Quando entramos no mundo das tinturas e colorações, é comum encontrarmos vários produtos que utilizam a amônia em sua composição. Mas e aí, será que ela é uma vilã ou uma aliada? Bora entender como tudo isso funciona:

O que é e para que serve a Amônia nas tinturas de cabelo?

A amônia é uma substância de pH básico encontrada principalmente nas tinturas permanentes de cabelo. É justamente ela que consegue abrir as cutículas dos fios (“escamas” que protegem os fios) para que a água oxigenada que usamos junto com a tintura (OX) entre dentro do fio, permitindo que a tintura “pegue” no cabelo com mais facilidade, entende?

Ela também tem função catalizadora, ou seja, ela acelera a ação da tintura dentro do fio do cabelo.

Caso contrário, seria o caso das tinturas semipermanentes, em que, pelo fato de não conterem amônia, não conseguem penetrar no fio, ficando apenas na parte mais externa dele (nas cutículas). Por isso, esse tipo de tintura costuma sair com muito mais facilidade depois de algumas lavagens.

A não ser que exista algum outro tipo de componente tecnológico que faça essa retenção da cor, tais como algumas tinturas mais modernas no mercado que prometem ser tão permanentes quanto as tinturas com amônia, ainda que não usem esse componente. Porém, a amônia ainda é a mais famosa de todas e esse é o assunto desse post.

Amônia faz mal para os cabelos?

Essa é uma pergunta que tem se tornado bem comum, e com motivo, rs.

Como vimos anteriormente, a principal função da amônia é de abrir as cutículas dos fios para que a tintura faça seu trabalho com mais facilidade. Porém, todas as reações que acontecem dentro do fio na hora do tingimento fazem com que o fio fique com a estrutura interna mais fragilizada. Por isso, mesmo fazendo um processo de “selagem” (fechamento) das cutículas após o procedimento, o cabelo ainda terá grandes chances de estar danificado internamente. Ainda mais se a marca de tinta usada não for das melhores.

  • Sim, existem marcas de tinta com amônia que não agridem tanto assim os fios. Inclusive, esse será um tema futuro aqui no blog e lá no canal do Youtube, visto que estou testando algumas marcas.

Outros problemas comuns que podem acontecer nos cabelos devido ao uso de tinturas com amônia são:

  • Cabelos mais ásperos e frizados;
  • Cabelos desalinhados;
  • Cabelos enfraquecidos;
  • Cabelos opacos;
  • Pontas duplas.

Amônia faz mal para o Couro Cabeludo também?

Quando pintamos nosso cabelo completamente, ou ainda quando retocamos as raízes, é impossível não passar a tintura no couro cabeludo, não é mesmo? Mas e aí, será que a presença da amônia na tintura pode causar algum dano nele também?

Infelizmente sim, pois pode causar irritações, ardência, alergias e até queimaduras. Caso você sinta algum desses sintomas, pare o uso imediatamente e lave bem a cabeça.

Também pode causar indiretamente a queda de cabelo, caso aconteça inflamações no couro cabeludo devido às irritações causadas.

Meu Deus, Lu, então tô lascada! Preciso parar de usar tintura com amônia?

Calma, isso tudo que falamos é importante saber sim, mas não significa que você tenha que abandonar completamente o uso dessa substância. Eu mesma uso tinturas com amônia atualmente, até pelos testes que eu, Luiza cobaia, estou fazendo para trazer para vocês.

Então, bora ver como manter os cabelos com a melhor saúde possível, mesmo com amônia:

Como evitar ou minimizar os males da amônia nos cabelos

Fora escolher bem a marca utilizada, para fazer o melhor uso das tinturas com amônia, é recomendável fazer algumas coisinhas, sendo elas:

Diminua a frequência em que você pinta o cabelo. Se você costuma pintar todo mês, tente fazer a cada 2 meses. Durante essa espera, matizar pode ser uma ótima opção.

Mantenha o cronograma capilar sempre em dia, tanto antes quanto depois de pintar. Isso vai ajudar seu cabelo a se manter saudável, mesmo com os possíveis danos da amônia.

Inclusive, tem esse conteúdo super fácil sobre cronograma capilar para iniciantes que você não pode perder:

Por fim, se sentir algum dos sintomas dos danos ao couro cabeludo citados acima, você deve parar imediatamente e esperar um bom tempo (uns 3 meses pelo menos) para tentar usar tintura com amônia novamente. E claro, mudar a marca que pode ter dado certo com o cabelo de outra pessoa, mas não com o seu.

Terminamos por aqui. Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Sei que ele parece assustador, mas tomando os devidos cuidados, você consegue manter seu cabelo poderoso mesmo com a existência da amônia.

Vou até deixar uma foto de um dia que pintei meu cabelo com um preto azulado que possui amônia e olha como ficou top mesmo assim.

Se quiser ver outro conteúdos inéditos, segue nas redes Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.