Qual a diferença entre cabelo seco e ressecado?
Ainda que ambos precisem de cuidados por muitas vezes semelhantes, definitivamente cabelo seco não é sinônimo de cabelo ressecado. Para dar um resumo do resumo sem enrolação e logo de início nesse conteúdo, o cabelo seco “é” e o cabelo ressecado “está”. Ou seja, um possui a característica que nascemos com ela, tais como os fios de nós cacheadas ou crespas. Já o outro pode afetar basicamente qualquer tipo de cabelo, inclusive os lisos, ondulados, etc.
Vamos entender melhor?
O que significa cabelo seco?
Como estava falando, o cabelo seco é uma característica do fio mesmo. Por exemplo, eu sou cacheada e, por ter nascido com cachinhos, ainda que meu couro cabeludo produza muito da oleosidade necessária para deixar meus fios mais hidratados e nutridos, as curvas atrapalham essa oleosidade de chegar até as pontas, causando assim, um cabelo naturalmente mais seco do que um liso, por exemplo.
Faz sentido, não faz?
Agora vamos para o próximo tópico….
O que significa cabelo ressecado?
O cabelo ressecado é aquele que devido a falta de cuidados, excesso de calor, de químicas, ou até mesmo falta de ter e manter um bom cronograma capilar (que também tem a ver com a falta de cuidados), acaba ficando com aquela aparência ressecada, com frizz, por muitas vezes ficando poroso e volumoso … Só que não fica com aquele volume bonito e cheio de vida (que eu particularmente amo!), mas sim com aspecto de cabelo mais detonado mesmo.
Percebeu a diferença?
Entenda o que significa cronograma capilar e como fazer um cronograma capilar para iniciantes.
Nisso, qualquer dona de cabelo que fomentar esses danos aos fios, pode acabar deixando eles bem ressecados.
Exemplo disso é aquela sua amiga (ou até mesmo você que me lê agora) que tinha o cabelo mega liso e brilhoso. daí um belo dia resolveu descolorir os fios, ficar loira, ou até mesmo platinar e se esqueceu de manter o triplo de cuidados que deveria ter com “esse novo cabelo”…. até que pah: ficou com o fio todo ressecado a ponto de nem ela mesma reconhecer as próprias madeixas!
Ou seja, ainda que todo tipo de cabelo precise de hidratação, nutrição e reconstrução, existem esses “pormenores” que exigem atenção na hora de aprender a cuidar melhor de cada cabelo em específico.
Existe solução e tratamento para cabelos secos e ressecados?
Com certeza!!!! Inclusive, já existe um conteúdo aqui no blog ensinando como cuidar do cabelo seco e do cabelo ressecado, visto que, conforme dito no início dessa postagem, ainda que não sejam sinônimos, muitos cuidados são extremamente semelhantes ou até mesmo idênticos.
Ficou claro a diferença para você agora?
Qualquer dúvida, deixe nos comentários. E se tiver algum truque que salva a sua vida, comente também!
Rodrigo Silva
outubro 1, 2021Sem complicações!😀