Como fazer a cor pegar melhor ao matizar o cabelo com creme: 5 dicas

Por Posted on

Ruivas, loiras, marsalas, não importa: para a cor durar por mais tempo, você provavelmente já tentou matizar o cabelo com creme para realçar a cor específica dele, certo?

Mas e aí, fora usar bons produtos e produtos específicos para cada cor, será que existem truques para a matização pegar da melhor maneira possível? Visto que às vezes, por mais que fiquemos com o matizador no cabelo durante o tempo pedido pelo rótulo, a cor sai bem desbotadinha, né?

Pois é, depois de matizar meu cabelo de várias cores que, quem me acompanha no Instagram já viu, vamos ao apanhadinho de truques que fazem toda a diferença quando quero que a cor pegue da forma mais intensa possível.

Não sabe o que é matização e nem como matizar o cabelo em casa?

Então dê uma pausa para assistir a esse vídeo antes e aproveita e já se inscreva no canal que tem muita dica massa:

Então, bora para as dicas que vão ajudar o seu matizador a fixar muito melhor a cor no seu cabelo:

Dicas para a cor pegar melhor ao matizar o cabelo com creme

1. Evite fazer umectação antes do dia em que for matizar

Como a gente já sabe, um dos maiores benefícios da umectação é, fora alinhar o cabelo, criar uma fina película no fio, o que ajuda a manter “tudo que está dentro do fio”, impedindo assim que a hidratação saia, por exemplo.

Pois é, só que, quando você vai matizar o cabelo, você quer que a cor entre com facilidade, não é? É por isso mesmo que é bom você evitar fazer umectação ao menos 2 dias antes do dia em que for matizar o cabelo.

  • Mas atenção: essa etapa é extremamente importante para o saúde dos fios. Então, mantenha sempre o cronograma capilar em dia e não negligencie essa etapa. Inclusive, ela ficaria maravilhosa sendo feita antes da próxima lavagem, depois de já ter matizado, já que, se você entendeu bem a lógica, fica fácil deduzir que ela ajuda a cor a não escapar tão rapidamente, visto que a gente sabe que quanto mais colorido for o cabelo, mais parece que a tinta voa, infelizmente.

2. Desembarace o cabelo antes da lavagem

Isso é muito importante para que, quando você for entrar no banho, seus fios já estejam bem livres para receber a cor. Ou você nunca reparou que cabelo embaraçado torna mais difícil de qualquer tintura, nutrientes e até mesmo os seus lindos dedos de entrar? Rsrs.

Até porque, e indo de encontro com a dica 3…

3. Passe apenas shampoo antes do matizador

Ele não só limpará e tirará parte dos resídios que, querendo ou não, também são barreiras para o matizador penetrar, como também abrirá as cutículas para que a cor penetre melhor.

  • Recomendo usar shampoo comum ou shampoo antirresíduos nessa parte, pois eles abrem mais as cutículas do que o shampoo hidratante.

Inclusive, é por isso que indico que seu cabelo seja desembaraçado antes.

Mas por que não posso usar condicionador ou máscaras antes de matizar o cabelo?

Porque eles fecham as cutículas do fio, e essa experiência eu já tive. Não é que vai impossibilitar a cor de entrar totalmente, mas ela entrará de uma forma bem menos intensa do que quando você faz o processo de:

  1. Passar shampoo;
  2. Matizar;
  3. E só depois selar as cutículas com cremes de tratamentos e/ou condicionantes.

4. Depois de esperar o tempo de ação do matizador, use uma máscara de tratamento com tempo de ação rápido

Ah, e se a máscara tiver o poder de hidratar e condicionar ao mesmo tempo, melhor ainda, porque aí você fará um enxague a menos, visto que quanto mais você enxágua o cabelo, mesmo que seja no processo natural de cuidados no banho, mais a tinta escorre pelo ralo, não é?

Além do mais, isso fará com que a máscara não só hidrate e nutra seu cabelo, como, se ela tiver o poder condicionante (que sela as cutículas), te economiza mais uma lavagem.

Aí ficaria apenas um enxágue para tirar o matizador e a máscara juntos! O que significa mais intensidade na tintura!

Não entendeu?

Veja o resumo da ópera:

  1. Desembarace o cabelo antes do banho;
  2. Passe o shampoo;
  3. Matize o cabelo durante o tempo pedido pelo rótulo;
  4. Passe a máscara de tratamento de ação rápida com efeito condicionante por cima do matizador;
  5. Aí sim você enxágua tudo ao mesmo tempo.

E por que a máscara de tratamento tem que ser de ação rápida?

Porque como você já estará com a matização fazendo efeito há pelos menos uns 15 minutos ou mais, não é bom ficar mais 15 minutos para esperar o efeito da máscara, mas sim apenas o tempo pedido pelo fabricante.

Por isso, nesses casos eu sempre uso máscaras de efeito em 3 minutos, sabe?

E, por fim, uma dica extra para os dias quentes:

5. Enxágue com água fria

Se puder fazer esse último enxague com água fria, fica mais perfeito ainda, porque fora dar um brilho extra e melhorar o aspecto dos fios, também ajuda a selar mais ainda as cutículas, protegendo a cor dentro dos fios.

  • E lembra: antes de matizar você abre as cutículas, mas depois que matizou, você fecha, porque cutícula aberta pega bem produto, mas solta tudo pra fora também se não for bem fechada.

E é isso, se quiser assistir ao meu vídeo falando mais ainda sobre o assunto, está aí:

E caso tenha alguma dúvida, comenta aqui!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Açúcar no Cabelo: os Benefícios e Como Usar para Hidratar e Esfoliar os cabelos
Como fazer a cor pegar melhor ao matizar o cabelo com creme: 5 dicas