Se você usa produtos como máscaras e cremes de tratamento para os seus cabelos, já deve ter visto no rótulo de algum deles as palavras Hair Food, não é mesmo? Mas o que seria isso afinal, qual é o significado dessa expressão e o que ela quer dizer em relação ao produto em que se encontra?
O que é Hair Food?
Hair Food, traduzindo do inglês, significa “comida de cabelo”, ou “comida para o cabelo”, como se fosse um produto com propriedades que “alimentam” nossos fios.
Para entender melhor, saiba que nosso fio de cabelo precisa de basicamente 3 coisas para ser saudável: água, lipídios (gorduras e nutrientes) e proteínas (queratinas e aminoácidos). É por isso que existe o tal do cronograma capilar, que é aquela agendinha em que fazemos os tratamentos de hidratação – para repor a água, nutrição ou umectação – para repor os lipídios, e reconstrução – para repor as proteínas.
Como a maioria das pessoas não têm o hábito de fazer o cronograma capilar, principalmente por não conhecerem o termo ou não terem interesse em se aprofundar nesses assuntos, é normal elas acharem que, sempre que o cabelo está “feio”, é porque falta hidratar.
Por isso que é tão comum aqueles casos em que as pessoas hidratam, hidratam, mas mesmo assim o cabelo parece ressecado, sabe?
Isso acontece porque o cabelo não precisa só de água (hidratação), mas também dos outros tratamentos. E é aí que os produtos Hair Food entram: para saciar a necessidade dos cabelos pelos lipídios e proteínas.
Dá pra dizer então que esses produtos seriam quase como fazer nutrição e reconstrução ao mesmo tempo, entende?
- Veja também o que é Hidronutrição e como fazer.
Parece incrível, né? Mas antes de se empolgar, é preciso que você se atente a alguns detalhes que vou te mostrar a seguir:
Cuidados que você deve ter com os produtos de Hair Food
Muitas das cacheadas e crespas são adeptas das técnicas de Low Poo e No Poo, visando ter a melhor saúde possível para seus fios.
Essas técnicas basicamente significam não utilizar determinados componentes no cabelo, como sulfatos, petrolatos (derivados do petróleo), parabenos e silicones. Se quiser saber o motivo de se evitar esses componentes, mesmo que à primeira vista pareçam bons para o fio, leia como funcionam as técnicas Low poo e No Poo.
E é por isso que, caso você seja uma adepta a essas técnicas, você deve prestar bastante atenção aos rótulos, pois a maioria dos produtos de Hair Food contém esses componentes “proibidos”. Claro que existem também os famosos “liberadões”, que não contém esses itens. Então já sabe, se atente sempre ao rótulo.
É isso, cachudas e lisudas do coração. Espero que esse conteúdo tenha sido útil e, para mais dicas inéditas, me segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: