Como usar shampoo sem agredir é uma grande preocupação principalmente para muitas crespas e cacheadas, visto que pode causar ressecamento e desidratação dos fios. Tanto é que muitas deixam de usá-lo por alegar que o produto estraga o cabelo.

Eu não penso tanto assim, até porque “do jeito certo”, a limpeza que o mesmo faz é constantemente necessária para a saúde dos fios, ainda mais se você pensar que muita gente faz por exemplo a técnica “no poo”, mas “não faz direito”. Nisso acaba inclusive deixando o cabelo “mais feio” do que quando usava o shampoo.

É claro que existem produtos que também limpam bem o couro cabeludo, mas não são shampoos. Porém, isso você entenderá melhor até o final desse conteúdo.

Vamos às dicas?

Não precisa usar shampoo todos os dias.

 
  

Sabe quando você está indo para a academia todos os dias, correndo todos os dias, ou apenas em uma época de muito calor e quer porque quer lavar o cabelo diariamente?

Saiba que você não precisa aplicar o shampoozão todas as vezes. Quando quero mais tirar o suor do que a sujeira, até porque o couro cabeludo já está limpo, gosto de lavar apenas com o famoso yamasterol amarelinho, pois fora também possuir agentes limpantes (inclusive, muitas pessoas fazem técnicas sem shampoo com ele), ele também hidrata e deixa o cabelo super leve.

Depois finalizo como o de costume e prontinho.

Como usar shampoo de forma menos concentrada?

 

Acrescentando um pouco de água!

Essa eu aprendi com uma cabelereira que ia muito quando mais nova. Ela me ensinou que é muito bom misturar metade shampoo e metade água para diminuir o ressecamento do cabelo, enquanto limpa mesmo assim.

Essa dica super funciona para mim. Inclusive, eu também notei o adendo de que, ao misturar o shampoo com a água, ele tende a penetrar melhor no couro cabeludo, visto que a água se espalha mais facilmente do que uma bolota do limpante. No fim, também facilita que eu limpe tudo direitinho.

Enfim, teste essa misturinha com um shampoo que já esteja acabando em sua casa para garantir que dará tudo certo e depois me conte o que achou.

Co Wash para agredir menos os fios?

 

Prático, o co-wash pode ser usado como um shampoo, ou seja, direto no couro cabeludo. A diferença está na fórmula, que não tende a espumar, ao mesmo tempo que limpa e hidrata os fios. Inclusive, o Yamasterol amarelinho que falei acima é um exemplo desse tipo de produto, mas existem vários outros nessa proposta nas farmácias e mercados, basta observar o que está escrito no rótulo + o modo de uso de cada um deles.

Assim que depositado, basta massagear muito bem cada ponto do couro cabeludo e depois enxaguar em abundância. Em geral, a quantidade que eu particularmente gosto de usar equivale ao dobro ou triplo daquela usada para o shampoo de costume. E como não resseca, aí que não tenho medo de ser feliz mesmo.

Não sabe o que é isso? Entenda o que é CoWash

Pré shampoo para agredir menos o cabelo:

 

Conforme o próprio nome já sugere, o pré shampoo é uma técnica utilizada (em geral) de 20 a 30 min antes da lavagem por muita gente que alega que esse ato diminui os danos causados pelo shampoo.

Muita gente usa principalmente o óleo de coco para esse fim. Já outras pessoas preferem comprar produtos específicos (basta olhar o rótulo).

Entenda mais sobre o que é e como fazer o pré shampoo.

No fim, fora existir formas de não usar sempreeee o shampoo, bem como usar menos do mesmo, ele ainda possui a importância de limpar os fios com mais facilidade do que outros métodos (ainda mais para quem não tem paciência de super massagear, etc), deixando assim os fios limpos com mais facilidade. Nisso nem precisa falar que cabelo l-desobstruído recebe melhor os tratamentos, inclusive do nosso cronograma capilar, ficando assim cada vez mais forte e saudável.

E você, tem algo que gosta de fazer para diminuir o ressecamento dos fios? Deixe nos comentários.

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.