Seu cabelo está com quebra e você não sabe bem o motivo? Ou até desconfia de um vilão ou outro dos cabelos quebradiços, mas não sabe sobre todos e, consequentemente, como evitá-los?

No conteúdo de hoje eu te ensinarei algumas dicas que até parecem meio óbvias, outras nem tanto. Porém, temos que começar do começo, não só porque muita gente erra justamente no simples e sem perceber, como também porque se você estivesse fazendo tudo certinho, não estaria por aqui tentando evitar que seu cabelo quebre mais ainda, concorda?

Então bora lá:

1. Como você penteia seu cabelo?

No dia em que vi uma cabelereira conceituada penteando meu cabelo da raiz até as pontas, ao invés de começar pelas pontas e depois ir subindo até a raiz, eu percebi que realmente a coisa é mais grave do que parece.

Ou seja, se até profissionais renomados erram nisso (ao menos erraram comigo), quem dirá a pessoa que não é nenhuma profissional de cabelo e só entende de outra área, né? Tipo sei lá, talvez você que esteja me lendo agora.

Não importa se seu cabelo é cacheado, crespo, ondulado ou liso: comece sempre penteando pelas pontas, subindo aos poucos e com cuidado, até chegar na raiz.

Do contrário, fica bem mais difícil desembaraçar e você já deve até ter percebido que seu cabelo quebra e arrebenta muito mais, dando até para ouvir os estalos, né?

A escova ou o pente certo também ajudam muito a não quebrar os fios

Às vezes mudamos nossos queridinhos com o passar do tempo, mas no caso da minha escova de cabelo favorita, continua sendo essa aqui ó:

escova flexível

O motivo? Ela tem muitos adjetivos que ajudam meus cachos a quebrarem bem menos. Porém, já aviso que minha mãe, que mais usa o cabelo alisado do que com os cachos, ama muito também. Ou seja, se você for lisa, pode ser que goste.

Os motivos de eu amar tanto essa escova e de ela quebrar bem menos os cabelos são esses:

1. Ela é maleável e flexível, o que ajuda muito a deslizar melhor nos fios.

  • Existem algumas escovas no mercado que se parecem muito com essa quando olhamos de longe, porém, são duras como uma escova tradicional. Na dúvida, confira se ela tem flexibilidade, ok?

2. Ela não possui aquelas bolinhas nas pontas. Isso significa que as chances dessas pontas ficarem agarradas no cabelo diminuem drasticamente, visto que elas não existem!

Ok, tem gente que fala que essas bolinhas nas pontinhas das cerdas das escovas são boas para massagear, mas eu sinceramente acho que mais atrapalha do que ajuda, e eu prefiro massagear com os dedos, com esfoliante caseiro, mais outros “massageadores” com menos risco de quebra mesmo.

Se você preferir ou gostar mais de outra escova para quebrar menos seu cabelo, ou até mesmo preferir algum pente, escreva abaixo nos comentários, pois quero conhecer novas opções também!

2. Você dorme com o cabelo molhado?

A gente sabe que cabelos molhados tendem a ser muito mais sensíveis, coisa que claro, ajuda muito na quebra capilar. Ainda mais se você dorme com ele molhado e, fora fazer aquela estufa nos fios durante a noite, fica esfregando os cabelos já sensibilizados no travesseiro ao se remexer um monte, né?

Enfim, durma sempre com os cabelos secos.

3. E pentear os cabelos ainda molhados, coisa que as cacheadas amam fazer?

Ainda que o cabelo molhado fique mais sensível por si só, na hora de pentear, sabemos que nós cacheadas preferimos pentear nossos cachos molhados, visto que se pentearmos no seco, perdemos totalmente a definição. Sem contar o monte de frizz que gera e nem todas gostam.

Para diminuir ao máximo as chances de quebra, nessa hora é sempre bom passar um creme de pentear bem emoliente, daqueles que “desmaiam os fios”. E mais uma vez, comece sempre desembaraçando das pontas, até a raiz.

Não sabe ainda todos os passos para facilitar desembaraçar um cabelo crespo ou cacheado? Quebrando o mínimo possível? Dá o play no vídeo abaixo:

4. Toucas e fronhas de cetim são vida!

E não é só porque eles ajudam os cachos a não desmontarem, não tá? Elas são ótimas inclusive para quem tem cabelo liso, pois ajudam a diminuir o frizz no cabelo, bem como a fazer a hidratação durar mais tempo nos fios (sabia que outros tipos de tecido podem puxar a hidratação dos seus fios e até mesmo da sua pele?).

Tudo isso resulta em cabelos mais fortes e com menos quebra, a começar pelo fato de eles estarem mais paradinhos dentro da touca também. Sem contar o “deslizar” no cetim que é melhor e mais suave, reduzindo muito o atrito dos fios.

5. Químicas no cabelo e falta de cronograma capilar em dia

Você é daquelas que, fora fazer química no cabelo, ainda por cima não sabe nem o que é um cronograma capilar? Ou até sabe, mas não se lembra nem da última vez que fez, se é que já fez alguma vez na vida?

Pois saiba que um cabelo com química já tende a quebrar bem mais justamente pelo fato da química mexer na estrutura do fio, o que enfraquece e estimula a quebra.

Daí, fora fazer a química, você não faz o cronograma capilar, que é o grande pulo do gato para manter os cabelos na forma mais saudável e forte possível, é pedir para os fios arrebentarem, né? Sem contar o risco maior ainda do cabelo ficar elástico e rolar um corte químico.

  • Corte químico: quando o cabelo fica tão fraco que não aguenta a química e se quebra todo.

Fora o básico de sempre tentar dar o maior descanso possível das químicas, bem como sempre ver se uma química que você faz é compatível com outra (para quem faz mais de um tipo), é de lei manter o cronograma capilar sempre em dia tanto antes, quanto depois dos procedimentos.

Então, se quem tem o cabelo saudável ou até mesmo virgem deve ter um cronograma capilar, quem dirá quem tem um cabelo quimicado e, por isso, muito mais suscetível à quebra.

Agora gostaria de deixar dois extras para você que me leu até aqui:

Um cronograma capilar completinho e mega fácil para iniciantes terem os fios mais fortes

E também uma acidificação capilar caseira

Que super ajuda contra cabelos porosos e pós-química, mas que os cabelos saudáveis também devem fazer de tempos em tempos:

Ficou mais alguma dúvida? Deixe nos comentários. Para mais conteúdos e dicas inéditas, não deixe de também acompanhar no Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.