Shampoozada: O que é e como fazer essa técnica para clarear os cabelos

Sabe quando a coloração que fizemos não deu muito certo, ou quando a gente já tá cansada da cor do nosso cabelo e queremos dar aquela mexidinha, mas sem radicalizar? Prazer, essa é a Shampoozada, rsrs.

O que é Shampoozada

Shampoozada, também conhecida como Soap Cap, nada mais é do que o processo de clarear os cabelos em até 2 ou 3 tons, usando como base o shampoo (por isso o nome), água oxigenada e pó descolorante. Também dá pra fazer a Shampoozada usando apenas shampoo antirresíduos, mas você vai ver direitinho mais adiante.

Essa técnica tem sido muito utilizada porque ela proporciona uma mudança na cor de forma não radical, sabe? Bem mais suave do que descolorir o cabelo do jeito tradicional.

Outra vantagem, além de ser menos agressiva, é que ela é ótima para corrigir erros de coloração, e também preparar o cabelo para uma nova cor, já que com 2 ou 3 tons mais abertos fica muito mais fácil de pigmentar, não é mesmo?

Shampoozada danifica o cabelo?

Já que todo procedimento de descoloração e tintura costuma danificar o cabelo, é normal pensarmos que o mesmo acontece aqui, né? Porém, a Shampoozada se sai melhor nesse quesito, pois não atinge a fibra capilar, agindo apenas por fora dos fios. Então o cabelo não fica com aquele aspecto de “detonado” como em vários procedimentos que vemos por aí.

O que acontece é que ela abre, sim, as cutículas dos fios, por isso é sempre importante fazer uma boa hidratação no cabelo após o processo. E digo mais, eu faria logo uma umectação também, pra dar aquela selada nas cutículas, rsrs. E claro, deixar sempre seu cronograma capilar em dia, pois só ele garante o seu cabelo saudável como um todo.

Para quem é recomendado fazer a Shampoozada

Todo mundo que tiver o cabelo pigmentado com alguma cor pode fazer a Shampoozada, e ela pode ajudar muito nos seguintes casos:

  • Cabelos com excesso de pigmento, pois dão uma “aliviada” na cor que ficou muito forte;
  • Dar um brilho mais claro para cabelos de fundo escuro;
  • Ótima de ser feita antes de retocar a cor que desbotou, deixando os fios mais abertos para pegar a cor;
  • E também funciona para loiras que estão com aquele tom esverdeado no cabelo, corrigindo a cor.

Quem NÃO deve fazer a Shampoozada

Pessoas com cabelo virgem de tintura ou coloração, pois a técnica age diretamente no pigmento artificial. No cabelo de cor natural, ela pode até danificar os fios.

Também não é recomendado fazer quem tiver menos de 14 anos, mulheres grávidas e lactantes, pois a amônia da água oxigenada pode provocar alguma alergia. Pessoas mais velhas também podem ter alergia, por isso também é legal fazer o teste de mecha antes.

Como fazer a Shampoozada

A Shampoozada pode ser feita tanto em salão como em casa, já que é bem fácil de fazer. Porém, siga as instruções direitinho, ok? E se tiver alguma insegurança, vai pro salão rsrs.

Decidiu fazer em casa? Então bora:

Méteodo 1 – Shampoo, água oxigenada e pó descolorante

Esse é o método mais tradicional de fazer a Shampoozada, e o que traz melhores resultados também.

Você vai precisar de um shampoo neutro (nada de antirresíduos aqui, hein? Eu disse neutro, rsrs), água oxigenada 20 volumes (se seu cabelo estiver com uma saúde ok) ou 10 volumes (se seu cabelo estiver mais fragilizado), e pó descolorante.

Para fazer a mistura, faça assim:

  • Pegue um medidor qualquer – pode ser uma tampinha ou aqueles medidores de café.
  • Então, em um recipiente, coloque uma medida de pó descolorante, duas medidas de água oxigenada e duas medidas do shampoo neutro.
  • Misture até ficar homogêneo.

Aí é só você aplicar essa mistura direto nos cabelos molhados durante o seu banho. Aplique mecha a mecha e deixe agindo de 15 a 30 minutos – quanto mais tempo, maior o efeito, mas não deixe mais que 30 minutos não, tá?

Enxague bem, lave com shampoo normalmente e faça aquela bela hidratação pra finalizar. Depois, o condicionador, no seu mesmo processo de sempre.

Método 2 – Shampoo antirresíduos

Esse método é menos utilizado, mas ainda assim dá resultados, que é usando apenas o shampoo antirresíduos como ingrediente. Ou seja, nada de água oxigenada aqui.

Para fazer essa Shampoozada, na hora de lavar o cabelo e com os cabelos sujos, passe o shampoo antirresíduos no comprimento do cabelo todo.

Deixe agindo por 40 minutos dessa vez. Então enxague e finalize com a hidratação. Simples demais né? Porém, há quem diga que a primeira receitinha descolore mais. Tem que tentar e ver como seu cabelo reage, visto que cabelos diferentes, histórias diferentes, né?


E é isso, espero que tenha curtido esse conteúdo. Se quiser ver mais coisas legais, segue nas redes que é sucesso, rsrs: InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Dermocosméticos: O que são e qual a diferença entre eles e os cosméticos comuns?
Shampoozada: O que é e como fazer essa técnica para clarear os cabelos