Qual o tipo de óculos ideal para seu formato de rosto?

Se você pensa em comprar um óculos de sol ou de grau, com certeza já deve estar se preparando para experimentar todos os óculos da loja, para no final ficar cheia de dúvidas sobre qual fica melhor em você, não é mesmo? É aí que você finalmente se toca que, dar uma pesquisadinha antes sobre “qual o óculos ideal para o seu formato de rosto” te ajudaria e muito, certo?

É claro que toda regra tem exceção e nada é mais valioso do que o seu gosto pessoal. Porém, se a Lu aqui pode te dar um norteador, por que não?

Como passei por isso recentemente, aproveitei pra aprender bastante sobre o assunto afim de facilitar a nossa vida, fazendo com que a gente gaste menos tempo e até mesmo menos dinheiro ao não ter que se arrepender da compra depois.

Antes de mais nada, é importante saber que existem várias opiniões sobre os tipos de rosto na internet. Algumas até mesmo opostas. Por isso, trago aqui a versão da especialista que conversei e que bateu certinho comigo e com o Thi.  Quem me acompanhou nos stories do @pergunteaumamulher viu tudo em primeira mão.

Enfim, leia tudo com carinho e depois me conta se fez sentido pra você também.

Como saber o seu tipo de rosto?

Essa é fácil: é só você olhar a imagem abaixo e comparar com o seu rosto, prestando atenção principalmente nos seguintes pontos: queixo, mandíbula, testa e maçãs do rosto, para então você ver em qual desses formatos seu rosto se encaixa.

Existem outros tipos, mas esses são os principais. Caso queiram, posso fazer uma postagem sobre isso também depois.

Principais formatos de rosto

Rosto Redondo

Justamente pelo fato do rosto redondo não ter muitos ângulos, as armações recomendadas são as mais fortes e angulares, de preferência quadradas ou retangulares. Isso faz com que o formato da armação se equilibre com o formato do rosto.

Evite armações muito retas ou muito finas. O melhor aqui é ter uma armação bem destacada no rosto, daquelas que envolvem a lente toda.

Muita gente diz que rosto redondo com óculos redondo dá mais “redondeza” (acabei de inventar essa palavra kkk) ainda para o seu rosto. Fica tipo redondo com redondo, sabe? Daí se você não gosta de ter o formato do rosto muito redondo, talvez valha a pena reparar nisso quando for experimentar seus óculos.

Rosto Quadrado

Aqui é praticamente o inverso do rosto redondo. Esse rosto tem ângulos bem destacados, principalmente no maxilar e queixo. Dessa forma, as armações que mais combinam são as arredondadas e ovais.

Nesse caso, evite armações fortes ou grossas, priorizando as mais finas e delicadas.

Rosto Coração ou Triangular

Esse formato de rosto é aquele que tem a largura da testa maior que a do maxilar e queixo fino.

Vários tipos de óculos caem bem aqui, principalmente os de armação redonda, retangular e, principalmente, as armações “gatinho”, que têm sido super populares.

Rosto Oval ou Longo

O rosto oval ou longo combina com vários tipos de óculos. Aqui vale experimentar desde os mais arredondados e grandes, até os retangulares e pequenos. O importante aqui é usar um que você goste, porque esse formato de rosto não tem muita contra-indicação. Sorte nossa, hein?!

Sim, meu rosto também é oval e, particularmente, vejo que realmente vários tipos de óculos “combinam comigo”. PORÉM, nem todos ficam realmente ótimos-super-maravilhosos, que é o que a gente quer.

No meu caso, vejo que muitos óculos ficam pequenos demais, ou grandes demais para o meu rosto. Daí, se não quero fazer nenhum “personagem” especial (por exemplo, para algumas fotos do instagram), acabo escolhendo um “grande normal”, e raramente um menor do que meu rosto (acho que fica estranho em mim).

Existem exceções, tal como por exemplo quando disse sobre “fazer personagens”. Por exemplo, esse óculos que peguei emprestado da minha amiga para tirar essa foto para o insta e fiquei bem menina-abelha-estilosona.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CACHOS – BELEZA – AUTOESTIMA (@pergunteaumamulher) em

Ficou lindo, né? Mas pro meu gosto pessoal, não daria para ir comprar pão ou estudar, por exemplo.

Diferentemente desse óculos levemente arredondado em que daria para fazer desde looks estilosos, como ir ao curso e afins:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CACHOS – BELEZA – AUTOESTIMA (@pergunteaumamulher) em

Daí, vai realmente do que você quer e do quanto dinheiro você tem para investir em óculos diferentes para ocasiões diferentes. Às vezes, fica melhor um coringão para iniciar mesmo.

PS: Para qualquer formato de rosto, lembre-se que suas sobrancelhas fazem parte do desenho do mesmo. Então, se você quer valorizar as expressões do seu olhar, evite óculos que as escondam totalmente. O ideal é que as armações acompanhem o formato delas.

Mas Lu, e se eu não gostar de nenhum dos formatos recomendados?

Como disse no início, o seu gosto pessoal é muto mais importante que a teoria. Porém, temos um tipo de óculos que é o famoso coringão-maioral-de-todos. Ou seja, aquele que vai bem em todos os tipos de rosto: o aviador!

Pode ser uma ótima pedida pra quem não quer se limitar às armações redondas ou retangulares, além de serem super estilosos!

E é isso cachudas e lisudas do coração. Deu pra ter uma boa ideia de quais óculos experimentar nas lojas agora, não é mesmo? 😊

Não se esqueça de compartilhar com aquela amiga que ama óculos e até mais!

Beijos!
signature

Compartilhe

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.