Qual a diferença entre Água Micelar, Água Termal e Tônico Facial?

Já aconteceu com você de, na hora de limpar e cuidar da pele do rosto, ficar cheia de dúvidas se deveria usar um Tônico Facial, uma Água Micelar ou uma Água Termal? Comigo com certeza já, e aposto que com muitas mulheres também. Então, vim aqui pra resolver essa questão de uma vez por todas e explicar direitinho o que são e quando usar cada um desses produtos.

Água Termal

Ela nada mais é que uma água proveniente de fontes termais (normalmente da França), enriquecida com vários minerais e com propriedades hidratantes e antioxidantes.

Como a pele do rosto perde bastante sais minerais ao longo do dia, a Água Termal consegue repor esses nutrientes e ainda hidratar, ajudando também no tratamento da acne e acalmando a pele. Ela tira aquela “cara de cansaço”, sabe?

É ideal para proteger a pele (principalmente no inverno) e ajudar contra inflamações e irritações, pois tem propriedades cicatrizantes.

Quando usar a Água Termal?

Você pode usá-la na pele limpa para dar aquela hidratada e acalmada antes de dormir, por exemplo. Ou então quando você acorda e sente que a pele poderia dar aquela “reavivada” (por causa de uma noite mal dormida, por ex), sabe?

Na maquiagem, pode espirrar um pouco por cima da make, que ajuda a fixar/aderir melhor e dá um aspecto mais naturalzinho na pele.

Existe também a turma do “já estou com a mesma maquiagem o dia inteiro” … “tá até craquelando” que adora dar aquela borrifadinha nessas horas e pronto: uma maquiagem mais renovada e homogênea quase que instantaneamente.

Ah, ela também é ótima pra acalmar a pele após a depilação!

Tônico Facial

Você sabia que, quando lavamos o rosto, além de sobrarem resíduos de sujeira ou até mesmo de sabão/sabonete, também desequilibramos o PH da nossa pele?

Pois então, o Tônico Facial serve justamente pra remediar esses problemas. Ou seja, tem como função limpar a fundo a pele (evitando que existam poros entupidos que possam desenvolver cravos ou espinhas, por exemplo) e reequilibrar o PH.

O Tônico pode ser de dois tipos: o tradicional e o adstringente, sendo o primeiro mais recomendado para peles normais a secas e o segundo para as peles oleosas, pois além de limpar e equilibrar o PH, o Tônico Adstringente combate a oleosidade e diminui a produção de sebo. Por isso, pessoas com pele seca devem evitar usar o Tônico Adstringente. Afinal de contas, elas tendem a precisar de mais oleosidade, não retirar o pouco que já tem, concorda?

Quando usar o Tônico Facial?

O Tônico deve ser usado depois de lavar o rosto e, principalmente, antes de usar hidratante ou filtro solar, pois ele deixa a pele preparada para absorver melhor esses produtos.

Também gosto de usar após meu demaquilante, afim de que ela tire aqueles resíduos extras. Acho que sempre sobra algo e minha neura acaba pedindo um tônico pra garantir um toque final na limpeza.

Água Micelar

A Água Micelar possui três principais funções: tonificar, limpar e hidratar, além de também ser usada como demaquilante! Ou seja, ela é um pouquinho de tudo e, por isso mesmo, amada por muitas mulheres.

O principal ingrediente dela são as micelas, que conseguem “puxar” a sujeira pra fora, inclusive as mais profundas, limpando a pele sem agredir.

Também tonifica e equilibra o PH da pele, podendo até substituir o Tônico Facial quando estiver faltando ele na sua casa, hein!

Pode ser usada por todos os tipos de pele, e é especialmente recomendada para peles sensíveis, pois não contém conservantes nem agentes químicos.

Eu particularmente só não curto usar para tirar maquiagens muito pesadas, pois acho que ela não tira bem, nem as à prova d´água. Porém, há quem diga que algumas marcas estão se renovando e sendo capazes de cumprir com essa parte também. Caso você já tenha usado uma assim, deixa o nome pra mim nos comentários?

Quando usar a Água Micelar?

A Água Micelar pode ser usada antes da maquiagem ou também para dormir, depois de ter lavado o rosto com seu sabão de limpeza, por exemplo.

Pode ser usada também durante o dia, sempre que sentir a pele “suja” ou pesada, sabe? Com a diferença que a sensação será a de que você estará passando uma água mesmo, de tão levinha que ela é.  Ou seja, gosma zero e a gente adora isso o/

Lu, e qual é a sua favorita?

Não saberia dizer qual é a minha queridinha entre as três e já já você entende o motivo. Porém, com certeza posso dizer que, caso você tenha dinheiro para comprar apenas UMA delas, fique com a Água Micelar, pois ela “faz de tudo um pouco”.

“Mas então por que ela não é sua favorita, Lu?”

Justamente por pecar um pouco no quesito maquiagens mais pesadas e à prova d´água (e eu uso muito essa segunda). E aí, eu acabo usando itens específicos no lugar dela. PORÉM, se usasse apenas maquiagens leves ou nem gostasse de maquiagem, aí sim a Água Micelar seria a campeã sem nenhuma outra discussão. Até porque adoro usá-la nos dias que estou zero make, apenas deixando a pele respirar um pouco.

Sem contar que eu também amo muito, muito, muito a Água Termal para dar uma vida extra na pele no pré e pós-maquiagem e a acho incomparável nisso. Então, fico com cada uma para seu ponto forte mesmo 😉

E você, já tem a sua favorita?

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Minha cirurgia nos seios – Mastopexia para levantar os seios caídos
Qual a diferença entre Água Micelar, Água Termal e Tônico Facial?