Tudo sobre coloração pessoal com foco em inverno brilhante, com Amanda Valoto

Hoje é dia de fazer perguntas que pouca gente faz sobre coloração pessoal como um todo, dando ênfase a quem, assim como eu, é inverno brilhante!

Daí convidei a Amanda que fez a minha análise de coloração pessoal para tirar todas as dúvidas que eu faria oralmente, por escrito. Assim eu tenho registrado e vocês também!

Primeiro de tudo, obrigada pela entrevista escrita e se apresente, Amanda!!

Oi Lu, obrigada pela espaço! Bom, falando um pouquinho mais sobre mim… Sou Estilista, Consultora de Imagem e Estilo. Atualmente trabalho com foco em resgatar a autoestima e personalidade das mulheres, através do estilo, imagem e cores.

O que é coloração pessoal e como descobrir a minha?

Amanda: Coloração Pessoal é o estudo que identifica as cores que mais harmonizam e realçam a sua beleza natural. Trabalho com o método sazonal expandido e, através de testes comparativos com diversos tecidos que representam as dimensões da cor, é possível descobrir a cartela de cores.

A melhor forma de descobrir a sua cartela é através de um profissional capacitado para aplicar todas as técnicas da coloração pessoal. São diversas características que levam a descobrir a cartela, além de materiais específicos para a realização dos testes.

Coloração pessoal disfarça olheiras, manchas de melasma e afins?

Eu, Luiza, leigamente olhando, percebo que a coloração pessoal vale principalmente para quem tem muitas olheiras, manchas e deseja disfarçar sem precisar ficar passando maquiagem sempre. Enfim, na sua opinião, que tipo de pessoa MAIS se beneficiaria de uma análise de coloração pessoal, ainda que claro, todos ficariam “mais valorizados” após fazer a mesma…. E daria para dizer que as cores funcionam como uma ilusão de ótica que muda as cores no nosso rosto, ou outra coisa?

De fato a Coloração Pessoal ajuda a disfarçar manchinhas e olheiras no rosto, mas não é apenas sobre isso! As cores podem e devem ser usadas de forma estratégica na nossa imagem. Sendo assim, encontrar as cores que mais valorizam e realçam nossa beleza natural e usá-las a nosso favor traz diversos benefícios. É importante sempre lembrar que é sobre o conjunto, não apenas as manchinhas da pele.

Você já fez a minha análise e descobriu que sou inverno brilhante. Você poderia falar um pouco sobre as características que todas as pessoas dessa mesma cartela têm e quais características podem mudar entre elas?

As pessoas de Inverno Brilhante possuem a intensidade como principal característica. Ou seja, as cores intensas/brilhantes valorizam ainda mais essa beleza. A temperatura é neutra fria. Nesse caso, a temperatura não é a principal característica dessa cartela, sendo considerado uma característica secundária!

Além disso, possuem profundidade de escura à média e contras de médio à alto.

Essa cartela tem influência da Primavera Brilhante, podendo compartilhar algumas cores.

Como eu sou alto contraste, você me informou que roupas com alto contraste ficam melhores do que as de médio contraste em mim (ainda que eu segure ambas e só a de baixo contraste seria legal evitar, né?). Nisso seria possível dizer que essa regra vale para todos? Ou seja, que pessoas de alto contraste ficam melhores com roupas de alto contrastaste, as de médio contraste com roupas de médio contraste, e por aí vai?

Exatamente! Quando falamos que harmonia é repetição, é também sobre isso que queremos dizer. Quando você repete as características do seu contraste em estampas, fica visivelmente mais harmônico.

O que é e como mede o contraste na coloração pessoal?

Lembrando que o contraste é a diferença de cores entre o cabelo, pele, olhos e sobrancelha.

No meu caso de inverno brilhante com alto contraste, se eu pudesse escolher “um prejuízo só” e não pudesse ter a situação perfeita para me valorizar, qual cairia melhor: uma peça com alto contraste, porém, com cores fora da minha cartela, ou uma peça de baixo contraste, porém com cores dentro da minha cartela?

As cores da sua cartela sempre serão as que mais irão valorizar a sua beleza natural, sendo a intensidade a principal característica a ser preservada. Caso não exista um mundo ideal.

Quem ama usar bronzer na maquiagem e é inverno brilhante, como faz? Visto que em geral (ou sempre?) eles possuem tons quentes…..

Bronzer no geral costuma valorizar mais as peles quentes, neutras quentes… O ideal quando usar, é tentar equilibrar com um blush mais rosado na cartela e iluminador para trazer intensidade na maquiagem.

Falando em maquiagem, você teria algum bronzer e algum  kit de sombras para indicar para quem é inverno brilhante? 

Tons frios, intensidade nas cores e brilho costumam valorizar ainda mais as belezas de inverno brilhante!

https://www.belezanaweb.com.br/vult-visage-tons-frios-paleta-de-sombras-16g

https://www.belezanaweb.com.br/catharine-hill-pri-lessa-angel-wings-paleta-de-blush-4g/

https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-batom-rouge-rouge-rs419/

https://www.belezanaweb.com.br/catharine-hill-chill-lush-batom-liquido-matte-45g/

https://www.belezanaweb.com.br/maybelline-color-sensational-matte-precise-pink-das-galaxias-batom-liquido-55ml/

Falando em bronze, se uma pessoa inverno brilhante como eu que bronzeio fácil pegar bronzeado, esse bronzeado estaria naturalmente na minha cartela, ou papai do céu não foi tão perfeito assim nesse ponto? 

Uma pele bronzeada tem o aspecto de uma pele mais quente, porém, isso não altera a cartela de cores. Apenas o contraste pessoal!

Se eu pudesse escolher apenas uma cor de cabelo para passar a minha vida inteiraaa e na sua opinião pessoal + profissional, seria o preto? Preto azulado? Ou alguma outra cor? Só poderíamos escolher uma, heim! kkk

A cor natural do cabelo sempre terá uma perfeita harmonia! Mas, com base no que conversamos e na sua cartela de cores + contraste, a cor atual do seu cabelo te valoriza bastante também, diria para apostar nela!

Além de não fugir muito do seu contraste natural, valoriza muito o seu conjunto de beleza natural com a intensidade da cor!

Quando falam que nossa cartela de cores vale mais para a parte de cima do que para o que colocamos na parte de baixo do corpo, significa que cores fora da cartela não alterarão mais em nada se estiverem na parte inferior do corpo? Nem se tiver de perna de fora? Enfim, consegue falar um pouco mais sobre isso?

As cores mais próximas ao rosto são as que mais interferem na coloração pessoal, pois refletem diretamente em nosso rosto. Porém, cores dentro da cartela possuem a mesma característica em suas dimensões, o que causa mais harmonia quando combinadas entre si, mas de forma alguma isso deve ser uma regra!

Para ser ainda mais precisa: a cor que mais altera é a que está mais próxima do pescoço, colo e seios, né? Ou seja, se for uma peça que tem uma cor da nossa cartela nessas áreas, mas muda para outra cor fora da cartela na barriga  e braços, já não faria mais tanta diferença?

Exato, as cores mais próximas ao rosto são sempre as que mais irão influenciar na harmonia da nossa beleza natural.

Como me manter valorizada, mesmo usando cores fora da minha cartela?

E se eu amar uma peça que está totalmente fora da minha cartela, como posso fazer para continuar valorizada? Consegue citar 3 ou mais truques?

Existem diversos truques para usar cores fora da cartela, mas a principal recomendação é: maquiagem sempre que possível nas cores da cartela e tom correto de base. Isso já ajudará a equilibrar o efeito das cores “negativas”.

Além disso, acessórios na cartela, cabelo solto, decote, terceira peça na cor da cartela, etc, também ajudam a equilibrar.

Se a maquiagem super ajuda a segurar tons de outras cartelas, seria possível dizer que podemos enganar “nossa coloração pessoal” apenas fazendo “o golpe com outra maquiagem”? Ou por mais que eu tente dar esse “golpe da make”, eu continuaria inverno brilhante e não ficaria tão bem com uma make fora da minha cartela?

Pergunto isso porque dizem que a maquiagem faz milagres e é capaz de mudar tudo, né? Só não sei se chega ao ponto de fazer parecer que temos outra cartela momentaneamente.

Não traria o efeito desejado, pois as cores da maquiagem estão diretamente em nosso rosto e irão interferir de forma muito mais visível. Ao utilizar uma maquiagem fora da cartela, o efeito dessa cor “negativa” não será equilibrado de outras formas.

Quanto aos acessórios, qual cor menos valorizaria o inverno brilhante? E se o acessório fosse um brinco e um colar minimalista/pequeno, mesmo assim teria efeito para prejudicar, ou essa “regra” valeria mais para os acessórios maiores e tals?

Em relação aos acessórios, os prateados são os que mais valorizam e os dourados são os que menos valorizam. Ainda assim, no caso da cartela de Inverno Brilhante é possível utilizar acessórios dourados, dando preferência aos polidos e envelhecidos, já que a temperatura não é a principal característica dessa cartela. Em relação aos tamanhos, acessórios pequenos e minimalistas tem o efeito negativo reduzido, caso estejam fora da cartela.

E quanto aos biquínis? Em tese teriam muito decote e pele amostra. Então, nesse caso você acha que fariam muita diferença na coloração pessoal?

O truque do decote é apenas uma alternativa para disfarçar o efeito das cores negativas. Mas no geral, sempre que puder escolher cores dentro da cartela na parte de cima, melhor. São as cores que criarão mais harmonia com o conjunto de beleza natural.

O brilhante e intenso é fácil de ver, mas quando você ainda estava começando a estudar análise de cores, qual dica rápida te ajudou a reconhecer cores quentes e cores frias? Ainda mais quando se trata de um azul que o geral do social sempre acha que é frio ou um amarelo que pensamos sempre ser quente?

As cores quentes possuem um fundo mais amarelado, enquanto as frias um fundo mais azulado e no caso do marrom/bege/nude frio, o fundo é mais rosado. É questão de treinar o olhar e comparar as cores, com o tempo vai ficando muito mais fácil de visualizar.
O lado bom é que durante a Consultoria de Cores, faço uma dinâmica específica para treinar o olhar para as cores quentes e frias.

Se eu pudesse escolher uma coisa só, qual seria melhor para o inverno brilhante: uma cor fora da cartela, porém forte e brilhante, ou uma cor dentro da cartela, porém menos intensa?

Como a intensidade é a principal característica da cartela de inverno brilhante, preservar isso mesmo em cores fora da cartela sempre favorecerá mais do que cores suaves.

É possível dizer que todo mundo que está na cartela inverno brilhante pede brilho e intensidade, mas nem todos dessa cartela usariam o mesmo contraste. É isso?

Exatamente. O contraste pode variar de médio para alto, porém, a intensidade sempre será uma característica em comum a todas as pessoas dessa cartela!

Para mim, Luiza, e tal como você estava falando, o mais importante é a intensidade do que a cor ser quente ou fria, correto? Ainda que eu seja fria e seja sempre melhor que a cor seja fria também … Enfim, isso vale para todo mundo que é inverno brilhante?

Você possui uma pele neutra fria. Em termos de características a intensidade é a principal, enquanto a temperatura é uma característica secundária. Ou seja, quando não for possível usar uma cor dentro da cartela, priorizar que ela seja intensa é o principal! O mesmo vale para todas as pessoas com cartela de Inverno Brilhante.

No fim, já entendemos que a nossa cartela de cores jamais mudará, mesmo mudando a cor do cabelo e pegando um bronzeado o que mudaria seria apenas o contraste. Mas e aí, se um dia o contraste mudar, o que mudará na prática em relação as roupas e acessórios?

Mudará na escolha de estampas e acessórios (como óculos, por exemplo)! Quando o assunto é harmonia, repetição é muito importante. Por exemplo, se baixar o seu contraste clareando o cabelo, estampas com uma diferença menor de cores entre si irão harmonizar melhor e o mesmo vale para acessórios coloridos ou óculos.

PS: Povoréu, um adendo aqui para indicar um post que pode ser bem útil para unir com esse assunto: 6 dicas para deixar o seu look mais estiloso.

Teria mais algo que você acha interessante/útil quem é da cartela inverno brilhante saber?

Além de tuudo isso, pessoas com a cartela de Inverno Brilhante podem compartilhar cores das outras cartelas de Inverno e também de Primavera Brilhante, ensino como fazer isso da melhor forma na consultoria de cores. É muuuita opção!

Algo legal para reforçar é que cartela de cores não é para limitar, mas sim para trazer autoconhecimento! Quando conhecemos as cores que nos valorizam e aprendemos suas características, conseguimos usar tudo isso a nosso favor.

Deixe também seus contatos para quem quiser contratar esse seu trabalho super específico e bem detalhado para cada uma de nós!

Instagram: @amandav.estilo

Site: amandavaloto.com.br

Contato: (41) 98871-1393

Um beijão e não deixem de também ver lá no instagram @pergunteaumamulher as análises que a Amanda fez para mim!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.