Provavelmente você já conhece os termos desodorante e antitranspirante, não é mesmo? Enquanto o primeiro tem a função de neutralizar o odor (mau cheiro e bactérias), o segundo serve mais para bloquear o suor (transpiração). Porém, é super comum que um produto tenha essas duas funções ao mesmo tempo.

Mas e quanto ao antiperspirante? Já tinha visto algum produto com essa função? Tem quem confunda a função antitranspirante com a antiperspirante, e é por isso que vamos entender…

Qual a diferença entre antitranspirante e antiperspirante afinal?

Apesar de terem (quase) a mesma função, eles possuem grandes diferenças, principalmente sobre quem deve usar cada um deles:

Antitranspirante

O antitranspirante é aquele produto com a função de diminuir a transpiração, bloqueando as glândulas sudoríparas para que elas produzam menos suor.

A parte ruim é que, dependendo da sensibilidade da pele, esses produtos podem irritar bastante a área em que você aplica, causando ardências e vermelhões. Principalmente a depender dos componentes de cada produto.

Isso tudo além de poderem causar manchas brancas ou amareladas nas roupas, que surgem da mistura do suor da pele com o antitranspirante. Ainda mais quando a pessoa não agita bem o produto antes de usá-lo, deixando assim que os componentes (como os sais de alumínio) não sejam bem distribuídos e diluídos, e por isso causem manchas.

Lembrando que é sempre bom esperar o produto secar totalmente antes de vestir sua roupa, pois isso diminui as chances de manchar também.

Antiperspirante

Aqui o negócio é mais embaixo. O antiperspirante tem uma proposta parecida com a do antitranspirante, mas feita pensando nas pessoas que realmente possuem problemas com excesso de suor, como a hiperidrose por exemplo, em que a pessoa sua mesmo estando paradinha sem fazer esforço físico ou passar calor. E ainda assim sua bastante.

Por isso, a fórmula desse tipo de produto é muito mais forte que a do antitranspirante e busca bloquear o máximo possível, quase que criando uma “tampa” protetora, para realmente evitar o suor.

  • Como já sabemos, a transpiração é um mecanismo do nosso organismo para regular a temperatura do corpo. Então, se você não apresenta problemas reais de sudorese, não vá inventar de usar antiperspirantes com muita constância, pois bloquear a transpiração pode ser prejudicial à sua saúde, viu?
  • E ok que muita gente fala que as axilas formam apenas uma pequena parte do nosso corpo e que por isso não haveria grandes problemas em bloquear a transpiração da área por um tempo, mas mesmo assim, avalie sempre a real necessidade, bem como suas sensibilidades, alergias – inclusive aos componentes – e afins. Quanto mais informações você tiver, melhor será sua escolha para o seu caso em específico.

Inclusive, tem um desodorante antiperspirante que amo, porém, que o Thiagão que tem hiperidrose já não gostou tanto. O Herbíssimo, já ouviu falar?

No vídeo abaixo tem a resenha completa que, a depender dos seus objetivos, você pode gostar.

Mas Lu, e o Desodorante, ele já não faz tudo isso?

Pode até fazer, mas como dissemos no início do post, o desodorante nada mais é do que um produto feito para combater o odor, o mau cheiro.

O que acontece é que existem muitos desodorantes que são antitranspirantes também. Assim o produto resolve dois problemas de uma vez só: o mau cheiro e a transpiração. Também existem desodorantes antiperspirantes, como o caso do Herbíssimo do vídeo acima, que possuem propriedades para combater o odor e também de bloquear as glândulas sudoríparas.

E é isso, espero que tenham entendido as diferenças entre eles, mas se tiver alguma dúvida, manda aqui nos comentários!

Ah, se quiser ver mais conteúdos inéditos, acompanha nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.