Cabelo Poroso é um termo que a gente ouve muito, mas nem todo mundo sabe o que é. Ou até sabe, porém, rola aquela dúvida para ter certeza mesmo do que se trata, sabe?
Se você está nesse post, é porque provavelmente está nesse grupo. Então, cola na Lu que eu te ensinarei de uma forma bem didática o que significa essa tal de porosidade capilar e como cuidar de um cabelo poroso.
O que é e como detectar um Cabelo Poroso?
Cabelo poroso é basicamente aquele que não reage mais tão bem a nenhum tipo de tratamento. É aquele cabelo que, por mais que você hidrate e cuide, parece não absorver mais tão bem os tratamentos como antigamente, sabe?
Visualmente, é aquele cabelo bem ressecado e sem vida. Na verdade, muita gente diz, e eu concordo, que o cabelo poroso é aquele que já passou do nível de um simples ressecamento e é também por isso que ele não reage tão bem a uma “simples hidratação”.
- Se quiser ler mais detalhes técnicos, veja esse post focado em porosidade capilar.
Por que o Cabelo Poroso deixa de absorver tão bem os nutrientes?
Resumidamente falando, é porque esse ressecamento extremo abriu tanto, mas tanto as cutículas do fio (escamas que abrem e fecham), que ao mesmo tempo em que ele puxa todos os nutrientes pra dentro, ele também os solta com muita facilidade. Ou seja, parece que nenhum tratamento “fica” no seu cabelo, sabe?
Como salvar um Cabelo Poroso?
Uma receitinha caseira bem rápida e fácil é fazer uma acidificação com vinagre de maçã (ou alguma outra que você prefira). A acidificação capilar fechará um pouco as cutículas que estão super abertas em um cabelo poroso, facilitando assim que os nutrientes não saiam com tanta facilidade.
Se você já souber como faz a acidificação, mãos à obra! Agora se você não sabe, ou quer saber a minha dos dias em que escrevo esse post, no vídeo abaixo eu explico tudo certinho:
- Se quiser saber tudo e mais um pouco sobre como funciona o processo de acidificação e como ele interage com os fios, leia o post sobre o que é acidificação capilar.
Fora isso, é bom também evitar tudo que pode causar ou até mesmo piorar a porosidade dos fios. Ou seja, enquanto seu cabelo estiver poroso e danificado, dê um tempo nas químicas, chapinhas e alisamentos. Bem como evitar qualquer tipo de calor excessivo (inclusive o calor do Sol mesmo).
Se for realmente necessário e você não viver sem uma chapinha, por exemplo, use um protetor térmico, bem como temperaturas mais amenas a fim de minimizar os danos. E claro, para o resto da vida e enquanto você andar por debaixo do Sol, usar protetor solar específico para cabelos, visto que proteção térmica não é a mesma coisa que proteção solar capilar.
E é isso, também não deixe de sempre manter o seu cronograma capilar em dia, que aí sim você conseguirá reverter esse mal no seu cabelo.
Não deixe de acompanhar também no Instagram – Youtube – Facebook para mais dicas inéditas!
Deixe seu comentário ou dúvida: