Cachos sem definição em alguns pontos em específico, que ficam parecendo scab hair, cabelo farofado, cheio de frizz, ou enfim, cada uma chama de um jeito e que causa muito incômodo?
Essa é a dúvida que a seguidora @fugiprascolinas me enviou lá no instagram @pergunteaumamulher.
Inclusive, ela foi tão legal que tirou até foto com uma luz boa para mostrar para a gente como fica:
Ela pediu dicas para lidar com essa parte sem definição e eu prometi que daria mais do que as dicas rápidas (ainda que também muito úteis) lá dos stories, mas sim algo mais aprofundado que só quem acompanha o blog e/ou o canal do youtube tem acesso.
Vamos às dicas?
O que pode estar acontecendo com esses cachos sem definição?
Lembrando que não necessariamente ela, ou você que também está interessada nesse tema comete todos os “erros” que serão listados. Porém, por muitas vezes, fazer apenas um deles já é suficiente para “farofar” certos pontos do cabelo.
Finalização com pressa ou até mesmo “errada” pode tirar a definição do cacho
Sabe o creme de pentear que nós cacheadas e crespas não vivemos sem e que faz toda a diferença nos nossos cachos? Pois é! Acho legal ver se você está realmente passando creme de pentear em todosssss os fios. Muitas vezes, você tem por hábito passar em uma área, mas não em outra. Ainda mais na pressa ou nos dias de preguiça (quem nunca kkk).
É claro que você não percebe esse erro. Do contrário, não faria desse jeito. Porém, é por essas e outras que muita gente gosta de inclusive separar/prender mecha a mecha enquanto passa o creme em cada uma delas. Assim, fica garantido que você não se esquecerá de passar produto em nenhuma área.
Só evite a raiz, ok?
Lu, mas se eu me esquecer de passar creme de pentear em alguma parte do cabelo?
Nesse caso se esquecendo, ou até mesmo com o cabelo farofado sem você ter certeza se foi por isso, é legal umedecer um pouco os fios que ficaram sem formato e já passar mais uma camada de creme de pentear ou algum outro finalizador de sua preferência neles.
Se puder, faça inclusive um dedoliss ou alguma finalização mais caprichada nessa parte e deixe secar naturalmente, ou com a ajuda de um difusor.
Perceber o jeito que dorme, se tem algum TOC ou como pega nos fios.
Já percebeu que o jeito que você dorme pode prejudicar o seu cabelo? Principalmente se você não tem o hábito de usar touca de cetim?
Se gerar atrito demais, o cabelo fora perder a forma, pode acabar ressecando mais que o normal e aí já viu!!
Entenda a diferença entre cabelo seco e ressecado.
Na dúvida, faça um coque alto e frouxo nos seus fios e durma sempre com a touca de cetim.
E quanto ao TOC, diria que funciona mais ou menos na mesma lógica, só que com você estando acordada.
Por exemplo, gente que tem mania de colocar o cabelo atrás da orelha e para piorar, antes mesmo de secar fica mexendo sem parar (quem não conhece alguém assim kkk), ou assiste televisão deitada/sentada de um jeito que repuxe esses pontos. Enfim, qualquer outro tipo de TOC ou hábito rápido que já faz o cabelo pegar aquela forma não muito agradável aos seus olhos.
Capriche na umectação capilar nesses pontos mais delicados do cabelo
É claro que todo cabelo precisa ter e manter um bom cronograma capilar. Porém, se for para caprichar em uma etapa, tente ir além da hidratação básica e crie também o hábito de fazer umectação nos seus fios.
Isso ajudará a repor lipídios e também ajudará a manter a hidratação do cabelo por mais tempo. Sem contar que a umectação ajuda a alinhar os fios. Tudo a ver para tentar aliviar esse aspecto desalinhado, concorda comigo?
Veja mais benefícios da umectação capilar.
Cabelo desalinhado e cheio de frizz seria Scab Hair?
Se você ainda não sabe do que se trata, já tem um conteúdo explicando sobre o que é Scab Hair aqui no blog. Porém, já adianto que ele acontece muito com as meninas que estavam no período de transição capilar. Ou seja, na fase de abandonar a química dos cabelos. Porém e independente disso, vale a pena ler as dicas e ver se alguma pode ajudar no seu caso em específico.
Rodrigo Silva
outubro 1, 20215 dicas pra salvar o dia!😀