Benefícios da Vitamina C para a pele: melhora rugas, clareia manchas e mais

Que a Vitamina C na alimentação é ótima para a imunidade do nosso organismo a gente já sabe, né? Ou pelo menos conhece aquele antigo ditado que diz que o melhor para a gripe é “Vitamina C e cama”. Ou nem isso você conhecia? Rsrs. Mas você sabia que a Vitamina C usada diretamente na pele tem vários benefícios, como melhorar rugas, clarear manchas e muito mais? Pois é, fica comigo que você vai ver o quão top ela pode ser!

Apesar de ser essencial para nosso corpo, a Vitamina C não é produzida dentro do organismo, sendo necessário que a gente ingira alimentos que a contenham, como laranja, limão, acerola, brócolis, espinafre etc.

Dentro do corpo, ela age como antioxidante (prevenindo envelhecimento), melhora a circulação sanguínea, a saúde dos ossos e aumenta nossa imunidade. Além de ajudar na absorção de nutrientes como o ferro (por isso é comum ter laranja junto da feijoada) e estimular a produção de proteínas como o colágeno.

Nem começamos direito e já disse um monte de coisa boa, vai dizer? Enfim, vamos agora ver como ela age quando usada diretamente na nossa pele:

Benefícios da Vitamina C para a pele

Hoje em dia, o uso de Vitamina C para cuidar da pele está ficando cada vez mais popular, o que é ótimo, já que assim fica mais fácil e barato de aproveitar os benefícios que ela proporciona, que são vários, por exemplo:

Anti envelhecimento

Como vimos no início do post, a Vitamina C ingerida é um antioxidante poderoso que combate os radicais livres; radicais esses que são responsáveis pelo nosso envelhecimento. Na pele não é diferente.

Funciona assim: com o tempo, as nossas células vão passando por processos de oxidação, que geram os famigerados radicais livres responsáveis por envelhecerem nosso corpo. Então, como a Vitamina C é antioxidante, ela previne que essa oxidação natural ocorra, impedindo a geração dos radicais livres. Massa, né?

Diminui rugas e linhas de expressão

Além de ser antioxidante, ela também promove a regeneração celular da pele. Ou seja, substitui células velhas por células novas.

Isso faz com que pequenas rugas e marcas de expressão sejam atenuadas, dando uma aparência mais jovem 🙂

Dá firmeza para a pele estimulando a produção do colágeno

Outra coisa relacionada com as duas anteriores é o fato de ela estimular a produção do colágeno na nossa pele.

O colágeno é a proteína responsável por manter a elasticidade e firmeza da pele. O problema é que, depois que ficamos adultos, nosso corpo produz muito pouco colágeno. Por isso, nossa pele vai ficando mais espessa e flácida do que quando éramos mais jovens.

E é aí que a Vitamina C entra em ação, fazendo com que o colágeno seja produzido em maior quantidade e, ainda por cima, mantém ele ativo por mais tempo. Assim nossa pele consegue se manter mais firme e saudável por mais tempo.

Clareia manchas e ilumina a pele

Pois é, além de tudo o que foi falado, ela ainda tem uma poderosa ação clareadora na pele, conseguindo melhorar tanto áreas escurecidas como as axilas, quanto os melasmas!

Isso acontece porque ela inibe a produção de uma enzima responsável por controlar a melanina na pele. Ou seja, além de clarear, ela também evita que novas machas venham a aparecer.

Potencializa o filtro solar

Como o Sol é um dos principais fatores que causam a oxidação e o envelhecimento da pele, podemos passar Vitamina C logo antes do protetor solar.

Assim, além de protegermos a pele dos raios UV, a ação antioxidante da vitamina previne o envelhecimento precoce causado pelo Sol.

Como usar a Vitamina C na pele e onde encontrar

Para fazermos o tratamento da pele com Vitamina C, precisamos de produtos que sejam à base dela, podendo ser:

  • cremes anti-idade: ideais para peles mais ressecadas;
  • séruns: ideais para peles mais oleosas;
  • hidratantes: podem ser usados no pós-banho ou pós-sol;
  • sabonetes: para uso no banho;
  • suplementos: bons para quem não consegue ingerir muitos alimentos à base de Vitamina C.
  • produtos manipulados: para quem quer um produto para uso específico, ou ainda pagar mais barato, vale a pena mandar manipular em uma farmácia de manipulação confiável.

Para usar a Vitamina C no seu dia a dia, você pode fazer o tratamento tanto pela manhã, ao acordar, quanto pela noite, antes de dormir.

Pode também fazer os dois juntos, não tem problema não. Ah, e antes de pegar aquele Sol, não esqueça de usar a vitamina antes do filtro solar (se bem que o ideal mesmo é usar antes do filtro solar todos os dias, já que não devemos usar filtro apenas no Sol, rsrs).

Atenção ao nível de concentração da Vitamina C

Uma coisa que não é muito falada, mas é bem importante se ligar, é o nível de concentração da vitamina.

Como assim, Lu?

Quando for escolher seu tratamento, veja o nível de concentração da vitamina no rótulo. Você pode achar concentrações que variam de 5%, 10% ou até mais de 20%.

Tem quem diga que de 20% ou mais é melhor, porque tem muito mais vitamina. Porém, isso não é verdade: o fato é que, apesar de ter mais vitamina concentrada, a nossa pele não tem tanta facilidade assim para absorvê-la quando está alta demais. Estudos já mostraram que produtos acima de 20% nem sempre são absorvidos de forma satisfatória.

Outro ponto negativo de uma concentração alta é a aceleração do metabolismo celular, o que pode causar irritações, vermelhidão e até acnes!

Então, se você pretende começar agora a usar Vitamina C na pele, prefira a concentração de 5% para ir acostumando o rosto com o ativo. Depois, pode usar a de 10% que é sucesso!

Sem quiser aumentar para mais de 10%, recomendo ir conversando com o seu dermatologista.

Quem pode usar Vitamina C na pele

É importante dizer que os tratamentos à base dessa vitamina são mais recomendados para pessoas acima de 25 anos, porque é a partir daqui que os primeiros sinais de envelhecimento aparecem. Porém, nada impede de você ter menos idade e, ao conversar com seu médico sobre os seus objetivos, precisar de algum tratamento à base dessa vitamina também, claro.

Até porque, de uma forma ou de outra e ainda que mude a intensidade, todas as peles se beneficiam com o uso da vitamina C.

E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham curtido e, qualquer dúvida, pergunta aqui! Me sigam nas redes sociais se quiserem mais conteúdo e mais interação comigo: InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como cuidar do Cabelo Preto e manter ele sempre Bonito e Saudável
Benefícios da Vitamina C para a pele: melhora rugas, clareia manchas e mais