Esses dias estava vendo um programa de TV, que até filmei em primeira mão lá nos stories, em que falava sobre a Síndrome do Cabelo Impenteável, uma condição genética raríssima que faz com que seu cabelo não seja nem liso, nem crespo, nem ondulado, nem cacheado, mas sim um fio muito mais difícil de pentear e que parece estar constantemente “em pé” e com bastante volume.

Mas afinal de contas:

Será que não tem mesmo como cuidar do Cabelo Impenteável?

Como essa condição acomete pouquíssimas crianças ao redor do mundo (há quem diga que tende a amenizar com o passar dos anos) e, geralmente, são crianças loiras que moram no exterior, posso dizer que nunca conheci uma de perto.

Então, se você morar no Brasil, principalmente em Curitiba ou em Brasília, já me manda um oi lá no Instagram, tá?

Porém, também posso dizer que, se você sofre com esse problema ou conhece alguém que sofra, não quer dizer que ele seja tãoooo difícil assim de lidar como pintam. Eu pessoalmente acredito que, ainda que possa ser bem difícil sim, e como tem pouca gente que sofre com o problema e está realmente a fim de testar e compartilhar dicas que deram certo, você acaba tendo menos ideias ainda do que fazer, concorda comigo?

Digo até por mim que já sofri anos para aprender a cuidar do meu cabelo cacheado, quem dirá de um cabelo impenteável que parece ser muito mais difícil!

Então, se nem todo mundo tem interesse em REALMENTE aprender como cuidar do cabelo (tal como eu não tinha, até porque envolve muitas horas de estudo), você pode potencializar mais ainda a dificuldade em só tentar coisas superficiais, claro.

Então, que tal usar minhas sugestões, que obviamente não são garantidas, visto que nunca vi um cabelo assim, PORÉM, que a partir das características dadas na reportagem + o que estudei + o que ouvi das mães dizendo + meu amor por cabelo, posso tentar ajudar e você não terá nada a perder?

Nem sempre os pais sabem cuidar dos cabelos dos filhos cacheados, crespos ou impenteáveis!

Desde que criei o canal no youtube sobre cabelos, principalmente depois que postei um vídeo sobre como desembaraçar um cabelo cacheado, apareceram vários pais que visivelmente ainda estavam aprendendo a cuidar do cabelo do filho, seja porque o deles próprios era liso, ou só porque ainda não havia nascido o interesse mais aprofundado pelos cuidados capilares mesmo. E claro, nem todos têm tempo para isso (mas agora espero que tenha, caso seja algo realmente importante para a família).

Enfim, TUDO dá para melhorar, ou ao menos “despiorar”, desde que a gente realmente queira tentar e não só ficar falando “que não tem jeito”.

Vamos à listinha que com certeza te ajudará na reflexão:

Não se trata “apenas” de “comprar um produto milagroso”

Nessa reportagem mesmo eu vi uma mãe falando que só passou um óleo e que aí melhorou, bem como outro pai falando que o filho usa gel para penteados e que, enfim, essas foram basicamente as melhores dicas que eles tomaram conhecimento.

São boas dicas? São sim!

Porém, é importante entender que, principalmente quando o cabelo embaraça muito, é muito ressecado, tem muito frizz, muita porosidade, ou até mesmo todos esses problemas juntos, não se trata apenas de produtos, mas sim de um sistema de cuidados capilares. Mais precisamente falando: se trata de ter um bom cronograma capilar em dia e que garantirá ao cabelo o máximo de nutrientes possível.

Respeitando essa agenda, o cabelo ficará, nem que seja um pouco, mais tratado. E cada pouco já é uma vitória para esse tipo de cabelo.

Daí sim, em cada etapa do cronograma capilar você compra produtos de qualidade que, inclusive, não se trata necessariamente de produtos caríssimos, mas muitas vezes até mesmo caseiros, porém, que se adaptarão melhor ao cabelo.

Aqui tem um vídeo sobre cronograma capilar para iniciantes que com certeza poderá te ajudar:

Aposte em receitas caseiras

Na hora de hidratar o cabelo, que tal colocar um pouco de leite de vaca gelado o mais natural possível em sua máscara (apenas na parte que você usará para fazer a hidratação)? Misture tudo que for usar no dia em um potinho separado. Depois, é só levar a misturinha para o banho e usar como de costume.

Eu só compro os leites de saquinho aqui em casa, visto que não tenho a vaca (se tiver, aproveite!). Só os de embalagem de caixa cheios de conservantes que não recomendo, por não trazerem um resultado legal para o que queremos, que é amaciar e disciplinar mais os fios. E para quem gosta de tirar volume, é perfeito também.

Esse é inclusive um dos truques que dei no vídeo sobre como diminuir o volume do cabelo e/ou da raiz. Você pode assistir abaixo, porém, como quem sofre com a síndrome do cabelo impenteável costuma ter muito mais dor na hora de pentear, adapte as dicas à sua realidade, tá?

Tenha sempre um óleo de coco 100% vegetal em casa

Fora ajudar e muito na hora da umectação capilar que ensinei no vídeo sobre cronograma capilar, você pode passá-lo ao longo de todo os fios e não precisa ter pressa de lavar. Assim, ele vai hidratando e nutrindo por mais tempo.

Só tem que ser o 100% vegetal mesmo, tá?

Eu, por exemplo, chego a ficar dois dias com óleo de coco no cabelo e amo!

Claro que deixa o cabelo mais oleoso e com a aparência de “ensebado” (uso sempre coques nessas horas!), Porém, fora ser uma oleosidade boa, principalmente para os cabelos mais ressecados, com o passar das horas, o fio vai absorvendo.

Sempre ficará um pouco até que você retire na lavagem, mas não precisa ter pressa para lavar, porque esse produto natural possibilita isso, entende?

Sem contar que a umectação em dia ajuda a manter o alinhamento dos fios, coisa que quem sofre com essa síndrome também carece bastante.

Precisa mesmo passar shampoo em todas as lavagens?

Eu, por exemplo, gosto de, algumas vezes ao mês, lavar meus fios apenas com produtos para Co-Wash. Ou seja, que limpam, porém, não ressecam os fios.

Não uso só isso, pois como não pratico a técnica No Poo que exige muitos cuidados (e nem gosto muito por motivos que ficam para outro dia), acho importante usar shampoo às vezes.

Porém, considere intercalar às vezes usar um Co-Wash ao invés de um Shampoo tradicional, bem como mais outras duas dicas:

1. Opte por shampoos hidratantes que tendem a ressecar um pouco menos.

2. Vez ou outra, tente também colocar um pouco de água no shampoo. Dica essa que aprendi com uma profissional que cuidava dos meus fios na adolescência e que expliquei maiores benefícios no vídeo abaixo, caso queira assistir:

Ah,

E o creme de pentear, você usa?

Como pais e mães de crianças que têm filhos com a síndrome de cabelo impenteável muitas vezes têm o cabelo liso, nem sempre sabem da existência do creme de pentear, que nada mais é que um produto sem enxágue que passamos após a lavagem dos cabelos e que garante basicamente mais emoliência, nutrientes, definição e hidratação aos fios. E como se trata de um produto sem enxágue, acaba dando uma amenizada extra no aspecto ressecado e desalinhado.

não passe na raiz, tá? Pode dar coceira e caspa!!

Sem contar que um bom creme de pentear (ou algum outro finalizador sem enxágue) ajudará não só a desembaraçar com cada vez mais facilidade os fios, como também a alinhá-los cada vez mais. Depois disso, é só ir testando algumas marcas, até ver a que seu cabelo se adaptou melhor, visto que, tal como todos os produtos de cabelo e independente do tipo de fio, sempre existem uns que gostamos mais e outros menos.

É realmente importante ter essa paciência de ir testando e não desistir, até encontrar seus produtos queridinhos.

Ah, e sobre desembaraçar….

Desembarace apenas durante o banho e com bastante creme emoliente

Ou seja, aquele creme que ajuda no desembaraço, sabe? Aqui no Brasil falamos “que derretem” ou que “desmaiam” os cabelos.

Aqui no Brasil eu gosto muito do “Casulão”, que é barato e ótimo para desembaraçar! Mas você pode ver mais indicações lá no canal e também no vídeo abaixo em que dei vários truques para desembaraçar cabelos crespos e cacheados e que, pela lógica, te ajudarão com o fio impenteável também:

Se, mesmo assim, um dia você não quiser ou não puder desembaraçar o cabelo durante o banho, teste essa revitalização do vídeo abaixo:

Tente fazer seu filho(a) cuidar e pentear o próprio cabelo desde cedo

Não sei você, mas quando eu era criança, sempre que minha mãe tentava desembaraçar meu cabelo, doía horrores! E olha que ela também tinha o cabelo cacheado! Imagine um cabelo impenteável? Aí que deve doer mais ainda!

Sendo assim, sei que existe uma idade mínima para a criança já ir pegando essa noção, mas assim que der, tente já ensinar desde cedo que ela mesma pode cuidar do próprio cabelo, pois isso fará com que ela sinta menos dor ao estar no controle.

Por agora, seu papel é estudar a lógica das dicas dadas acima e, no seu tempo e no tempo da criança, ir repassando os aprendizados e descobertas.

A escova também faz diferença na hora de desembaraçar o cabelo

Tente também usar as melhores escovas para desembaraço (geralmente sem bolinhas nas pontas e com cerdas mais largas e espaçadas entre si), visto que isso também ajuda muito a aliviar a dor.

Eu gosto dessa do post sobre a minha escova favorita, mas você pode ir pegando a lógica para descobrir a sua favorita.

Acho que terminamos por aqui! Alguma dúvida?

No mais, agora é só ter paciência para estudar ponto por ponto de todo o conteúdo que foi dado, mais os outros que são constantemente atualizados aqui pelo blog/redes sociais e criar suas próprias experiências a partir deles.

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.