Se você caiu aqui é porque já usa ou pretende usar a guanidina, seja para fazer um relaxamento ou um alisamento no cabelo, não é? Então fica comigo que nesse post a gente aprenderá os mitos e verdades sobre esses procedimentos com a guanidina: se o cabelo perde os cachos, se apenas solta os cachos, se estraga ou se dá pra fazer os cachos voltarem a ser como eram antes, uma vez feito essa química no cabelo.
Minha história com a Guanidina
Para começar, vale dizer que eu já fui adepta do uso da guanidina por vários anos. No meu caso, eu fazia o relaxamento (e pensar que hoje em dia eu quero o cabelo cada vez mais volumoso e cacheado, rsrs).
A ideia que eu queria no início era a seguinte: relaxar as raízes enquanto o resto do cabelo se mantinha cacheado. E foi o que fiz, porém, achei meio estranho que a raiz ficou alisada demais em comparação aos cachos (já que meu cabelo sempre foi muito cacheado).
Até aí tudo bem, deixei quieto e esperei o cabelo crescer normalmente. O problema agora foi que percebi que a parte alisada não voltou a cachear mais, pois guanidina é uma química que altera a estrutura do fio e, à medida em que crescia, meu cabelo ficava com um pedaço da raiz cacheada, outro pedaço alisado e o resto cacheado de novo. Imagina a belezura, rsrs.
E lá fui eu relaxar a raiz mais uma vez, para pelo menos fazer sentido com a parte já alisada anteriormente. Fazendo o que chamamos de “retoque”. Assim o tempo foi passando e eu continuava relaxando e retocando, relaxando e retocando.
Enfim, conforme cortava as pontas de tempos em tempos, chegou o dia em que meu cabelo estava totalmente relaxado.
Problemas que tive durante os anos de Relaxamento com Guanidina
Uma coisa que acontecia muito com o meu cabelo no meu período “relaxado” é que apareciam muitas “bolinhas brancas” no comprimento dos fios, sabe?
Eu achava bem feio, e só recentemente descobri que isso é bem comum em cabelos com química, se tratando de um problema sério chamado Tricorrexis Nodosa, que é quando os fios estão prestes a quebrar. Então essas “bolinhas brancas” aparecem quando os fios estão trincando e ficando com a parte interna à mostra. Assustador, não é mesmo?
É por essas e outras que sempre recomendo a todo mundo que for fazer alguma química no cabelo, manter seu cronograma capilar em dia antes e depois do procedimento químico, viu? Para garantir que seu cabelo tenha a melhor saúde possível. Ainda que claro, um cabelo quimicamente tratado sempre sofrerá algum tipo de dano de uma forma ou de outra comparado a um cabelo saudável e sem química.
E claro, todo cabelo precisa ter e manter o cronograma capilar em dia, independente de ser virgem ou não, cacheado ou liso, crespo ou ondulado, e por aí vai.
Qual a diferença entre o Relaxamento e o Alisamento com Guanidina?
Em tese, é dito o seguinte:
- Relaxamento: para diminuir o volume e abrir os cachos. Muita gente chama de “soltar os cachos” também.
- Alisamento: alisa os fios completamente.
Mas na prática, o relaxamento foi deixando meu cabelo cada vez mais alisado, enquanto meus cachos foram se perdendo. O que nos leva à pergunta:
Relaxamento e Alisamento com Guanidina faz perder os Cachos?
Infelizmente, sim. Começando “apenas pela parte relaxada” e depois reverberando no cabelo inteiro: seja porque pegou um pouco de produto também, ou apenas foi crescendo e ficando “tudo relaxado”, conforme explicado no início desse post.
Meu cachos nunca mais voltaram a cachear, ficando no máximo com aquela textura meio “onduladinha” que você viu na foto acima.
Os cachos só voltaram quando resolvi parar e deixar meu cabelo crescer ao natural, passando pela transição capilar.
- Veja o que é transição capilar e como fazer.
- Também tem um post com algumas dicas para passar pela transição capilar mais rápido.
- Falando nisso, tem um post com 4 dicas para abaixar a raiz alta do cabelo durante a transição capilar.
Quanto tempo dura o procedimento com Guanidina?
Segundo a cabeleireira que fazia o relaxamento em mim, o procedimento tem duração de uns 3 meses. Porém, na prática eu percebi que ela dura o tempo do crescimento mesmo. Ou seja, até que o cabelo cresça e você precise fazer na parte virgem do cabelo. Em outras palavras, comece a se incomodar com a raiz crescida e tals…
E é isso, espero que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma. Se quiser ver mais detalhes sobre o assunto, dá o play no vídeo abaixo:
Para ver mais dicas inéditas, segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook – TikTok.
Deixe seu comentário ou dúvida: