Quem é que nunca pintou o cabelo, ou pensou em pintar porque começaram a nascer fios brancos que você não gosta, ou ainda apenas por querer uma mudança mesmo, mas aí ficou com medo de estragar os fios?

Ao menos eu, passei anos da minha vida com o cabelo 100% virgem, e um dos meus medos de mudar o visual era justamente o medo de estragar o cabelo. Afinal de contas, ao menos para mim, era muito melhor um cabelo com a cor natural e sem grandes estragos, do que um pintado na cor que eu queria no momento, porém, todo estragado, né?

Ainda mais que naquela época eu não sabia nem o que era um cronograma capilar, além do fato de que meu cabelo já era bem prejudicado naturalmente devido ao relaxamento que fazia. Aí que lascava mesmo!

Mas enfim,

Pintar o cabelo estraga os fios?

A resposta é sim, mas não. Ou seja, depende de alguns fatores que com certeza você entenderá direitinho até o final desse post.

Escolher bem a marca da sua tintura é básico para não estragar os fios

Só não confunda qualidade com preço. Eu, por exemplo, já testei marcas caras que não via nada demais. ao mesmo tempo em que já testei marcas mais em conta que eram boas. Inclusive, se quiser posso fazer um vídeo lá para o canal só com as melhores marcas de tintura que já usei. Porém, já adianto que a caixinha que representei da Maxton Cacheadas Poderosas sem amônia, na cor preto intenso 1.00, é excelente. E não é porque representei não, é porque é boa mesmo! Nisso acredito que as outras colorações/cores dessa linha sejam igualmente boas.

Se duvidar de mim, pode pesquisar resenhas sobre ela na internet, ou pergunte a opinião de quem usou. É claro que nada agrada 100% a todas, mas sério, é boa sim!!

Porém, hoje em dia já não uso mais ela, mas sim uma tinta de cor preto azulado que, por sua vez, estou intercalando com outras marcas para testar, mas já adianto que essa da Beauty Color com blend de óleos e aminoácidos essenciais é bem boa também, mesmo contendo amônia:

pintar o cabelo estraga os fios - tintura preto azulado beauty color

E aí ficou esse cabelão abaixo, que é um pouco diferente do cabelo de cima porque os cuidados também são outros:

Enfim, o que importa é que as duas tinturas foram ótimas para mim.

Então tintura com amônia não necessariamente é pior do que a sem amônia?

Não mesmo! Eu já testei tinturas sem amônia que ressecaram meu cabelo, mas também já testei tinturas com amônia tipo essa da Beauty Color que deixaram meu cabelo bem top.

É claro que a amônia tem um potencial maior de agressão dos fios, porém, com o tempo e com as tinturas que fui testando posteriormente, percebi que não é só a amônia que dita o resultado final, mas também a composição geral da tintura e o equilíbrio da mesma.

As tinturas com amônia tendem a cobrir melhor os fios brancos, conforme explicado no vídeo abaixo, mas as sem amônia geralmente agridem menos mesmo (ainda mais se você não estiver com saco de pesquisar marcas e resenhas das com amônia). Enfim, caso queira maiores detalhes sobre tintura com amônia e sem amônia, dá o play no vídeo abaixo (nem lembro qual das duas versões usava nessa época, mas veja aí com calma que você entenderá tudo certinho com a lógica que estou falando agora):

Descoloração: uma das piores inimigas da saúde do cabelo

Ainda que certas marcas de tintura possam sim danificar seus fios, nada se compara com o risco da descoloração. Ainda mais se você não entender e não respeitar os limites do seu cabelo.

Isso acontece porque a descoloração exige muito mais da fibra capilar, tirando proteínas e demais componentes da mesma. Nisso, se você não estiver com seu cronograma capilar em dia, não descolorir do jeito certo (não fizer o teste de mecha e afins) e ainda, sei lá, quiser ser uma loira platinada, aí fica cada vez mais difícil manter os fios saudáveis mesmo.

Impossível não é, claro, porém, tem que cuidar e ter atenção em triplo quando você deseja não só pintar, como descolorir também.

Lembrando que raramente um cabelo descolorido ficará 100% igual a um cabelo virgem. Porém, apenas pintando (sem descolorir) você consegue chegar mais próximo disso. Ao menos é o que notei na minha experiência e nas experiências que as seguidoras me contam. Desde que, claro e mais uma vez, você consiga escolher a tintura certa.

Como escolher a tintura certa para o meu cabelo?

A primeira coisa é acompanhar resenhas de produtos, tais como as que faço aqui e lá no canal para vocês. Porém, ainda assim cada cabelo é um cabelo. Então, o ideal é também fazer os seus próprios testes, a fim de ver se o resultado também fica bacana no seu cabelo, não só no da outra pessoa.

Se sentir que danificou apenas por pintar, mude a marca de tinta que provavelmente a culpa é dela que não fez amizade com seu cabelo, não que pintar super danifique seus fios, sabe? Ou que claro, você está pecando no seu cronograma capilar.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, deixe nos comentários e não deixe de acompanhar nas redes sociais também.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.