Fez mecha no seu cabelo, se sentiu lindona, porém, lembrou que, como se tratam de mechas, agora o seu cabelo está com duas cores?

No meu tempo de mechas ruivas, marsalas, cobres e sei lá mais quantas tentativas eu fiz, aprendi alguns truques sobre o cabelo com mechas que gostaria de compartilhar com você que me acompanha aqui pelo blog.

Porém, antes gostaria de deixar claro duas coisas:

  • As dicas de hoje servem predominantemente para quem tem mechas com cores mais claras que o resto do cabelo, ok? Por exemplo, meu cabelo era preto e eu fiz mechas nas cores citadas acima.
  • Porém, algumas dicas servirão para todos os tipos de mechas. Enquanto você ler, o que eu mais recomendo é que você sempre se pergunte se manchará o seu cabelo ou não, caso sua cor base seja loiro ou alguma cor que possa vir a manchar.

Vamos lá?

Como cuidar de um cabelo com mechas da forma correta

Evite usar shampoo em todas as lavagens – isso ajuda a manter a cor das mechas

Mas Lu, não tenho que usar shampoo sempre?

Não necessariamente, ainda mais quando você sente que seu cabelo já está limpo e você está lavando… sei lá, todos os dias. Coisa que claro, também não recomendo em um cabelo com mechas.

A dica de ouro aqui é: de vez em quando usar aquele Yamasterol amarelinho que vende nas farmácias no lugar do shampoo. Sim, aquele mesmo usado por muitas pessoas que fazem a técnica noo poo ou low poo.

como soltar os cachos com yamasterol

Fora hidratar, ele também possui agentes de limpeza, ainda que obviamente não seja um shampoo.

Porém, se você não entende muito e não faz no poo ou low poo, não é para usar o Yamasterol sempre, tá? Mas sim colocando no lugar do shampoo vez ou outra. Do contrário, seu cabelo pode até preservar a cor das mechas, porém, se juntar sujeira demais, você pode acabar tendo problemas bem maiores.

No meu caso, eu nunca deixei de usar shampoo, mas sim usei a lógica dita acima. Tem funcionado para meu cabelo cacheado e acredito que pode funcionar para você crespa ou cacheada também. Se seu cabelo for liso, preste mais atenção no quanto ele rende de oleosidade a mais e vá adaptando as dicas que, a princípio, são mais para as crespas e cacheadas.

A propósito:

Quando for usar shampoo, passe apenas no couro cabeludo, jamais ao longo dos fios

Essa dica é básica para a vida tanto de quem tem o cabelo cacheado como eu, quanto ondulado, crespo, liso, ou o que for. E claro, com ou sem mechas!

Shampoo só se passa no couro cabeludo, a não ser que seja um shampoo com uma recomendação e/ou uma característica muito específica.

Se for como a grande maior parte dos shampoos que usamos e você passá-lo também ao longo dos fios, seu cabelo ficará não só bem mais ressecado, como também adeus mechas, que ficarão cada vez mais desbotadas. Tudo isso com uma rapidez muito maior do que poderia desbotar, infelizmente.

Lembrando também que shampoo serve predominantemente para limpar sujeira, e a mesma está presente predominantemente no couro cabeludo.

Mas Lu, o ao longo dos fios não junta sujeira não?

Sim, mas bem menos. Sem contar que, fora o couro cabeludo ser o que mais tem necessidade de limpeza por motivos óbvios, a água “suja” com o shampoo acaba pegando ao longo dos fios durante o enxágue, fazendo assim uma limpeza muito mais leve para uma “sujeira” que é mais leve também.

Você também pode colocar um pouco de água no seu shampoo, conforme essa dica de salão abaixo:

Matizadores e Tonalizantes são seus melhores amigos

Como a gente bem sabe, não rola tempo, nem dinheiro para a grande maioria das mulheres ficar toda semana indo ao salão retocar, ou comprando tinta para repintar tudo de novo, de novo, sempre e sempre.

Sendo assim, use matizadores e tonalizantes recomendados para a cor específica do seu cabelo que sério, eles te salvarão a vida sem precisar ter que pintar sempre, bem como te economizarão um tempão!

Por fim,

Use shampoos, condicionadores e cremes para a cor das suas mechas

Isso te ajudará muito não só porque eles são pensados para isso, como também se for tipo aqueles cremes para cabelos pretos que o próprio creme já é preto, costuma a ajudar a pigmentar e a dar brilho, sabe?

Nem todos são matizadores ou tonalizantes, porém, podem ser próprios para cabelos pretos ou escuros (caso seja o seu caso), conforme esse Skala Lama Negra que resenhei no vídeo abaixo:

Só lembra do que falei no início desse post, sobre o resto do seu cabelo não poder manchar, ok?  Do contrário, já pensou se minha cor base do cabelo fosse loiro claro e eu passasse um matizador vermelho? Provavelmente ficaria com o cabelo todo vermelho alaranjado, e por aí vai.

Agora um extra para você que me leu até aqui:

Como hidratar o cabelo sem precisar lavar?

Caso um dia você queira seguir a dica do “não lavar o cabelo que já está limpo”, porém, quiser hidratá-lo, veja a resenha do tratamento Noturno da Elseve que veio justamente com esse propósito: hidratar sem precisar lavar.

E é isso, se tiver alguma dúvida, ou mais alguma dica ou truque para compartilhar, me conte!

Para mais dicas úteis e inéditas como essa, acompanhe também no Youtube e nas redes sociais: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.