quebra os fios.
- Veja o post que escrevi sobre a melhor escova de cabelo do mundo para cabelos cacheados, rsrs. Minha mãe alisa o cabelo várias vezes e também gosta. Ou seja, talvez ela seja meio universal.
Desembarace com frequência
Não que você precise desembaraçar todo dia, até porque isso pode ferrar nosso cabelo, rsrs. O que rola fazer é desembaraçar toda vez que lavar o cabelo, sabe?
Por exemplo, no meu caso que sou cacheada, eu lavo o cabelo duas vezes por semana, então eu desembaraço toda vez durante o banho. Se você for lisa, talvez precise desembaraçar mais vezes, tem que ver o que o seu cabelo pede nesse caso.
Umectação
Fazer a umectação no seu cabelo toda semana ou a cada 15 dias ajuda muito a evitar os nós de fada, pois os óleos que usamos para esse tratamento nutrem os fios, alinhando, fechando as cutículas, controlando o frizz e ainda por cima criando uma película protetora ao redor do fio.
Isso faz com que, quando os fios resolverem se embolarem um no outro, eles “deslizem” com mais facilidade e não se prendam, além de não enrolarem em si mesmos também.
Hidratação e Reconstrução
Eu já podia ter dito que o ideal é ter um cronograma capilar completo rsrs. Porém, pra separar bonitinho, preferi dizer primeiro o porquê da umectação acima, para agora falar sobre a hidratação e a reconstrução.
Uma coisa é fato: o cabelo forte e saudável é o menos propenso a dar nós. E como ter um cabelo sempre forte e saudável? Fazendo uma rotina de hidratação, nutrição (umectação) e reconstrução. Ou seja, um cronograma capilar!
Assim seus fios se mantém com a saúde necessária para evitar esse e vários outros problemas. Top, né, rsrs?
Use toalha de micro fibra ou tecido de algodão após lavar o cabelo
Como vimos, uma das causas dos nós de fada é o atrito entre os fios. Então, quando você enxuga os cabelos com aquela toalha felpuda que você adora, dando aquela esfregada para tirar o excesso de água, os fios sofrem um atrito gigantesco entre eles, causando além dos nós de fada, um frizz desnecessário.
Usando a toalha de micro fibra ou um tecido de algodão (pode ser aquela camisa velha), lembrando de nunca esfregar no cabelo, mas sim apenas “apertar” o cabelo com ela, você retira o excesso de água e não dá todo aquele atrito aos fios.
Fronha ou touca de cetim
Da mesma forma funciona a fronha ou touca de cetim. Como as fronhas dos travesseiros normalmente são de algodão, elas estimulam o atrito dos fios durante a sua noite de sono.
Troque a fronha por uma de cetim, ou use uma touca de cetim (se o seu cabelo couber, rsrs), que aí você elimina mais um problema.
Use protetor térmico
O calor é um dos maiores vilões para a saúde dos nossos fios, pois ele abre as cutículas e retira grande parte da umidade e oleosidade deles. Aí o cabelo pode ficar ressecado, áspero e propenso a dar nós e frizz.
Por isso, se você realmente precisa usar secador, chapinha, ou qualquer coisa que esquente, use um protetor térmico antes, tá? Sério, não esquece.
- Veja mais sobre proteção térmica e proteção solar para os cabelos.
Como remover os Nós de Fada
A verdade dói, mas é necessária, rs. Não tem muito o que fazer pra remover esses nós… Porém, você pode tentar a dica abaixo e ver o que acontece:
Usar agulha
Se conseguir enfiar uma agulha dentro do nó, você pode acabar desatando ele. O problema é que, às vezes, o nó é tão fechadinho que nem a agulha entra. Mas não custa tentar!
Agora, se não der certo, tente passar um pouquinho de óleo para o fio ficar “mais escorregadio” e abrir melhor. Se também não for o suficiente para desatar o nó, aí só resta:
Cortar fora
Tá aí uma coisa que resolve na hora, sem falhas, rsrs.
A vantagem de cortar os nós de fada, é que normalmente eles estão nas pontas. Então, acaba sendo um favor ao seu cabelo, já que é sempre bom cortar as pontas a cada 3 ou 4 meses.
Outro ponto é que, se você conseguir desatar o nó com a agulha como dito acima, é grande a chance do seu fio estar danificado na área do nó, dando aquela aparência de fio quebrado e pendurado, sabe?
Então, o melhor a se fazer é evitar ao máximo a formação dos nós (não diga, rsrs), para não termos essa dor de cabeça de tempos em tempos.
Espero ter ajudado e não se esqueça de acompanhar também o canal do youtube e principalmente os stories do Instagram para mais dicas inéditas.
Ver essa foto no Instagram
Deixe seu comentário ou dúvida: