Dermatite é um termo que ouvimos falar entre várias pessoas com interesses aparentemente diferentes, né? Porém, nem todos sabem o que é.

É a mamãe que falou que está com dermatite, ou que o seu filho “pegou dermatite” (mas já aviso que não é contagioso, viu?). É o profissional cabeleireiro que falou que não pode fazer procedimento tal nos seus fios até você terminar de tratar a dermatite, ou até mesmo o dermatologista que te diagnosticou com o tal do problema.

Mas e aí…

O que é dermatite e o que significa isso, afinal?

Bem leigamente e resumidamente falando, dermatite significa qualquer inflamação na pele, causando assim desde vermelhidão, coceiras, “feridinhas”, ou até mesmo alergias.

Tem gente que tem até na orelha quando usa bijuterias. Enfim, se tratou de pele e ela teve alguma reação adversa, é muito provavelmente uma dermatite!

Quais são os tipos de dermatite e como tratar a inflamação?

Como são vários tipos, o legal mesmo é você procurar um dermatologista e mostrar a área da sua pele que está sofrendo. Nisso, por exemplo, se for o couro cabeludo, ele pode te passar algum shampoo e/ou remédio em específico. Se for no cotovelo, algum outro tipo de produto, e por aí vai.

Sem contar os casos que podem ser tratados apenas com mais hidratações e cuidados de Skincare, ou até mesmo ao suspender algum produto que possui algum ativo que te causa alergia.

Dermatite é grave?

Olha, na grande maioria das vezes não, mas por exemplo, você pode ter algo no couro cabeludo que comprometeu tanto, que pode atrapalhar no crescimento de novos fios, e por aí vai. Ou não cuidou bem de uma dermatite na pele e ela piorou e virou uma infecção, que aí sim precisaria de cuidados mais específicos.

Ou seja, é bom sempre tratar o quanto antes para não causar maiores problemas, nem que seja em sua autoestima.

Procure sempre um médico, só ele pode te dizer o grau do problema e como tratá-lo com o máximo de especificidade possível.

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.