Se você chegou até aqui, é porque faz parte da parcela de pessoas que desistiu de esconder e resolveu assumir de vez a cor natural dos cabelos, mesmo eles sendo brancos ou grisalhos. Afinal, você já deve ter percebido o quão charmoso e elegante o cabelo branco ou grisalho pode ser se estiver bem cuidado, não é?
Note que, acima, eu disse a expressão “se estiver bem cuidado”, pois é comum vermos pessoas que, devido à falta de conhecimento em cuidar dos cabelos, possuem seus fios com a aparência amarelada e ressecada. O que acaba motivando muita gente a pintar para escondê-los.
Antes de vermos como cuidar do cabelo branco ou grisalho da forma correta, para que, mesmo tendo essa cor, ele tenha sempre brilho e maciez, é importante entendermos um pouco sobre o surgimento deles:
Por que o cabelo fica branco?
O cabelo fica branco quando a gente envelhece, pois com o tempo, os fios vão perdendo a melanina.
Lembra da melanina que dá cor à pele? É essa mesma! Ela também está presente nos cabelos. Então, quando aqueles folículos capilares (lugares de onde nascem os fios) param de produzir a melanina, os fios nascem brancos, ou seja, sem pigmentação.
Ah, também pode acontecer de o cabelo começar a branquear devido a outros motivos, como herança genética, falta de nutrientes da alimentação e, principalmente, o estresse. Já viu aquela pessoa que, depois de passar por um momento super difícil na vida, aparece já com alguns fios brancos? Isso é super real!
Por que os cabelos brancos são mais ressecados e rebeldes?
Essa é a parte ruim dos cabelos brancos, pois eles sempre tendem a ser mais ressecados, rígidos, porosos e rebeldes do que os cabelos de antes. Mas por que isso acontece afinal?
Como dito anteriormente, o fio branco perdeu a melanina. O que acontece é que, além de ser responsável pela pigmentação, a melanina também cuida das proteínas que compõe a fibra capilar, dando mais brilho e maleabilidade.
Por isso que, quando a melanina acaba, o cabelo perde a “proteção” que a mesma dava aos fios, entende?
Qual a diferença entre o cabelo branco e grisalho?
Pode parecer uma coisa óbvia pra muita gente, mas se você não sabe ainda, é simples: a diferença entre o cabelo branco e o grisalho é que o branco já perdeu toda a pigmentação, enquanto o cabelo grisalho está no “processo de perda”. Ou seja, está mudando da cor anterior para o branco. Aí quando olhamos os fios grisalhos, dá a impressão que eles são da cor cinza.
É isso 🙂
Sem mais delongas, bora então aprender como cuidar corretamente dos cabelos brancos ou grisalhos:
Como cuidar do cabelo branco ou grisalho corretamente
A seguir, você vai ver algumas dicas que vão te ajudar, e muito, a recuperar toda a saúde, brilho e maciez dos seus fios. Isso se eles não ficarem melhores ainda do que eram antes de embranquecerem! Show demais, né?
Não adianta arrancar o fio branco, rsrs
A primeira coisa a se saber é que não adianta nada arrancar os fios brancos quando eles começam a aparecer. Sabe por quê? Porque o folículo capilar que produz esse fio já não leva mais melanina. Então, o que vai acontecer é ele nascer de novo, rsrs.
Isso se não machucar o couro cabeludo e causar alguma inflamação. Dito isso, o melhor mesmo é deixá-lo quietinho e cuidar bem dele.
Hidratação, Umectação, Reconstrução – ou seja, o Cronograma Capilar completo
Como o cabelo branco ou grisalho é realmente mais ressecado e poroso, ele precisa de cuidados redobrados.
A primeira coisa que pensamos em fazer aqui é hidratar bastante, correto? Sim, e não, rsrs. Explico: a hidratação é sim super importante nesse caso. Porém, se não fizermos os processos de umectação (nutrição) e reconstrução também, pode acontecer aquele famoso problema do “hidrata, hidrata, mas o cabelo continua ressecado”. Inclusive, tem um post no blog só sobre isso: o cabelo ressecado mesmo hidratando.
É por isso que você precisa sim ter um cronograma capilar completo, que englobe essas 3 etapas, sendo elas:
- Hidratação, para recuperar a água e umidade dos fios, já que o cabelo branco perde mais água que o normal;
- Umectação, que vai trazer de volta os lipídios (gordura e óleos) e nutrientes, dando bem mais brilho e maciez, além de alinhar os fios e diminuir o frizz;
- Reconstrução, que recupera a queratina (principal proteína da fibra capilar) e demais proteínas, dando mais força e corpo aos fios.
Se quiser saber mais a fundo sobre isso, veja como montar um cronograma capilar.
Shampoos corretores, matizadores ou os famosos shampoos roxos
Como já sabemos, os fios brancos vão amarelando com o tempo, dando aquele aspecto ruim. É por isso que existem produtos corretores de cor, no caso shampoos, condicionadores, matizadores e afins. Sempre de cor roxa (ou acinzentado em alguns casos).
Se você teve o cabelo loiro antes dos brancos, já deve conhecer o processo, pois esse tipo de cuidado com a cor é algo que as loiras devem ter desde sempre, já que o tom do cabelo loiro pode amarelar da mesma forma.
Por que usar corretores de cor roxa para tirar o amarelado dos fios?
Porque o roxo é o oposto do amarelo. Então, uma cor neutraliza a outra, entende? Outra vantagem desses corretores é que eles ajudam a tratar e a dar brilho também.
Mas Lu, se eu usar esses corretores, meu cabelo não vai ficar roxo igual das senhorinhas que vejo por aí?
Pois é, rsrs, O cabelo delas ficou roxo por causa desses produtos sim, mas isso aconteceu por um único motivo: deixaram o produto agindo tempo demais no cabelo, aí acaba tingindo.
Se você usar certinho como diz no rótulo, você não vai ter esse problema, rsrs.
Outro ponto de atenção é não usar demais. Ou seja, use apenas uma vez por semana, ok?
Use sempre proteção solar no cabelo antes de sair no Sol
Você sabia que o Sol “ajuda” a amarelar o cabelo muito mais e bem mais rápido? Pois é, rsrs. É por isso que, para manter os fios brancos e grisalhos bonitos, é imprescindível usar protetor solar antes de sair no Sol.
E não é protetor solar de pele não, viu? É protetor solar de cabelo mesmo! O de pele é só para a sua pele mesmo, claro.
Você encontra essa proteção em vários produtos nas lojas de cosméticos, mas os mais confiáveis são os leave-ins e demais cremes sem enxágue. Olhe sempre no rótulo se ele tem a proteção solar.
Evite o calor de secadores, escovas e chapinhas
Os utensílios de calor, como secadores, escovas, chapinhas etc também devem ser evitados. Não que seja proibido usá-los, mas é bom usar pouco.
O calor desses equipamentos já agride qualquer cabelo naturalmente, ressecando e aumentando a porosidade. Então, imagina o que ele pode fazer num cabelo branco, né?
Se tiver mesmo que usar algum deles, não se esqueça de usar um protetor térmico antes (não confunda com o protetor solar que falamos anteriormente).
Da mesma forma que a proteção solar, a proteção térmica você encontra em vários tipos de produtos, sendo, mais uma vez, melhor os cremes sem enxágue. É possível até você encontrar as duas proteções no mesmo produto, o que já te dá bem mais praticidade!
E essas foram as melhores dicas para que seu cabelo branco ou grisalho se mantenha sempre bonito, macio, charmoso e elegante. Espero que tenha curtido e, se quiser ver mais conteúdos legais além do blog, me segue nas redes – Instagram – Facebook – Youtube.
Angela
maio 24, 2021Pode me dar nomes de produtos para meus cabelos secos cacheados, grisalhos e de tamanho medio
Obrigada!
Luiza Costa
maio 26, 2021Oi! Já existem várias resenhas de produtos por aqui e lá no canal. É bom dar uma olhada com calma e adaptar a tudo que você espera de um produto (eu passo ponto por ponto, visto que cada uma prefere uma coisa): youtube.com/luizacostacachuda
Já quanto a produtos para cabelos grisalhos ficarei devendo, mas a sugestão já está anotada para um conteúdo futuro. Obrigada!