Se você esticar seu cabelo, ou até mesmo se ele estiver molhado ou com chapinha, ele fica enorme? Porém, é só secar que ele encolhe inteiro? Bem vinda ao mundo do fator encolhimento, que acontece principalmente com as cacheadas que possuem os cachos mais definidos, visto que quanto mais definido, mais o cabelo encolhe.

Se é assim, e se você quer se livrar do fator encolhimento, ou ao menos diminuir a intensidade dele, siga as 7 dicas que darei hoje.

É claro que espero que todas funcionem para você da mesma forma que funcionam para mim quando quero um cabelo mais longo. Porém, se ao menos metade das dicas te ajudar, já fico com o meu dia ganho também.

Vamos lá?

1. Fuja dos difusores de cabelo

Eles inclusive são uma das minhas dicas para quem quer definir mais ou cachos. Coisa que, como já entendemos, acaba gerando mais fator encolhimento.

Se for secar com difusor, nunca seque da forma tradicional que a maioria das pessoas secam. Ou seja, no movimento de baixo para cima, mas sim em um movimento lateralizado, sabe? Que não faz parecer que você está “amassando os cachos com o difusor”, mas sim secando eles esticados, como o exemplo da imagem:

como evitar fator encolhimento difusor
Se usar difusor, passe de forma perpendicular ao cabelo, como na foto.

2. Não amasse os cachos

Essa dica é meio óbvia para muita gente, porém, “piorando” a lógica acima do difusor, você define mais ainda os cachos se ficar amassando os mesmos com as mãos, concorda? E mais definição = cabelo mais “curto”.

3. Secar naturalmente seria o melhor, ainda mais se o dia não estiver quente

Pensa comigo: cabelos que secam em um dia mega quente, tendem a secar mais rápido, certo? Isso diminui o tempo em que seu cacho fica “pesando para baixo com a água e com o creme”, fazendo com que eles definam e encolham bem mais.

Agora, se não está tão calor, o cacho tende a demorar mais para secar. O que significa mais tempo para ficar “se espichando um pouco devido ao peso”. Percebe a lógica?

É claro que não se trata de nenhum milagre e não podemos mandar no tempo. Porém, entender a lógica já ajuda muito nos dias que você puder usá-la a seu favor.

Enfim, eu que sou brasiliense e atualmente moro em Curitiba, vejo claramente isso no meu cabelo quando vou visitar minha família.

Inclusive, até mesmo com o mesmo creme que levo na mala lá para Brasília, tende a definir bem mais e encolher bem mais por lá, visto que seca bem mais rápido naquele clima que, em grande parte do tempo, está quente e seco.

O ruim é que clima frio demais tende a dar frizz e deixar o cabelo mais “farofado”. Então, evitar os extremos sempre que possível – ainda que, mais uma vez e obviamente não sejamos donas do tempo – é legal.

4. Tente deixar o cabelo solto enquanto seca

Isso segue a mesma lógica do “peso” dita acima, pois se você prender, ou até mesmo ficar deitada na cama com ele esparramado pra cima para não amassar, mesmo assim tira parte do peso dele que acaba sendo “segurado pela cama ou pelo seu travesseiro”. Ou seja, não pesa o máximo que ele poderia a ponto de abrir um pouquinho mais os cachos.

Se você puder ficar em pé, melhor ainda!! Principalmente se o seu cabelo for grande e pesado, pois um cabelo molhado já pesa + o fato de você estar em pé, nisso a gravidade acaba ajudando um pouco mais.

Não é tão intenso quanto secar com um difusor por exemplo, mas para quem está sofrendo com os cachos encolhidos, qualquer mínimo detalhe já faz diferença, né?

E secar o cabelo com um coque, Luiza?

Isso com certeza solta os cachos, porém, fora poder dar fungo e prejuízos no seu cabelo que ficará abafado para secar, também não recomendo porque, na minha opinião, o cacho não fica bem mais soltinho, mas sim meio que sem forma, sabe? Enfim, não gosto e nem acho saudável para o cabelo.

5. Evite cremes consistentes e prefira os cremes “leves”

Aqui é legal evitar definidores de cachos, ou cremes que mega definem (ainda que não tenham escrito que são definidores no rótulo) e esses geralmente são mais grossos, ainda que obviamente, não seja uma regra universal.

Esse truque que falo sobre evitar cremes mais espessos e consistentes, é porque as chances de eles definirem tendem a ser maiores por causa da composição e estrutura deles. Porém, alguns cremes mais ralinhos que você não dá nada acabam definindo super também.

Então, a dica é que, ainda que você entenda essa tendência, é sempre bom reparar quais cremes definem mais e quais definem menos o seu cabelo na prática a fim de, a depender do que você quer no dia, você usar o creme certo para o seu objetivo do momento.

Geralmente os cremes mais leves tendem a deixar os cachos mais abertos.

6. Relaxamento natural dos cachos

Lembra do vídeo que postei sobre truques para relaxar e abaixar a raiz do cabelo, de forma natural e caseira?

Então, você pode tentar usar a lógica no seu cabelo inteiro, ou apenas na raiz, como desejar. O legal de entender aqui é que, fazendo nem que seja só na raiz, você também ganha uns centímetros a mais, correto?

Aí vai do seu gosto mesmo:

Por fim e apenas como dica extra:

7. Evite relaxamentos ou alisamentos químicos

Pois mesmo que a cabelereira fale que você irá apenas “relaxar e soltar os cachos”, com o tempo e com os retoques, você acaba perdendo totalmente a definição, conforme a lógica que expliquei + minha experiência com fotos documentadas no vídeo abaixo:

E é isso, qualquer dúvida pergunte e não deixe de também acompanhar no Instagram – Youtube – Facebook para receber mais dicas inéditas.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • Anna
    novembro 21, 2023

    Amei suas dicas, estava mesmo procurando por uma solução que deixasse meu cabelo cacheado por mais tempo.