Como cuidar dos cabelos secos e ressecados? Essa é uma pergunta que muita gente faz e saiba que ainda que as dicas de hoje sejam comuns a ambos os casos, eles não são sinônimos não, viu?

Caso ainda não saiba, entenda a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado.

Agora vamos às formas de driblar ambos os problemas!

Evite fontes de calor como o sol, secador e chapinha.

 

Eu poderia fazer agora toda uma abordagem técnica explicando o que acontece com os nossos fios, mas depois que me lembrei que nesse caso em específico, até o mais leigo percebe que calor demais tende a tirar a umidade dos fios, deixando os mesmos mais ressecados, cheios de frizz e até mesmo com as pontas mais espigadas, acho que essa explicação visível aos nossos lindos olhos nus já é suficiente, né? rs.

Nisso não basta apenas usar protetor térmico quando for usar fontes de calor como secador e chapinha e protetor solar (próprio para as madeixas) quando for ao sol. Na minha opinião, é necessário também evitar essas fontes sempre que possível, visto que quanto menos fizer, mais próximo ao 100% do cabelo livre desses fatores você estará, concorda comigo?

Sendo assim, sempre que possível, deixe seu cabelo descansar, use chapéus (só não muito para também não abafar o couro cabeludo e te gerar outros problemas) e partiu cabelo mais saudável.

Não basta apenas hidratar os fios, é necessário umectar também!

Na verdade e independente do seu tipo de cabelo, é sempre bom manter seu cronograma capilar em dia.

Entenda o que é cronograma capilar e como fazer um cronograma capilar para iniciantes.

Porém, das etapas do cronograma que mais evitam o ressecamento é não apenas a hidratação que já conhecemos, como também a umectação capilar, sendo a com óleo de coco 100%  vegetal a mais famosa atualmente.

Nisso seu cabelo recuperará não só a umidade perdida, como também os lipídeos e demais nutrientes que uma boa umectação pode te trazer. Sem contar que esse processo também ajuda a reter a hidratação dos fios ao formar uma fina película protetora.

Use touca e fronha e cetim quando for dormir!

 

Elas não só evitarão o frizz e o ressecamento ao prevenir o cabelo de ficar se esfregando e perdendo umidade com as tradicionais fronhas de algodão, como também ao deixar seu cabelo em um coque alto frouxo (é o que recomendo antes de colocar a touca), você acabará tendo uma segurança extra para que nem as pontas, nem os cachos fiquem destruídos.

“Mas Lu, precisa ser a touca e a fronha”? 

Eu prefiro porque fora cuidar também da pele, se a touca cair (quem nunca passou por isso? kkk), ainda terei a fronha.

Ah, e uma dica extra para você que me leu até aqui.

Usar óleos com proteção também ajuda a manter os fios mais bonitos e hidratados.

 

Só leia sempre o rótulo para saber qual tipo de proteção cada óleo te fornecerá, ok?

E você, o que faz ou que produto ama para evitar o ressecamento?

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • Rodrigo Silva
    outubro 1, 2021

    Dicas sem igual!😀