Sabe quando nosso cabelo perdeu o brilho e fica com aquela aparência “espigada” que, para piorar a situação, parece não absorver bem nenhum tratamento que a gente faz? Pois então, fica comigo que vou te explicar como tratar o cabelo poroso!
Antes de mais nada, é importante sabermos o seguinte:
O que é porosidade capilar?
A porosidade do fio é medida pelo nível de abertura das cutículas e o quão bem ele é capaz de absorver e reter os nutrientes que usamos durante os tratamentos.
Um teste bobinho, mas que funciona para saber o nível de porosidade do seu fio é o seguinte:
1- Pegue 1 fio de cabelo (pode pegar da sua escova, não precisa arrancar não) e jogue-o num copo com água.
2- Espere uns 10 minutinhos.
- Se o seu fio ficou boiando na superfície da água, então ele tem baixa porosidade;
- Se o fio ficou “nadando” no meio da água, então ele tem média porosidade;
- Já se o fio afundou até o fundo do copo, então ele tem alta porosidade.
Agora vamos ver o que significa isso tudo:
Baixa porosidade
O fio aqui está com as cutículas tão seladas, que ele não consegue absorver tão bem os nutrientes de fora, tendo dificuldade de absorver até mesmo a água!
Média porosidade
Essa é a porosidade saudável, pois o cabelo aqui possui as cutículas um pouquinho abertas, conseguindo assim absorver nutrientes e retê-los dentro da fibra capilar.
Alta porosidade
Aqui, as cutículas já estão tão abertas e escancaradas que não seguram mais nada, rsrs. Apesar de absorver com muita facilidade os nutrientes e a água, com essa mesma facilidade eles vão embora, resultando num fio que não consegue segurar nada de forma eficaz dentro da fibra.
Esse é o caso dos cabelos muito porosos e danificados, com aspecto super áspero, sabe? É como se fosse um nível a mais do “simples ressecamento capilar”.
Principais causas da alta porosidade capilar
- Exposição ao Sol;
- Lavar o cabelo com água quente;
- Químicas como alisamentos, relaxamentos, descolorações e colorações;
- Calor excessivo, como escovas, secadores e chapinhas;
- Água do mar e água com cloro;
Como recuperar o cabelo com alta porosidade?
O mais recomendado aqui é fazer tratamentos de Reconstrução Capilar para recuperar a proteína perdida. Porém, se o seu cabelo estiver detonado demais, é bom hidratar e umectar o cabelo antes, afim dele pegar um pouco mais de força para receber a reconstrução.
Ou seja, trate de aderir ao Cronograma Capilar, começando pela Hidratação e depois Umectação, que ajuda a manter a umidade dos fios, enquanto ajuda a selar as cutículas dos mesmos, para que seus cabelos voltem gradualmente à saúde natural.
- Leia como fazer o seu cronograma capilar com as etapas de Hidratação, Umectação e Reconstrução.
A porosidade capilar também influencia MUITO na retenção e manutenção das colorações, conforme explico nesse vídeo rápido abaixo:
Como prevenir a alta porosidade e manter os fios saudáveis
Não é por que tantas coisas acima causam porosidade nos fios que a gente nunca mais pode fazê-las, não é mesmo? A palavra chave aqui é prevenção.
Vai fazer uma química? Faça um tratamento ANTES e DEPOIS do procedimento.
Vai pegar um Sol? Passe um protetor solar para cabelos.
Vai fazer escova, passar secador ou chapinha? Protetor térmico na cachola!
Lavou o cabelo com água quente? Finalize enxaguando com água fria para selar as cutículas dos fios e, claro, não use água quente demais (adorooo! Mas sei que faz mal). O mesmo princípio vale para quando usar secador: finalize com um jato frio para selar. Isso também ajuda a diminuir um pouco os danos causados.
Por último, mas não menos importante, mantenha sempre o seu cronograma capilar em dia, que assim seus cabelos vão se manter sempre saudáveis e você não precisará ficar correndo atrás de prejuízos que poderiam ter sido evitados.
Agora uma dica extra para você que me leu até aqui: uma receitinha de acidificação caseira com vinagre de maçã que, com certeza, te ajudará muitoooo nessas horas e que você pode e deve fazer de tempos em tempos a fim de uma manutenção:
Até mais e não deixe de também acompanhar nas redes sociais para receber mais dicas inéditas.
Deixe seu comentário ou dúvida: