Esses dias, uma nova seguidora que me encontrou graças a esse blog me mandou um inbox no Instagram, dizendo que estava muito desanimada por estar na transição capilar e que eu fui a única pessoa que falei sobre esse assunto que ela gostou.

“Lágrima de gratidão e felicidade aqui, snif”

Enfim, podia até ter ficado me achando, se não tivesse ficado super triste por ela falar que o processo está sendo tão doloroso e complicado, que está até pensando em cortar o cabelo “no estilo Joãozinho” logo. Fazendo o famoso e temido Big Chop.

Não que o cabelo curto seja algo ruim, mas no tom que ela falou, isso realmente parecia o fim do mundo para ela.

Enfim, resolvi deixar registrado algumas dicas aqui a fim de que todas que cheguem até aqui se sintam abraçadas.

O terror de ter o cabelo curto no período de transição capilar

É engraçado como a nossa cultura escraviza a gente, né? E essa escravidão é tamanha que muita gente realmente acredita que, para se sentir bonita, o cabelo precisa ser necessariamente grande. Coisa que eu assumo que também já pensei. Porém, com o tempo, com a idade e também já tendo experimentado diversos tipos de cabelo, cheguei à seguinte conclusão, ou melhor, às conclusões:

A primeira é que, ao menos para mim, o cabelo curto pode te deixar tão linda quanto o cabelo grande. Sabe o que será definidor para isso? A segurança e a postura de quem usa.

Ou você vai me dizer que nunca achou nenhuma menina com o cabelo mega curto, muitas vezes nem no estilo “Joãozinho”, mas raspado mesmo, super linda? Já, né?

E sabe por que isso aconteceu? Por causa da atitude, da POSTURA dela. E, claro, bem como toda e qualquer mulher e independente do cabelo ser curto, médio ou longo, se você cuidar da pele, da sobrancelha, da sua make (pode ser só um batom básico) e, enfim, coisas que você gosta e que você sabe que te valorizam, não tem como você se sentir feia.

Inclusive um cabelo “sem os cachos” por estar na transição capilar pode ser muito lindo, desde que você mantenha o seu cronograma capilar em dia, mais os cuidados que você já sabe que qualquer cabelo deve ter. Cacho não é tudo, ainda mais quando você se lembra que a saúde do fio também importa muito, concorda?

Mas voltando ao assunto do Big Chop e caso você realmente queira fazer…

Mais vale um cabelo curto que te deixa feliz, do que longo que está te dando agonia

É claro que cada caso é um caso, mas pensa comigo: o que te dá agonia?

Eu por exemplo, passei anos e anos cheia de pontas finas no cabelo “porque achava que ser grande era o que importava”. Hoje em dia prefiro mil vezes um curto sem tantas pontas, do que um grande que é metade ponta.

E o engraçado é que nós também não achamos o cabelo cheio de pontas das outras pessoas bonito, mas quando é o nosso, a gente só foca “no tamanho” e fica de bobeira pra cortar.

A mesma coisa em relação à química: o que te importa mais, ter o fio bem cuidado, mesmo que ele esteja ainda em transição, ou já cortar toda a parte quimicada de vez, visto que dá para ser bonita e ter autoestima dos dois jeitos? Ou seja, fazendo ou não o Big Chop?

Digo isso porque vejo muita menina em transição que o cabelo tá tão bem cuidado, que mesmo com dupla textura fica legal, sabe?

Mas aí e mais uma vez, vai do que te faz se sentir melhor e também de não se enganar em relação a isso. Nem sempre temos uma escolha boa e outra ruim, mas sim duas que na nossa cabeça “são ruins”, com a diferença de que uma nos fará nos sentir melhor em mais curto prazo que a outra, entende a diferença?

Penteados

Mesmo não estando em transição capilar, o penteado que mais uso e um dos que mais amo na vida é o famoso coque:

Fiquei bonita ou não fiquei? E nem precisava ter o cabelo grande (estando ou não em transição) para me sentir bonita.

Fora a postura e se sentir bem assim (ou seja, tem que gostar de coque também, pois não basta só eu gostar!), tudo dependerá também da maneira que você for fazer. Por exemplo, colocar um acessório bonito e deixar o coque mais alto e fofinho já deixa o visual bem mais estiloso, não acha?

Se você não sabe dos truques para deixar o coque mais volumoso, bem como demais acessórios que você pode usar nos seus coques, fiz um vídeo em que ensino alguns truques, bem como alguns tipos de coques:

No fim, se você realmente deseja cortar seu cabelo, pare de achar que ficará feia por causa disso. Olha só a Erika Januza:

MA-RA-VI-LHO-SA, né?  E ela é só uma das mulheres que você pode se inspirar nessa internet.

E é isso, qualquer dúvida, pergunte. Não deixe de também acompanhar no Instagram – Youtube – Facebook para mais dicas e conteúdos inéditos.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.