Como limpar e higienizar objetos, sapatos, roupas, eletrônicos e alimentos para evitar o Coronavírus (COVID-19)

Pois é povoréu, quem diria que a simples higienização de objetos, eletrônicos (principalmente o celular) e inclusive os alimentos seria tão importante nas nossas vidas. Então, já que temos que fazer nosso melhor para evitar a disseminação do Coronavírus, bora aprender direitinho como limpar e higienizar tudo o que tocamos, comemos e até mesmo onde pisamos!

E claro, essas dicas não só podem – como devem – ser levadas para a vida inteira. Afinal de contas, se a gente já tivesse esse hábito desde sempre, com certeza muitos problemas com vírus, bactérias e afins poderiam ser, se não evitados, ao menos minimizados, concorda?

Como Higienizar Objetos

Para higienizar os objetos e superfícies, use apenas o clássico: pano limpo, água e sabão. Essa combinação consegue eliminar o vírus e deixar os objetos e superfícies limpas.

Evite usar álcool ou álcool em gel, pois dependendo do material do objeto ou superfície, pode danificar. Sem contar que o sabão/detergente, tal como já visto inclusive rotineiramente nos telejornais, já é bastante poderoso! Ainda mais se correlacionado às ações mecânicas de limpeza.

  • Muita gente pensa que quanto maior a porcentagem do álcool, melhor a eficácia. Porém, isso não é verdade quando se trata de matar o vírus. Se você usar, por exemplo, o álcool 90%, ele pode não ter tempo de funcionar, pois evapora rápido demais, entende? O ideal é usar o álcool 70%.

Agora continuando:

Como Higienizar Celular e Eletrônicos

Aqui a melhor coisa é utilizar o Álcool Isopropílico, que consegue desinfetar sem prejudicar os componentes eletrônicos.

Apesar do nome difícil, você o encontra com facilidade em lojas de informática, supermercados, farmácias e lojas de coisas de escritório. Mas claro que agora você vai procurar nas lojas online, não é mesmo? Nada de sair na rua pra comprar, ainda mais que muito provavelmente essas lojas estarão fechadas.

Dá um Google que você acha facinho em lojas online como Americanas, Submarino e muitas outras. Aí é só pesquisar o melhor preço, pegar um paninho limpo e mandar bala.

  • NÃO use álcool em gel para essa finalidade, pois pode acabar estragando a tela e demais componentes dos seus aparelhos!

Como Higienizar o Celular

De posse do Álcool Isopropílico, retire a capinha de proteção do seu celular (caso você use uma). Lembrando que ele deve estar desligado e sem estar conectado ao carregador.

Molhe um lenço ou paninho com o álcool e passe no aparelho, com suavidade. Passe por toda a superfície, evitando apenas as entradas de energia e áudio (conectores dos fones de ouvido e do carregador, e autofalante (onde sai o som) do celular).

  • Não passe o álcool direto no celular e nem encharque o pano a ponto de pingar. Isso também pode causar algum dano ao aparelho.

Após passar o pano com álcool, deixe o celular secando por uns 10 minutinhos. Enquanto isso, faça o mesmo com a capinha que você retirou. Limpe-a bem com o paninho com álcool.

  • Apenas na capinha protetora você pode, se quiser, passar álcool em gel. Mas eu pessoalmente não gosto muito porque fica ensebado.

Faça essa limpeza a cada 3 dias e também todas as vezes em que chegar em casa, depois de ter saído por alguma necessidade. E claro, limpe caso outras pessoas usarem o aparelho (não recomendado dividir nada nessa época).

Como Higienizar Notebooks, Computadores e demais Eletrônicos

Utilize o mesmo processo que você utilizou para higienizar o celular, passando o pano com álcool isopropílico em toda a superfície deles, principalmente nos teclados, mouse, controle de videogames, controles de TV, etc que são onde botamos mais as mãos.

Não se esqueça de, mais uma vez, ter certeza que eles não estão em nenhuma fonte de energia e desligados.

Como Higienizar Sapatos e Roupas

Sempre que voltar pra casa depois de ter saído, tome cuidado com suas roupas e seus calçados, pois eles podem sim trazer o vírus para dentro de casa.

O mais recomendado é, ao sair, já deixar preparado uma muda de roupas na porta de casa, para que quando você chegar, já possa trocar de roupa e calçado antes de entrar.

Porém, isso pode não ser possível para algumas pessoas. Nesse caso, faça o seguinte:

  • Tire os calçados antes de entrar;
  • Vá direto lavar as mãos e punhos com água e sabão, sem chegar perto de nenhum morador da casa;
  • Tire suas roupas e já as lave.
  • Se puder, tome um banho.

Para desinfetar os calçados, use álcool 70 em gel ou líquido, ou lave com sabão. Eu prefiro com sabão, porque já faz o necessário e com certeza não estragaria o material.

Como Higienizar Alimentos

Aqui o processo começa já nas sacolas de compras e embalagens.

  • Retire todos os produtos das sacolas em uma superfície, como uma mesa por exemplo.
  • Coloque as sacolas em uma bacia e deixe de molho em água com sabão. Mexa bem para fazer espuma.
  • Lave bem as mãos com sabão ou detergente.
  • Então, lave todas as embalagens dos produtos industrializados com água e sabão.
  • Para os alimentos não industrializados, como frutas, legumes e verduras, deixe-os de molho por 10 minutos em uma bacia com água e água sanitária. A proporção é 1 colher de água sanitária para cada litro de água, ok?
  • Depois, limpe com água e sabão a superfície que teve contato com essas sacolas e embalagens.

E assim temos o básico para protegermos nossa casa com eficiência do COVID-19.

Espero que esse post tenha sido útil. Qualquer dúvida ou acréscimo, comenta aqui embaixo. E claro, compartilhe se achar que pode ser útil a alguém.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
O que é comedogênico e não comedogênico?
Como limpar e higienizar objetos, sapatos, roupas, eletrônicos e alimentos para evitar o Coronavírus (COVID-19)