Matização capilar: o que é, por que fazer e como matizar o seu cabelo

Se você já se aventurou pelo mundo das colorações capilares, já deve ter ouvido falar em matização. Ou nem precisou ter pintado o cabelo, mas bastou ter cabelos loiros ou ruivos para que esse procedimento fosse recomendado alguma vez na sua vida, não é mesmo? Pois vamos então entender direitinho o que é, por que fazer e como matizar o seu cabelo!

O que é matização?

Matização é um processo muito utilizado principalmente nos cabelos loiros e ruivos, no sentido de corrigir a cor desejada.

Sabe quando você resolve ficar loirona poderosa platinada, mas quando você vê, seu cabelo ficou com quele tom amarelado, alaranjado ou ainda esverdeado? Parecendo água de salsicha? Pois então, é aí que entra a matização, que vai fazer com que seu cabelo corrija a cor para o tom que você realmente desejou. Ou ao menos o mais próximo possível disso.

Até loiros naturais precisam disso, Lu?

Exatamente! Quem diria, né? rsrs. É o seguinte, mesmo os loiros naturais sofrem alteração de cor devido à exposição ao Sol, à poluição, ao cloro da água, ao calor e tudo mais. Então, o matizador aqui devolve a cor original ao cabelo.

E os cabelos ruivos e coloridos? Também precisam de matização?

Com certeza! Porque a gente sabe que o cabelo pintado, independente da cor, sempre vai desbotando e ficando com aquela cor apagada, sem vida.

E é aí que entra a principal vantagem da matização: trazer de volta aquela cor viva e bonita de antes, mas sem precisar pintar tudo de novo, sabe?

  • Importante: só preste atenção de sempre utilizar matizadores condizentes com a sua cor, hein? Pra não misturar e fazer “caca” rsrs.

Por que matizar o cabelo?

Para corrigir a cor, para reforçar a cor, para reavivar aspectos luminosos e ainda para dar muito mais brilho. Isso tudo sem precisar pintar e em poucos minutinhos. Além de poder ser feito no conforto do seu lar, caso queira.

Ah, e ainda por cima, muitos matizadores possuem propriedades de tratamento. Ou seja, já tratam seu cabelo enquanto trabalham na cor! Um achado, né?

Como matizar o cabelo?

A matização pode ser feita basicamente da seguinte maneira:

  • De posse do seu matizador (shampoo matizador ou creme matizador da sua cor), aplique-o mecha a mecha no cabelo todinho.
  • Espere entre 15 a 30 minutos (veja no rótulo o tempo recomendado do seu matizador) para o produto agir e enxague bem.
  • Dica extra da Lu: finalize usando um condicionador para dar aquela seladinha nas cutículas.

Lu, eu só tenho algumas mechas pintadas, sendo o resto do cabelo na cor natural, posso passar no cabelo todo, ou mancha?

A resposta é… depende: desde que seu cabelo seja preto ou bem escuro fora das mechas, o matizador só pegará nas partes de cor próxima a ele, claras e/ou descoloridas.

Agora, se você for loira ou tiver cabelo claro, só rola se for usar matizador para matizar o cabelo todo. Porque se for fazer uma mecha vermelha num cabelo loiro, por exemplo, pode acabar deixando o cabelo todo vermelho na hora de matizar de vermelho! A não ser que você consiga separar e pegar exatamente as mechas pretendidas, mas recomendo procurar um salão nesse caso.

Na dúvida, lembra que é basicamente a mesma regra das tinturas, ou seja, matizador não clareia a cor, mas se o seu cabelo já for claro, pode manchar sim!

Abaixo você pode ver um vídeo em que eu matizei meu cabelo pela primeira vez na vida, usando um matizador ruivo acobreado, mas você pode usar um da cor que preferir:

É isso povoréu, qualquer dúvida pode mandar nos comentários abaixo!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como soltar mais os cachos? 7 dicas contra o fator encolhimento
Matização capilar: o que é, por que fazer e como matizar o seu cabelo