Como melhorar o aspecto do melasma na pele?

Bom, gente, eu tenho melasma (manchas escuras na pele), o que me incomoda bastante, pois as minhas manchas não são só ao redor dos olhos; tenho na barriga e no peito também. Entretanto, o que mais me incomoda é no rosto. As pessoas sempre me perguntavam se eu não tinha dormido direito, se tinha levado uma porrada, por que eu tinha aquelas manchas etc. Foi quando resolvi buscar soluções para melhorar o aspecto do melasma na pele.

Decidi procurar tratamento. Comecei indo na dermatologista. Ela mandou manipular um ácido para passar ao redor dos olhos na seguinte composição:

  • ácido retinóico – 0,05%
  • arbutim – 4%
  • melawhite – 4%
  • vitamina c – 4%
  • creme de 30g

O problema não foi resolvido como eu queria, pois não poderia usar esse creme nas pálpebras. Isso significa que teria um clareamento de apenas 50% da região dos olhos.

Após poucos dias de uso, percebi que a região dos olhos começou a descamar, o que trouxe um desconforto horrível ao lavar o rosto e transpirar.

O pior problema foi que, como eu uso maquiagem (corretivo e base) pra deixar o meu rosto uniforme (o que resolvia esse problema), agora não funcionava mais, pois na parte do rosto que eu usava o ácido, a maquiagem rachava/craquelava.

Usei o produto até acabar, mas não estava nada satisfeito com o resultado. Fui até uma clínica de estética ver o que tinha de bom para o meu caso. Enfim, decidi arriscar nos tratamentos e não quis mais usar esses cosméticos.

Após uma avaliação, eles me indicaram uma carboxterapia + microagulhamento. Paguei um preço caro na época, não me recordo o valor específico. Entretanto, também não obtive o resultado desejado.

A carboxterapia (injeções de CO2) é recomendada para aquelas pessoas que têm olheiras devido a uma má circulação no local. O tratamento iria ajudar. Porém, como a origem da minha mancha não era má circulação, mas sim um fator genético, nada resolveu.

Já o microagulhamento é um tratamento bem mais agressivo. Trata-se de pequeninas agulhas que são perfuradas na pele, estimulando a produção do colágeno e a renovação celular.

Eu percebi que a minha pele ficou mais fina, melhorou os aspectos das minhas rugas de expressão na testa, porém, não se passa a dermapen (objeto chave do microagulhamento) na região dos olhos.

Eu vou anexar aqui uma foto do meu rosto durante a sessão do microagulhamento. Achei bem doloroso.

Durante a sessão, não senti dor, pois estava anestesiado. O problema é depois….

Dois dias depois do tratamento, não aguentava nem colocar o rosto sobre o travesseiro. Não sei dormir de barriga pra cima. Então, foram 2 noites mal dormidas.

Quando eu estou sonolento, costumo lagrimejar de sono, isso foi horrível, o sal da lágrima escorrendo pelo meu rosto em carne viva foi péssimo. A experiência foi tão ruim que só fiz 1 de 3 sessões do pacote. Transferi as sessões restantes para minha mãe.

Após essas experiências frustradas em clínicas de estéticas, voltei em uma farmácia e conversei com a atendente. Ela me sugeriu um creme especifico clareador para a região dos olhos, o da La Roche-Posay Pigmentclar Olhos.

Bom, se eu tivesse usado ele antes, tudo estaria melhor. Percebi um clareamento bom, mas com o uso continuo, a região afetada descamava. O segredo era usar 2 dias seguidos, depois usar um bom hidratante por mais dois dias. Assim, o efeito da descamação era menor. O problema era que esse creme custava uns R$200 por 15ml, e durava uns 40 dias no máximo.

Durante um vídeo no Youtube sobre cuidados com a pele, a Juliana Goes mencionou a vitamina C. Ela disse o seguinte: “amigas, é melhor investir numa boa vitamina C do que numa base importada. Base não é um tratamento. Uma boa vitamina C tem vários benefícios, como a diminuição das linhas de expressão, clareamento, melhoria da elasticidade do rosto, retardamento do envelhecimento da pele, entre outros”.

Decidi usar a vitamina C. Fiquei bastante feliz, pois usando o creme clareador para os olhos por 2 dias + os outros dois dias com a vitamina C (ela também possuía componentes hidratantes), o meu rosto nunca mais descamou. O creme clareador acabou, não comprei outro. Continuei só com a vitamina C.

Com o uso continuo, percebi que a região das manchas começou a ficar mais uniforme com o meu tom de pele. O resultado foi tão grande que as pessoas começaram a me perguntar o que eu estava fazendo, pois meu rosto era outro.

Pra finalizar o texto, vou deixar aqui a marca da minha vitamina C (Sixi premium) que venho usando há uns 3 meses. De acordo com o fabricante, ela é a única comercializada no Brasil com 35%. Vocês podem achar no mercado livre, o preço é incrível: 2 potes por R$89.

O creme para olhos La Roche-Posay e a Vitamina C que uso.

Não uso apenas na região dos olhos, mas no rosto todo. Em relação à maquiagem, meu rosto nunca ficou tão bonito. Completamente uniforme. Nem uso mais corretivo, a minha base da Mac (Studio Fix) consegue deixar o meu rosto bem uniforme. Até aquelas linhas de expressão que a base evidenciava, não é mais um problema, elas estão bem mais suaves.

Espero ter ajudado e qualquer coisa me perguntem.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Qual a diferença entre Reconstrução e Cauterização?
Como melhorar o aspecto do melasma na pele?