Principalmente as loiras (ou seriam louras?) adoram usar uma violeta genciana para, como elas dizem, tirar o amarelado e dar aquela matizada nos fios, né? Porém, a VG também é usada por quem tem cabelos brancos, grisalhos. platinados, coloridos e inclusive pretos!

Ou seja, esse produto pode tanto “matizar”, “tonalizar”, “tirar o aspecto chumbado”, “desamarelar”, como também colorir e pigmentar os seus fios (quase, mas nem sempre, a mesma coisa que pintar e tonalizar). Até porque às vezes ela só mancha o seu cabelo mesmo kkkk.

Tudo isso a depender da forma de uso e objetivo de cada uma.

Muitas mulheres de cabelos pretos também gostam da violeta por dizerem que ela dá aquele toque de brilho a mais nos fios, deixando a cor mais bonita e com aquele aspecto espelhado, sabe? Há quem diga que rola inclusive um reflexo mais azulado no cabelo preto.

Ah, também há quem queira deixar o cabelo literalmente roxo ao usar esse pigmento e, enfim, a lista de cores de cabelos e possibilidades não param por aí….

Sendo assim, seja lá qual for a sua intenção final ao usar a Violeta Genciana, será que vale mesmo a pena usar esse produto?

Já adianto que não trarei verdades absolutas sobre nada, até porque sei que muita gente usa e ama. mas apenas um bate papo que, claro, você não só pode, como deve deixar seus comentários e experiências pessoais nos comentários.

O que é a Violeta Genciana? Sabia que o uso original dela NÃO é para os cabelos?

Violeta genciana é um corante com atividade antisséptica e antimicótica. É usado em laboratórios e hospitais para os mais diversos fins e também contra algumas doenças de pele e mucosas.

Por que usar (ou não) violeta genciana nos fios

Nem todos sabem usar a dosagem certa da VG nos fios

Ao contrário de muitas receitas naturais que inclusive já resenhei (e amo!) lá no canal do Luiza Costa Cachuda, se você errar na dosagem, você pode não só não ter o resultado esperado, como pigmentar ou ressecar seu cabelo de uma forma que você não gostaria.

Sim! A violeta genciana pode ressecar – e muito – o seu cabelo!

Uma ou duas gotinhas já podem ressecar seus fios, mesmo que você faça como muita gente diz fazer ao deixá-la no sol, a fim do álcool evaporar. Até porque, sempre acaba sobrando um resíduo ou outro que resseca.
Então, mesmo que você escolha direitinho a marca, veja a composição e prepare sua hidratação durante ou após o uso, pois ainda assim é um produto que terá grandes chances de ressecar os seus fios.

E quem fala que só usa uma gotinha ou duas de violeta genciana e o cabelo não ressecou em nada?

Não que eu duvide que exista alguém no mundo que usou a violeta e não ressecou os fios. Porém, também tem muita gente que nem percebe que ressecou, pois se liga mais em estar loira, por exemplo, do que se o cabelo está saudável ou não.

Já outras sabem manter o cronograma capilar tão em dia, bem como já descobriram o jeito certo de usar a VG (um jeito que elas gostaram), que acabam não só sendo menos prejudicadas, como até mesmo amando os resultados do produto.

Sem contar aquelas que até acham que resseca mesmo, mas sabem correr atrás do prejuízo depois. Tipo quando a gente descolore os fios já sabendo que eles ficarão menos saudáveis, mas depois corremos atrás, sabe?

E qual é o jeito certo e dosagem certa de usar a Violeta Genciana, Lu?

Esse também é um outro problema, visto que se você pesquisar aí pela internet e até mesmo entre suas amigas, verá que a quantidade que deu certo para uma, pode ter dado ruim para outra.

Isso acontece por que, fora tudo que falamos, cada cabelo tem uma sensibilidade, um tamanho, etc. Sem contar que se, por exemplo, seu cabelo já estiver prejudicado por você fazer muita química, cuidar pouco ou algo do tipo, a chance de dar ruim é maior ainda, claro.

Logo, cada uma acaba tendo “sua própria opinião sobre a dosagem certa” que, infelizmente, você acaba tendo que testar para o seu caso e objetivo em específico.

Daí fica a pergunta final:

Será que a Violeta Genciana vale mesmo mais a pena que um bom matizador, tonalizante e afins?

A gente sabe que a VG custa muito barato. Mais precisamente, em média de 4 a 7 reais, enquanto matizadores e tonalizantes não só rendem menos, como custam mais caro do que isso. Nisso você pensa:

  • O quanto de conhecimento capilar eu tenho para arriscar usar a violeta no meu cabelo?
  • Tenho dinheiro para pagar o salão caso dê ruim?
  • Será que teria como um salão recuperar 100% dos danos causados (caso ocorram)? E em apenas uma ida ao salão?
  • E mesmo tendo dinheiro, valeria o risco? Ou valeria mais a pena já comprar meu tonalizante, matizador e afins logo?

Sem contar o tempo até descobrir “a receita ideal para o seu cabelo”, se é que você descobrirá, visto que como dito anteriormente, não são todas que descobrem ou se adaptam a esse produto.

No fim, é como dizia Guimarães Rosa, “Viver é muito perigoso” …

Mas e aí, foi perigoso assim para você, ou não? Caso possa, deixe suas experiências de quem ama ou odeia a Violeta Genciana nos comentários. Ah, e coloque também caso você queira que eu teste alguma receitinha com o produto no meu cabelo preto.

Para mais dicas inéditas, acompanhe também no Youtube e redes sociais: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.