Não que nunca tenha acontecido isso com alguém do cabelo liso, porém, se você tem o cabelo cacheado ou crespo, deve ter percebido com mais intensidade ainda que, apenas hidratar os fios não garante que eles fiquem com o aspecto de hidratados, por assim dizer.
E ok que às vezes a máscara de hidratação que você comprou não foi tão potente assim. Porém, muitas vezes, os problemas são outros e que não possuem relação com seu creme hidratante, que pode ser muito bom sim!!
Vamos às duas causas mais comuns?
Cabelo poroso tende a precisar de cuidados que vão além de apenas hidratar
Cabelos porosos tendem a soltar todos os nutrientes de forma tão rápida e potente quanto absorver. Em outras palavras, essa porosidade faz com que tudo que entra, também saia com facilidade em seu cabelo. Isso significa que não apenas hidratações, como outros tipos de tratamentos podem acabar não tendo o efeito esperado justamente por terem saído pelo ralo.
E o que posso fazer para recuperar um cabelo poroso?
Você pode fazer uma receita caseira de acidificação capilar com vinagre de maçã, que eu particularmente acho ótima inclusive para quando o cabelo não está poroso, mas está precisando de mais brilho e de dar aquela selada nos fios, sabe?
No vídeo abaixo eu dou uma receita com o vinagre de maçã para ambos os casos. Ou seja, uma para cabelos que estão porosos e outra para cabelos que não estão:
Agora vamos ao segundo – e talvez maior – motivo para seu cabelo estar sempre ressecado, mesmo hidratando:
Falta de Cronograma Capilar pode deixar os fios com a aparência mais ressecada
Em suma, essa agenda capilar se trata de, nada mais, nada menos, do que não apenas hidratar, como também umectar e reconstruir seus fios. Todos esses tratamentos em uma pausa de tempo adequada entre cada um deles, visto que excesso de tratamentos capilares também podem dar efeito rebote.
Não sabe como fazer seu cronograma capilar, nem de quanto em quanto tempo fazer cada etapa do cronograma? Assista ao vídeo abaixo com um guia completo para iniciantes e que te ajudará para o resto da vida!
Receita caseira de urgência para cabelos que não perdem o aspecto ressecado
Inclusive, se fosse sugerir algo de emergência para os seus fios no dia de hoje, eu diria para primeiro fazer a acidificação capilar caseira citada acima. Depois, se perguntar se você tem passado principalmente algum óleo 100% vegetal nos seus fios na hora de fazer sua umectação capilar.
Se você responder que nunca usou nenhum óleo 100% vegetal, que nem sabe o que é umectação (veja aqui um conteúdo específico sobre isso e sobre os tipos de umectações), ou que até sabe, mas que se esquece de usar seu óleo favorito, eu recomendo que você passe dois dias após ter feito sua acidificação capilar, uma mistura meio a meio de óleo de coco + azeite de oliva extra virgem.
Passe mecha por mecha no seu cabelo. Porém, apenas uma fina película para não pesar ou ficar muito difícil de retirar depois.
Coloque seu cabelo besuntado com essa misturinha em uma touca de cetim e durma com ela. Caprichando inclusive na parte das pontas, caso estejam muito ressecadas também.
No outro dia, lave como o de costume e me diga se seu cabelo não ficou com um aspecto muito mais bonito e saudável.
Ah, no meu cabelo, apenas de passar uma fina película de óleo me faz não ter grandes necessidades de retirar o excesso que acaba saindo naturalmente na lavagem mesmo. Porém, se acontecer de você achar que ainda ficou óleo no seu cabelo, recomendo que veja esse post sobre como retirar o óleo dos fios, ou passe menos ainda da próxima.
Ver essa foto no Instagram
E é isso, espero ter ajudado! Para mais conteúdos inéditos, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: