É aquela coisa, tá super tarde, tá calor, corpo e cabeça suados… vai dormir suja?

Claro que não! Bora tomar aquele banho com direito a lavagem do cabelo e tudo o mais! Depois a gente vê o que faz. Se tiver muito tarde ou der muita preguiça, bora dormir com o cabelo molhado mesmo. Afinal de contas, é só hoje, né? Sem contar que já estou bem limpinha e cheirosa, tudo que me importa nessa vida. Delícia!

Mas afinal de contas…

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Faz mal sim, e pode fazer muito mais mal do que você imagina!

Não é que o problema seja (apenas) o cabelo molhar o travesseiro e você pegar uma “friagem”, acordar tossindo, etc e tals. O buraco é bem mais embaixo.

Como nosso couro cabeludo é quentinho, quando deitamos com o cabelo molhado no travesseiro, criamos quase como uma estufa na cabeça. Lugar perfeito para que os fungos se desenvolvam e façam a festa.

Ah, e também os fios ficam mais inchados e sensíveis. Mas calma, vamos ver direitinho os principais problemas que dormir com o cabelo molhado pode causar:

Problemas que podem surgir ao dormir com o cabelo molhado

O principal deles é a proliferação de fungos que podem causar caspa, descamação do couro cabeludo e até mesmo queda de cabelo!

Outra coisa, quando o cabelo está molhado, o fio fica inchado e sensível, ficando muito mais fácil de quebrar. E como quando estamos dormindo o cabelo fica fazendo atrito com a fronha do travesseiro e até entre os fios mesmo, a chance de quebra fica maior ainda.

Por fim, esse hábito também estimula o couro cabeludo a produzir mais oleosidade, o que contribui para o entupimento dos folículos capilares (lugares onde nascem os fios), comprometendo o crescimento e a força dos cabelos. Ah, e isso também pode gerar caspa!

É tarde, preciso dormir e estou de cabelo molhado. O que fazer agora?

É claro que existem situações em que realmente estaremos com o cabelo molhado bem na hora de dormir.

Por isso, bora ver algumas dicas que darão aquela aliviada em todos aqueles problemas ditos acima, para que consigamos dormir com a consciência mais tranquila e os cabelos mais saudáveis durante a noite:

Secar o cabelo com secador ou difusor

A gente sabe que o calor dos aparelhos como secador, chapinha etc sempre fazem mal aos cabelos por basicamente abrirem as cutículas e estimularem o ressecamento.

Porém, nesse caso podemos abrir uma exceção, mas tomando alguns cuidados:

  1. Retire o excesso de água com uma toalha. Seria melhor ainda se você pudesse usar uma de microfibra ou tecido de algodão, que evitam o atrito em excesso dos fios na hora de enxugar.
  2. Antes de passar o secador ou difusor, passe um protetor térmico no cabelo. Assim você protege ele dos danos do calor. Só não acredite que ele fará milagres, tá? Ainda mais se você deixar o calor no talo.
  3. Falando nisso, evite usar no nível máximo de calor, nem muito perto da cabeça, a fim de evitar calor demais nos fios e no couro cabeludo.

Fronhas de cetim

Se ainda não tem, trate de comprar algumas fronhas de cetim.

O cetim ajuda muito a evitar o atrito do cabelo com o tecido, e ainda ajuda os cachos e crespos a não perderem a forma tão facilmente, caso você seja crespa ou cacheada.

Sem contar que essas fronhas fazem bem para a pele também! Mas isso fica para um outro post.

E é isso, lisudas e cachudas do coração! Se quiserem ver mais conteúdos diferentes, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Tags

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.