Teu cabelo tá lá no pé molhado, mas quando seca, fica no ombro? Prazer, esse é o fator encolhimento! E se você não gosta nem um pouquinho dele, vou te dar algumas notícias agradáveis e outras não tão agradáveis assim nesse post. Porém, o que importa é que, no fim, vai dar para melhorar sim a sua situação.
1- Respeite o seu tipo de cacho
Parece óbvio, mas já cansei de ver cachudas com cabelo do tipo 4 querendo ter cachos do tipo 3 (que elas consideram mais soltos), e por aí vai.
E ainda que ninguém tenha um tipo só de fio, raramente conseguimos variar TANTO ASSIM.
Um exemplo: meu cabelo é predominantemente 3B e, dependendo da finalização + a sorte do dia (cabelo, né mores kkk), eu até consigo deixá-lo um pouco mais solto ou um pouco mais definido (vamos falar sobre isso mais adiante nesse post), mas né? Não existe milagre, até porque:
2- Quanto mais definição, mais seu cabelo encolhe!
Isso significa que temos que escolher…
Eu, por exemplo, amo meu cabelo definido, mesmo que ele encolha um pouco. Porém, quando ele fica um pouco mais solto, não ligo muito também. Consigo ver beleza nos dois e é o que recomendo que você tente fazer. Pelo bem da sua saúde mental.
MAS, se o seu horror é com o fator encolhimento, infelizmente vai ter que evitar definições muito extremas, por exemplo:
3- Cremes muito consistentes e gelatinas
Existe exceção? Sim, para tudo na vida. Mas na grande maioria das vezes, eles dão mais definição no cabelo. Se usar os dois juntos então, nem se fala! Isso significa mais fator encolhimento.
Prefira cremes leves como o Yamasterol Amarelinho. Esse é o que mais indico para esse caso.
4- Amassar os cachos na finalização
Já escolheu seu creme ideal para o que você pretende no dia?
Então atenção: na hora de finalizar, evite ficar amassando seu cabelo com as mãos. Você já aprendeu aqui que quanto mais definido, mais encolhe, né? E amassar é um grande truque para quem quer mais definição.
Evite também secar com difusor naquele “método concha” tradicional (que fazemos de baixo para cima). Se for secá-lo, passe lateralizado, ok?
- Expliquei direitinho como secar dessa forma no post como secar o cabelo cacheado corretamente.
5- Secador/difusor ou deixar o cabelo secar naturalmente
Como sempre digo, nunca se esqueça de sempre usar proteção térmica antes de usar qualquer coisa que tenha calor no cabelo. Porém, para evitar o fator encolhimento, entenda que deixar seu cabelo secar naturalmente é sempre melhor no sentido de deixar os cachos mais soltinhos.
Todavia e quase contraditoriamente, se você não mora em cidades mais frias tipo eu, que moro em Curitiba, mas sim em regiões mais quentes e secas, verá que seu cabelo secará mais rapidamente e isso também ajuda na definição. Visto quanto mais rápido ele se livrar da água, mais definido ele tende a ficar, pois não pesa!
De qualquer forma, quem quer deixar o cacho “mais solto, no sentido de menos definido”, deixá-lo secar naturalmente em um dia não tão seco/quente também pode ser uma saída.
6- Qual é o seu corte e tamanho de cabelo?
Já reparou que, quanto mais curto seu cabelo fica, mais definidinho e volumoso ele tende a ser? E, por sua vez, quanto maior ele fica, menos volumoso e mais “esticado” ele tende a ficar?
Isso significa que quanto maior, mais peso e, exatamente por causa desse peso, mais o cacho solta e menos volumoso também fica.
É claro que dá pra ter definição e volume, assim como dá pra tirar um pouco da definição dos cabelos curtos. MAS, se deixá-los ao natural sem aplicar mil técnicas e truques, esse tende a ser o resultado natural da coisa, entende?
Por fim, pra você que ficou aqui, um outro truque, mas que não aconselho:
7- Puxar um pouco o cacho enquanto seca com o secador
Essa técnica parece até que você está fazendo uma “mini” escova no cabelo, sabe? Porque é exatamente isso que está acontecendo. Só que eu não recomendo, sabe por quê?
Porque vejo mais contras do que prós nisso.
Na minha opinião pessoal (e é de fato apenas uma opinião pessoal), vejo que ainda que você passe proteção térmica nos fios, não deixa de ser um dano em que o resultado não compensa.
Ou seja, é muito trabalho para pouco resultado e, esse atrito de “ficar puxando”, ainda por cima pode danificar sua fibra capilar. E se você não tiver as manhas, pode deixá-lo naquele cacho sem forma, não um cacho mais soltinho, entende? Ainda mais se você usar temperaturas altas demais e afins (falei sobre isso no post sobre secagem dos cachos).
É isso, espero ter ajudado e não se esqueça de seguir no Instagram e assinar o Canal para mais dicas inéditas.
Deixe seu comentário ou dúvida: