Como já conversamos no primeiro post sobre cintas modeladoras, cinta não emagrece, mas sim molda as nossas gordurinhas, fazendo uma distribuição esteticamente mais agradável (para a nossa sociedade de hoje), por assim dizer. Então vem a pergunta: para onde vai a gordura modelada pela cinta modeladora quando a gente “afina”?
Se cinta não emagrece, para onde vão as gordurinhas?
É engraçado falar sobre isso, porque às vezes parece que nem a comunidade científica concorda 100% em todos os pontos. Porém, como uso cinta modeladora há mais de um ano, nada como dar não só a minha opinião, como minha vivência pessoal, né? Ou seja, o que funcionou e fez sentido para mim.
Eu poderia usar vários termos científicos que falam sobre gorduras que incham e desincham e que nunca saem de lá; falar sobre apoptose, entre outros. Porém, resolvi focar no que realmente aconteceu comigo e com várias outras pessoas que conheço (que também usam a cinta), independente dos termos científicos. Daí claro, você pode colocá-los no Google caso queira entender mais a fundo ainda.
Enfim, vamos manter a nossa didática o mais leve possível para que possamos entender bem.
A gordura não pode ser deslocada quando é comprimida
“Mas o quê? Como assim, Lu?” Você deve estar se perguntando, rsrs.
Conversando sobre cintas com uma das vendedoras especializadas, ela me respondeu algo muito interessante:
É fisiologicamente comprovado que a gordura não pode ser deslocada conforme é comprimida. O que existe é uma redução e o retorno da gordura à corrente sanguínea, sendo realocada de acordo com a tendência genética da pessoa.
Ou seja, essa gordura vai uma parte para o sangue e outra parte para outras áreas do nosso corpo. O que faz todo sentido. Porém, a gente também sabe que nem toda gordura tem o mesmo fim.
Algumas partes dessa gordura podem sim voltar para a corrente sanguínea, outras podem sofrer apoptose (é um termo técnico que não faz muita diferença para quem quer o resumo da obra, mas se você for meio científica, rola botar no Google, lembra?) e outras partes podem simplesmente se moldar/realocar em outros lugares do corpo.
Uma vez assisti a um vídeo do Dr. Rey muito interessante, em que ele falava algo parecido com o que já disse no post sobre se cintas modeladoras funcionam mesmo.
Ele não só recomenda o uso, como também falou que gordura não gosta de aperto. Tanto é que, quando usamos sutiãs, calças apertadas e afins, no lugar do “aperto” elas sempre somem e fica aquele “furinho”, né?
Enfim, você pode ver direitinho nesse vídeo aqui:
A gordura também pode ir para onde você tem mais predisposição genética
Isso também faz todo o sentido, visto que, se cinta não emagrece, mas você continua comendo a mais enquanto usa, é normal que role um “bloqueio da cinta” nessas áreas e a gordura acabe indo para outros lugares.
O que importa aqui é que, sim, é comum uma pessoa usar cinta e acabar engordando em outras regiões do corpo. Por isso também é legal manter uma alimentação saudável para que isso não aconteça. Até porque ninguém usa cinta pensando em engordar, né? E, obviamente, se você não engordou e está com uma alimentação saudável, não tem por que engordar em outras áreas.
“Lu, eu conheço gente que diz que a gordura foi toda pra bunda, pernas, seios e afins!”
Eu também conheço, mas tal como já dito anteriormente: ela tende a ir para onde você tem mais predisposição genética. Ou seja, também poderia ir para seus braços e demais regiões que você não gostaria tanto.
Como cada mulher é um universo particular, você teria que “pagar pra ver”, para saber aonde a gordura iria no seu corpo, uma vez que está fazendo uso da cinta. Tem gente que fala até que a ppk aumentou, mas aí não sei, porque a minha sempre foi grande kkkk.
Exercícios físicos e acompanhamento médico ainda é a melhor combinação
Talvez o mais saudável mesmo seja a boa e velha academia, acompanhada de nutricionistas, nutrólogos e seus exames de rotina. Assim, você também ganha massa muscular, não apenas gordura, e consegue controlar o quão bem ela está fazendo para o seu corpo.
Inclusive, no treino caseiro de escadas que faço aqui no meu prédio, a minha bunda, que já é grande, aumentou bastante, além das minhas coxas, que nunca foram finas, mas agora elas estão com mais músculos, não gordura sabe?
Ver essa foto no Instagram
A gordura que tenho é porque eu como demais mesmo, rsrs.
Mas imagina só se eu comesse, não fizesse nenhuma atividade física e contasse com a roleta russa da cinta pra ver pra onde minhas gordurinhas iriam? Além de ter apenas gordura sem músculo, ainda correria o risco de engordar mais ainda do que estava antes de começar a usar a cinta.
Afinal de contas, tudo tem limite, claro. E se você usa cinta porque gosta de cinturinha fina, não faz muito sentido usá-la para engordar horrores. Seja em qual lugar fosse, né?
É isso, envie essa reflexão para suas amigas que usam ou que gostariam de arriscar a usar cintas e espero ter ajudado vocês!
Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Faceb
Deixe seu comentário ou dúvida: