Como cuidar dos cabelos no verão: Dicas para manter os fios saudáveis

Chegou o verão, aquela época gostosa de muito Sol, praia, mar e curtição, não é mesmo? Pois se o seu cabelo tivesse pensamento próprio, ele responderia: “só se for pra você, pra mim é um sofrimento!”. Cabelo queimado de Sol, desbotado, ressecado, quebradiço, um horror!“.

Então, depois de ouvir essa reclamação mais do que justa, vamos ver como manter o cabelo saudável e bem cuidado durante o verão inteirinho.

Como cuidar do cabelo no verão?

Como no verão nossos cabelos sofrem bastante devido a tantos fatores externos (cloro, calor, areia, etc), precisamos ver cada um deles com atenção, pois só assim conseguiremos passar o verão com o melhor cabelo possível.

Bora para as dicas:

Protetor solar sempre

Mas a proteção solar aqui é a própria para cabelo, tá? Não é a de pele não, sua louca! Parece óbvio, mas não é, rsrs. Muita gente ainda pensa que apenas a pele é que precisa de proteção UV, porém, estão redondamente enganadas.

Os raios ultravioletas do Sol alteram a fibra capilar, desbotando a cor e tirando o brilho, além de ressecar e fragilizar os fios. Viu só quanto estrago?

Então, invista em um bom finalizador ou leave-in (nem preciso dizer que é sem enxágue, né?) com proteção solar. Eles criam uma película protetora nos fios que protegem dos raios UV.

Hidratação é salvação

Como nosso cabelo tende a ressecar no verão, a melhor coisa é mantê-lo sempre hidratado.

Faça hidratações nele pelo menos 1 vez por semana (recomendo até duas vezes ou mais, se seu cabelo ressecar com mais facilidade).

Ela devolve a umidade e nutrientes perdidos, mantendo-os mais saudáveis. Inclusive, a hidratação é a única etapa do cronograma capilar que você pode fazer várias vezes na semana que não pesa o fio. Além de ser a que nosso cabelo mais precisa normalmente, então, no verão é ainda mais importante.

Ducha antes e depois do mar ou piscina

Tanto a água do mar quanto a da piscina prejudicam nossos fios, de um lado devido ao sal e areia, do outro devido ao cloro.

O normal é pensarmos em tomarmos uma ducha sempre após o banho de mar ou piscina, não é? Para assim retirar os resíduos de sal, areia e cloro. Porém, vale apena tomar essa ducha antes também.

Como assim, Lu?

Ao molharmos nosso cabelo antes, os fios acabam por absorver um pouco da água limpa, evitando que ele absorva muito da água salgada ou clorada, entende? Só não vale molhar os cabelos, esperar secar e ir pro banho de mar, já que assim não adianta, rsrs. Tem que ir com ele molhado!

Evite água quente no banho

Falando em água, sabemos que água quente pode ser muito prejudicial para as fibras do cabelo. Mas… ainda bem que é verão e podemos tomar banho frio, né? Então aproveite e evite a água quente sempre que puder!

Evite usar secador, escova ou chapinha

E por falar em calor, claro que o ideal é evitar todos esses utensílios que esquentam a fibra do cabelo. Afinal, seus cabelos já estão sofrendo com o Sol, calor e tudo o mais no verão, então não faz sentido jogarmos mais calor ainda, ressecando e enfraquecendo ainda mais os fios.

Porém, se você realmente precisa ou não consegue ficar sem eles, é obrigatório que você use um protetor térmico antes.

Assim como o protetor solar capilar, ele também pode ser encontrado em leave-ins, finalizadores etc. Tem inclusive produtos que possuem as duas proteções juntas!

Reconstrução de massa capilar

Já falamos do quão importante é a hidratação. Agora vamos falar de outra etapa do cronograma capilar, a reconstrução.

Essa é a etapa de menor frequência no cronograma capilar, sendo (tal como já dito anteriormente) a hidratação aquela que a gente faz mais vezes, a umectação um pouco menos, e a reconstrução a que fazemos menos vezes de todas, pois envolve a reposição da massa capilar com queratina.

Mas como no verão nosso cabelo acaba perdendo bastante dessa massa, ficando mais fino e enfraquecido, vale a pena fazer reconstrução uma vez ao mês ou a cada 20 dias, para manter a força e a maleabilidade dos fios.

É isso! tenho certeza que, tomando esses cuidados, seu cabelo vai passar o verão saudável e bem cuidado!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Óleo de Coco no cabelo: 5 formas de usar esse poderoso ativo
Como cuidar dos cabelos no verão: Dicas para manter os fios saudáveis