Esfoliação capilar é um termo relativamente recente, né? Ao menos no que diz respeito a nós do “povão”.

Quando se trata de crescimento capilar, aí que ouvimos falar mesmo!!! Porém, os benefícios vão além de apenas ajudar nessa parte.

Comecemos por partes que já já você entende tudo.

O que significa esfoliar o couro cabeludo?

Bem leigamente falando, significa fazer uma limpeza nele através de, na grande maior parte das vezes, microesferas que, assim como na esfoliação da pele do rosto, por exemplo, ajuda na renovação celular, bem como na melhor circulação sanguínea da área.

Nisso você acaba também removendo o grosso da oleosidade e sujeiras em geral. E a gente sabe que couro cabeludo limpo tem tudo a ver com cabelo forte, saudável, cheio e, claro, com um melhor crescimento capilar.

Afinal de contas, se você entope por onde os fios nascem e crescem, certamente você terá problemas, concorda comigo?

5 benefícios da esfoliação capilar

  1. Ajuda quem tem o couro cabeludo oleoso.
  2. Ajuda também quem tem muitos resíduos na área, tais como creme de pentear e finalizadores em geral.
  3. Nisso acaba sendo ótimo tanto para lisas, quanto para cacheadas, crespas ou onduladas.
  4. Enquanto você massageia tanto mecanicamente quanto também através do atrito das esferas do esfoliante capilar, você também ativa a circulação sanguínea da área, tal como dito no início desse conteúdo. Ou seja, mais saúde ainda para os seus fios.
  5. Couro cabeludo limpo também significa couro cabeludo que não só respira melhor, como também recebe melhor os tratamentos, concorda comigo? Isso não é bom, isso é ótimo 😉

Mas e a esfoliação capilar ao longo dos fios? Pode?

Eu particularmente vejo o benefício maior apenas fazer no couro cabeludo por causa dos motivos ditos acima. Nisso, fora não ver motivos para gastar produto a mais ao longo dos fios, entenda também que eles acabam sofrendo leve esfoliação devido aos resíduos do produto e do processo como um todo.

No meu cacho (ops, caso!) como cacheada, já acho mais que o suficiente. Sem contar que é no couro cabeludo que rola o excesso de oleosidade e afins, não nos fios.

Há também quem diga que esfoliar os fios pode mais agredi-los do que cuidá-los. Eu nem paguei para ver isso, até porque como disse, não vejo necessidade.

Receita de esfoliação capilar caseira

Você pode comprar produtos próprios para esse fim em lojas de cosméticos e algumas farmácias (é raro, mas pode ser que você encontre por lá também). Porém, se você está sem grana, sem tempo, ou até mesmo ama uma receitinha caseira, vou deixar uma logo abaixo para você fazer hoje mesmo!

Ah, você também pode trocar o café dessa receitinha que ensinei acima, pelo açúcar, tá? Ou melhor, você pode tentar cada vez de um jeito e ver qual você gosta mais.

Eu particularmente gosto de variar nas receitinhas, visto que cada ingrediente tem seus pontos fortes, concorda comigo? E esse revezamento para os fios é tudo de bom.

Não sabe das qualidades do açúcar fora adoçar a vida? Já tem um conteúdo exclusivo sobre os benefícios do açúcar para os fios aqui no blog.

Quantas vezes esfoliar o couro cabeludo?

Tem gente que gosta de fazer uma vez por mês, ou até mesmo de 15 em 15 dias caso o couro cabeludo esteja muito sujo. Eu pessoalmente só recomendo não passar disso, pois querendo ou não, se trata de um tratamento abrasivo e, tal como a grande maioria dos tratamentos capilares, o excesso pode prejudicar ao invés de ajudar os fios.

E você, já fez esfoliação capilar? Gostou? Tem algum produto ou receita caseira que você ama para indicar? Deixe nos comentários para ajudar outras pessoas.

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.