Sabe quando aparecem várias bolinhas na sua pele que ficam vermelhas, às vezes coçam, outras vezes criam até pus e ficam parecendo espinhas? Podendo aparecer desde no pescoço, virilha, área da barba (nos homens), até nas pernas e nádegas? Pois então, isso é o que chamamos de Foliculite.

O que é Foliculite, afinal?

A foliculite nada mais é do que uma inflamação no folículo piloso, que é o lugarzinho da nossa pele onde nascem os pelos.

Ah, não confunda com pelo encravado, que é apenas o pelo que não conseguiu sair da pele e começou a crescer “pra dentro”. Porém, é super comum os pelos encravados causarem foliculite, devido às inflamações que podem ocorrer a partir desse “encravamento”, entende?

A partir de agora, veremos algumas dicas e receitinhas caseiras que vão te ajudar a evitar, bem como tratar a foliculite em casa.

Mas claro, se a coisa apertar e essas dicas não funcionarem, trate de ir a um médico dermatologista, tá bom?

Dicas para evitar a Foliculite

1. Esfoliação com esponja vegetal

Se você ainda não tem uma esponja vegetal em casa, bora arrumar uma!

Só cuide que às vezes essa esponja chega muito dura. Nesse caso, o melhor é deixar ela de molho em um condicionador de cabelo de um dia para o outro, que aí ela já amacia bem.

A textura ideal da bucha vegetal que queremos aqui é que ela seja macia, mas nem tanto, porque ainda queremos que consiga retirar as células mortas e resíduos da nossa pele quando formos passar. Tudo isso sem machucar, fazendo praticamente uma esfoliação na pele.

Por que esfoliar a pele?

Primeiro de tudo porque a esfoliação deixa sua pele mais macia e fina, facilitando que ela absorva melhor os cremes hidratantes, por exemplo.

Segundo é que ela evita a foliculite por deixar os folículos pilosos mais limpos, além de, devido à pele ficar mais fina, macia e hidratada, os pelos acabam tendo mais facilidade em crescer, evitando que encravem e inflamem.

Quando fazer esfoliação com esponja vegetal

Eu recomendo que você faça pelo menos 1 vez por semana, mas nunca mais do que 2 vezes, pois pode agredir sua pele.

2. Cuidado com a depilação

Tá aí uma das maiores causas de foliculite! Primeiro porque a fricção gerada quando passamos a lâmina na pele pode acabar agredindo e inflamando, segundo porque se a lâmina não estiver bem higienizada, ela pode acabar trazendo fungos e bactérias para dentro dos folículos, causando mais inflamação.

Ah, e não é só a depilação com lâmina que é perigosa não! A depilação com cera – e até mesmo aquela com creminho que faz o pelo cair – também podem causar irritação e inflamação na pele, causando mais uma vez a tal da foliculite.

Nesse caso, a melhor solução é depilar a laser, ou deixar crescer e ficar por isso mesmo, rs.

Como a depilação a laser é inviável para muita gente, o que podemos fazer é manter as lâminas de depilar sempre limpas e passar um creme calmante na pele após a depilação. Além das dicas dadas por aqui, claro.

3. Evite roupas apertadas

Seguindo a mesma lógica do item anterior, o problema das roupas apertadas é que elas causam mais atrito e fricção na pele, favorecendo o aparecimento da foliculite.

Pior ainda se o tecido for daqueles que não deixam a pele respirar, aí cria um ambiente de atrito, calor e umidade: maravilhoso de lindo para irritações, fungos e bactérias.

Receitas caseiras para tratar e evitar a Foliculite

1. Esfoliação caseira de pele com açafrão

Lembra que falei da esponja vegetal no início desse conteúdo?

Então, vamos usar ela de novo. Você também vai precisar de um sabonete líquido bem hidratante e um pouco de pó de açafrão.

Separe um recipiente com um pouco do sabonete líquido hidratante e misture com o açafrão, até ficar aquele sabonete bem amarelo. O meu eu misturei e deixei uns 2 dias parado para o sabonete absorver bem o açafrão e não ficar com aqueles “pozinhos”. Porém, não tem problema nenhum usar com os “pozinhos” caso não queira esperar, tá? É só porque tem gente que se incomoda com eles mesmo. Eu me incomodo bem mais é com a foliculite, rsrs.

O açafrão tem várias propriedades boas para a pele: hidrata, ilumina e também possui um alto fator anti-inflamatório e cicatrizante. Veja os benefícios do açafrão para a pele e uma receita de máscara para o rosto usando açafrão.

Depois, agite bem a mistura e despeje esse “sabonete de açafrão” que você fez direto na bucha vegetal. Pouco a pouco, que nem você faz com seu sabonete líquido comum mesmo. Ou seja, não é para usar tudo de uma vez.

Bem, eu ao menos gosto de fazer bastante para ir usando ao longo dos dias como um sabonete normal mesmo.

Aí é só ir tomando seu banho na paz de Cristo normalmente, com a diferença de que às vezes você usará essa bucha com a misturinha para se ensaboar.

Ah, e há quem diga que o sabonete de açafrão também tira os pelos ao longo do tempo. Como se fosse uma depilação definitiva natural! Será? Ainda estou testando isso, mas se você já testou, escreva nos comentários o que achou.

2. Pastinha de óleo de coco

Outra dica legal, ainda mais se você já está com foliculite, é misturar um pouco de pó de açafrão com óleo de coco, fazendo uma “pastinha”.

Aí você passa essa pastinha nas feridinhas e deixa agir por uns 10 minutos antes de tomar banho, de preferência usando a receita caseira acima para se ensaboar e potencializar mais ainda os resultados.

Aqui estamos aliando o poder anti-inflamatório e cicatrizante do açafrão, com o poder antifúngico e antibacteriano no óleo de coco, passando direto nas inflamações para acelerar a cura delas.

Mas Lu, eu não tenho açafrão, não tenho óleo de coco, nem bucha vegetal em casa! O que eu faço então?

Compra!

Zoeira kkkk, mas tô falando sério! São produtos baratinhos que valem a pena ter. Porém, enquanto eles não chegam em sua humilde residência, o que você pode fazer é seguir a próxima dica/receitinha:

3. Esfoliação com açúcar e mel

É isso mesmo, é só misturar aquele açúcar que você tem casa com mel, passar pelo corpo todo para evitar a foliculite, ou passar com cuidado pelas feridas para ajudar a tratá-las.

Aí espera uns 10 minutinhos e lava normalmente. Se passar nas feridas, pode deixar até secar e a pele absorver bem antes de lavar.

Só tome cuidado para não machucar suas feridas, tá? Vá com calma e cuidado nessa hora.

4. Esfoliação com sal e azeite de oliva

Essa é uma alternativa à esfoliação com açúcar e mel que muita gente diz adorar e por isso estou dividindo com vocês. Porém, como eu nunca fiz, não sei dizer se funciona tão bem quanto as outras dicas. Então se alguém já fez, comenta aqui embaixo para dar aquela luz pra gente! 😉

Atenção e Cuidado!

Como vimos, grande parte das dicas envolve esfoliação. Então, se você já está com foliculite, tenha cuidado na hora de fazer.

Já que existem graus e graus do problema, é preciso que você veja se no seu caso dá pra esfoliar sem machucar, passando sempre devagar e com cuidado, tal como já dito anteriormente.

E mais importante ainda: nunca estoure ou cutuque as feridas, pois pode piorar!

Não se esqueça de recorrer sempre a um médico se nada aqui tiver te ajudado, ok?

Ah, se quiser ver mais detalhes sobre o assunto, dá um play no vídeo abaixo:

E é isso, espero que esse conteúdo seja útil pra você. Qualquer coisa, comenta aqui embaixo! Se quiser ver mais conteúdos diferentes, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.