Percebeu que seu cabelo começou a ficar ralinho em determinada área da cabeça; ou pior, com quedas de fios que parecem nunca acabar? Ou ainda conhece alguém que está passando por isso e está com medo de ficar até mesmo careca?

Pode ser que a gente esteja falando sobre Alopecia.

O que é Alopecia?

Alopecia, resumidamente falando, é um termo usado para representar vários tipos de queda de cabelo, podendo ser desde um afinamento dos fios, até a perda total de cabelos (esse último é super raro). Pode acontecer tanto em homens, quanto em mulheres.

Sim, mulheres também podem ficar “carecas”, nem que seja em apenas algumas áreas e de forma difusa.

A forma mais fácil de observar a Alopecia é quando uma determinada área da cabeça começa a perder grandes quantidades de cabelo, deixando o couro cabeludo à mostra naquele ponto.

Sabe quando o cabelo vai ficando ralinho e, de repente, o couro cabeludo aparece até queimado do Sol de tão exposto que ficou? Esse é um outro bom indício da Alopecia.

Por que a Alopecia aparece e quais as causas desse problema?

A Alopecia pode aparecer devido a várias causas, mas as mais comuns são:

  • Estresse;
  • Uso de alguns medicamentos que podem causar a queda de cabelo;
  • Disfunções hormonais, inclusive no pós-parto e na menopausa;
  • Uso de produtos químicos;
  • Algumas doenças como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, entre outras;
  • E até por herança genética.

Devido a essa variedade de causas, existem também os vários tipos de Alopecia (que inclusive podem ter a mesma causa, PORÉM, ser manifestadas de forma diferente), que são elas:

Tipos de Alopecia

Alopecia Androgenética: essa é a famosa calvície, que por ter causa genética associada à taxa de testosterona no sangue, é bem mais comum nos homens.

Alopecia Areata: causada principalmente por fatores emocionais, genéticos e autoimunes. É aquela que causa os “buracos arredondados ou ovais” no couro cabeludo, podendo progredir para outros tipos de Alopecia.

Alopecia Traumática: aqui ela acontece devido a algum traumatismo na cabeça (químico ou físico), ou ainda quando a pessoa desenvolve a mania de ficar arrancando os próprios cabelos.

Alopecia Seborreica: a causa aqui são as dermatites seborreicas, que são inflamações no couro cabeludo que surgem principalmente devido ao acúmulo de gordura ou oleosidade nos folículos capilares (onde nascem os fios). Essas inflamações podem causar tanto a caspa quanto a Alopecia Seborreica.

Alopecia Eflúvio: esse nome estranho é referente ao Eflúvio Telógeno, que é quando a queda de cabelo diária (aquela que todo mundo tem naturalmente) aumenta sua quantidade, resultando em maiores “bolos” de cabelo no chão do banheiro depois de lavar, ou presos na escova após escovar, por exemplo. Ou seja, vira algo acima da média em relação à queda diária e normal de fios de cabelo.

Apesar de parecer assustador, é comum esse tipo de queda de cabelo ser temporária, durando até 6 meses (Eflúvio Telógeno Agudo) ou mais de 6 meses (Eflúvio Telógeno Crônico).

Normalmente, esse tipo de Alopecia acontece devido a fatores como estresse, má alimentação (falta de nutrientes), pós-cirurgias, etc.

Alopecia Total: como o próprio nome já diz, é quando praticamente todos os cabelos caem da cabeça. Acontece principalmente por causas genéticas ou emocionais.

  • Importante: vale a pena frisar que não sou médica e nem especialista na área. Então, se tiver se identificado com algum desses problemas, procure seu médico ou dermatologista, tá bom?

Espero que esse assunto tenha ficado mais claro pra você! Qualquer adendo ou observação, por favor, deixe nos comentários. Se quiser ver outros conteúdos inéditos, acompanha nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.