Sabe quando você tenta cuidar do seu cabelo, faz hidratação, nutrição, reconstrução, tenta de tudo, mas parece que nada funciona do jeito que você queria, como se o cabelo “não pegasse” os nutrientes dos produtos? Ou ainda você acabou de passar por químicas e descolorações que deixaram seu cabelo poroso? Enfim, em todos esses casos, a Acidificação Capilar poderá te ajudar bastante.
No post de hoje, vou te ensinar uma forma de Acidificação Capilar Caseira que eu uso para acidificar o meu cabelo quando acho que ele precisa, além de te dizer quando eu recomendo acidificar o cabelo antes da máscara de tratamento e quando recomendo acidificar no final de tudo, após o condicionador como um último enxágue.
O que significa Acidificar o Cabelo
Antes de mais nada, vale a pena saber do que se trata esse assunto.
- Já fiz um post super completo destrinchando tudo sobre o que é a acidificação capilar. Então dá uma olhada lá se quiser aprender mais a fundo, tá?
Resumidamente, a acidificação acidifica seu cabelo! Rsrs. Calma que vou te explicar melhor. A ideia principal aqui é deixar seu cabelo mais ácido, deixando ele com o pH mais próximo do natural de um cabelo saudável (que é ácido por natureza).
- Se quiser, veja a importância do pH para os cabelos, bem como os níveis de acidez.
Normalmente, os procedimentos químicos em geral como alisamentos, descolorações e até mesmo produtos com amônia na composição, possuem pH básico, que abrem as cutículas dos fios para que alguns componentes entrem na parte mais interna dos mesmos e façam seu trabalho, alterando sua estrutura interna.
Porém, cutículas abertas além de facilitarem a entrada de produtos, também facilitam a saída. Ou seja, você faz uma hidratação poderosa no cabelo e, na hora de enxaguar, ela vai toda embora pelo ralo, pois o cabelo não conseguiu “segurar” a hidratação ali, entende? E o mesmo acontece com demais passos do seu cronograma capilar que parece nunca conseguir deixar seu cabelo bonito como deveria, caso ele esteja com esse problema de porosidade e cutículas abertas demais.
É aí que entra a acidificação, que ao contrário do produto de pH básico, ela vai estimular o “fechamento” das cutículas dos fios, deixando-os com aspecto mais saudável.
- Ah, lembrando que não são só as químicas que abrem as cutículas dos fios, não! Muito calor, como secadores, chapinhas, escovas, inclusive água quente também contribuem para elas abrirem. Além do fato de que o cabelo vai perdendo naturalmente água e nutrientes só pelo fato de “existir”, por assim dizer. Então, é por essas e outras que inclusive os cabelos virgem e lisos precisam ter e manter um cronograma capilar, bem como sempre que achar que deve, fazer receitinhas caseiras como essa de acidificação capilar.
Depois de fechar as cutículas do fio e ajudá-lo a manter-se cada vez mais próximo de um cabelo saudável, a acidificação capilar ajuda a dar mais brilho aos fios, alinha e valoriza a curvatura do cabelo. Inclusive dando a impressão de cachos mais definidos, se for cacheada como eu. Ou um liso mais “liso e reto”, caso seu cabelo seja liso.
Antes de dizer como eu faço minha acidificação, acho importante falar sobre quando eu recomendo fazer antes da máscara ou depois do condicionador como último enxágue:
Quando recomendo Acidificar antes da Máscara
Se você está com o cabelo bem poroso, danificado ou enfraquecido, recomendo que faça a acidificação antes da máscara (ou do condicionador, se você só usa shampoo e condicionador na sua lavagem).
Aqui é comum surgir a seguinte dúvida: se a acidificação fecha as cutículas dos fios, as cutículas fechadas não impediriam a máscara (ou o condicionador) de entrar nos fios para fazer o tratamento?
A resposta é não. O que a acidificação faz em um cabelo que está com as cutículas muito abertas, é trazer as cutículas para um aspecto mais saudável do cabelo, não fechá-las completamente.
Com as cutículas mais fechadas, elas conseguem “segurar” melhor os nutrientes e propriedades dos produtos dentro dos fios, evitando que escoem pelo ralo em caso do seu cabelo estar muito poroso e danificado.
Quando recomendo Acidificar como último enxágue
Agora, se você está com o cabelo com um aspecto “ok”, mais pra saudável do que pra detonado, recomendo fazer a acidificação ao final da lavagem, após o condicionador e como um último enxágue.
Sugiro assim porque já que as cutículas do seu cabelo já não estariam super abertas como no caso anterior, seu cabelo conseguirá segurar os produtos mais tranquilamente. Nisso vale a pena terminar a lavagem dando aquela “selada” nas cutículas usando a acidificação sem enxágue (mas retirando apenas o excesso), o que acaba por proteger, alinhar e dar mais brilho aos fios.
Como meu cabelo está ok, eu faço dessa forma atualmente e gosto bastante.
Como eu faço minha Acidificação Capilar Caseira: minha receita
Agora que você já sabe o momento mais recomendado para você acidificar seu cabelo, podemos ver como eu faço minha acidificação capilar em casa. Aí é só você fazer essa receitinha e aplicar antes da máscara, ou depois do condicionador, a depender do seu caso.
Você vai precisar de: Vinagre de maçã (se for orgânico, melhor ainda), água (filtrada também é melhor) e um borrifador.
Misture a proporção de 1 parte de vinagre de maçã para 5 partes de água. Por exemplo: 30 ml de vinagre para 150 ml de água, entende? Aí você aumenta ou diminui essa quantidade dependendo do volume e comprimento do seu cabelo.
- Ah, lembra que falei que água filtrada é melhor? Digo isso porque a água filtrada é mais livre de cloro e substância nocivas que contém na água do chuveiro ou da torneira.
Coloque essa misturinha no borrifador.
Lave seu cabelo normalmente e, após a máscara ou após o condicionador (dependendo do seu caso, lembra?) retire o excesso de água dos cabelos e borrife a misturinha por todo o comprimento dos fios, inclusive na raiz.
Se você está acidificando antes da máscara (ou condicionador), deixe agir por uns 5 minutos e enxágue, aí termine a lavagem como de costume.
Se você está acidificando depois do condicionador (ou seja, como última lavagem), deixe a misturinha agindo no cabelo (sem enxágue) e parta direto para a finalização.
- Eu deixo secar naturalmente, visto que não enxáguo e me sinto melhor fazendo assim. Ou seja, não gosto de usar nenhuma fonte de calor após o procedimento.
Se quiser, também tem um post com os principais benefícios do vinagre de maçã para os cabelos.
Mas Lu, e o cheiro de vinagre, como faço?
Eu particularmente não me incomodo, ainda mais que o cheiro de vinagre tende a sumir depois de um tempo. Mas, se isso te incomoda muito, deixe agindo no cabelo por uns 15 minutinhos e enxágue. Vale a pena testar e ver como você lida com isso, inclusive em relação a alergias e afins.
Eu por exemplo não tenho.
Quantas vezes devo fazer a Acidificação no Cabelo?
Se seu cabelo está muito danificado, recomendo fazer a acidificação de 15 em 15 dias.
Já se seu cabelo está “ok”, pode fazer 1 vez por mês que é sucesso.
- Evite fazer mais vezes do que o recomendado, porque pode acontecer de dar “efeito rebote” e acabar prejudicando mais do que ajudando o seu cabelo, tá?
Se seu cabelo estiver poroso pós química como o da Jade Picon do BBB2, tenho certeza que o vídeo abaixo te ajudará:
E é isso! Se quiser me ver acidificando em tempo real afim de gravar melhor esse conteúdo, além de ver mais detalhes sobre o assunto, dá o play no vídeo abaixo:
Para mais conteúdos inéditos, me segue nas redes Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: