Axilas Escuras: 7 Causas das manchas que você pode evitar agora

Tá querendo usar aquela blusinha sem manga, botar o “sovaco” pro ar, mas quando se olha no espelho fica com vergonha das suas axilas escuras? Então vem ver as principais causas desse problema e, de quebra, como resolvê-los daqui pra frente.

Por que as axilas ficam escuras?

Já reparou que as áreas que mais escurecem do nosso corpo são aquelas em que existem as “dobras” ou articulações? Por exemplo as axilas, virilhas e até mesmo o pescoço em alguns casos.

O que acontece é que, devido a um “trauma” (que constantemente é um atrito) sofrido na pele daquela área, se desenvolve um tipo de processo inflamatório que acaba escurecendo essas regiões.

Causas das Axilas Escuras

As causas do escurecimento das axilas são várias, então veremos as principais a seguir:

Atrito da pele

O atrito causado na pele causado pelo movimento dos braços pode gerar irritações, além de poder sim escurecer a área, principalmente em quem tem sobrepeso, visto que o atrito tende a ser maior, mais intenso e mais localizado em várias partes do corpo.

Para evitar esse problema, passe um óleo ou creme hidratante (se puder misturar os dois, mais perfeito ainda!) sempre depois do banho para dar aquela aliviada no atrito.

Depilação com lâmina ou cera

A depilação feita tanto com lâmina de barbear, quanto com cera podem escurecer as axilas, já que ambas agridem bastante a área.

A lâmina gera um atrito tão forte que acaba descamando a pele da axila, além de causar pequenos ferimentos, enquanto a cera machuca a pele arrancando os pelos na força e também pode causar ferimentos.

Depois do atrito, essas depilações são a segunda maior causa do escurecimento das axilas.

Atualmente o melhor método para depilação sem agressão é a depilação à laser, ou depilações caseiras que causem zero atrito (estou testando uma que espero contar lá no canal em breve).

Inflamações

Como vimos anteriormente, a hipercromia (termo técnico do problema de axilas escuras) acontece devido a traumas e processos inflamatórios. Então, problemas como foliculite (inflamação dos folículos pilosos, que são por onde nascem os pelos) favorecem as manchas aparecerem.

Essas inflamações normalmente são causadas pelas depilações de lâmina ou cera, além de pelos encravados. Então, evitando depilar com lâmina ou cera, bem como esfoliar a pele de tempos em tempos (já leu o post sobre esfoliação caseira que postamos aqui?) pode te proteger de muitas inflamações.

Roupas de tecido sintético ou muito apertadas

Roupas muito apertadas ajudam a dar mais atrito ainda na área das axilas. Se for de tecido sintético então, pior ainda, já que esse tecido não deixa a pele respirar.

A dica aqui é usar roupas mais soltinhas e de preferência de algodão.

Desodorante com álcool

Os desodorantes com álcool podem causar irritações na pele, ainda mais se tiver parabenos ou corantes, que também podem causar alguma alergia. Aí a longo prazo podem escurecer a região também.

Quando for comprar desodorante, veja no rótulo se contém algum desses ingredientes e prefira sempre os sem perfume, que são os menos agressivos, devido a algumas essências também poderem causar alergias.

Umidade, abafamento e proliferação de fungos e bactérias

A regra é clara: calor + umidade = grandes chances de atrair fungos e bactérias, rsrs. Por isso é importante manter suas axilas sempre sequinhas e arejadas, evitando ao máximo que elas fiquem úmidas por muito tempo, já que nosso corpo é uma fonte natural de calor.

Sempre que sair do banho, seque bem as axilas.

Genética

Essa é a causa mais difícil de remediar, já que acontece mesmo que a pessoa tenha todos os cuidados do mundo. A causa genética é a menos comum, então o ideal é consultar um dermatologista para ver qual a melhor forma de tratar esse problema.


Agora que você já sabe as principais causas das axilas escuras, fica fácil de evitá-las, não é mesmo? Espero que você tenha curtido o conteúdo e, para mais coisas legais, siga nas redes: InstagramFacebookYoutube.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Soro Fisiológico no cabelo: é bom mesmo? Como usar para hidratar os cabelos
Axilas Escuras: 7 Causas das manchas que você pode evitar agora