Pode sair no Sol depois de passar Óleo de Coco no Cabelo? Tá aí uma pergunta bem polêmica, que se você pesquisar por aí, verá algumas opiniões bem divergentes, aumentando mais ainda a dúvida.

Se ainda não conhece, o Óleo de Coco é um dos mais famosos na hora de tratar o cabelo, principalmente se usado na umectação, pois ajuda a nutrir, alinhar e proteger os fios.

Inclusive, “proteger os fios” é um dos benefícios do Óleo de Coco que pode ser atribuído à poluição, ao calor, e ao Sol. E é aí que esse post entra.

Bora começar então com a pergunta clássica que o Google traz quando pesquisamos o assunto:

É verdade que o Óleo de Coco frita o cabelo no Sol?

Para responder a essa pergunta, a maioria dos sites e blogs dizem que sim, que o Óleo de Coco pode prejudicar o cabelo, “fritando-o” debaixo do calor do Sol.

Porém, há também quem diga que isso é mito, como a Jaqueline Alecrim, que é uma especialista em Óleo de Coco para uso capilar da Copra (que é a maior produtora de Óleo de Coco 100% vegetal que eu conheço. Inclusive, foi ligando na Copra que tirei várias dúvidas sobre a diferença entre o Óleo de Coco virgem e o extra virgem para os cabelos).

Segundo ela, o cabelo não é danificado quando está com Óleo de Coco e é exposto à radiação solar. Pelo contrário, o Óleo de Coco é capaz de manter as cutículas dos fios fechadas, preservando a hidratação dentro do fio, além de proteger a parte mais interna do fio (córtex) dos danos do Sol. Ele também protege o cabelo do sal da água do mar e do vento.

Mas isso só acontece quando usado um Óleo de Coco 100% vegetal e natural, sem nenhuma adição de óleos minerais nem nenhum outro aditivo.

Como a maioria dos Óleos de Coco vendidos por aí não são 100% naturais, esses acabam prejudicando sim os cabelos quando expostos ao Sol, justificando a ideia do Sol “fritar” o cabelo, entende?

Mas então, isso quer dizer que…

Óleo de Coco pose substituir o protetor solar no cabelo?

Apesar do Óleo de Coco oferecer proteção aos fios, ele não tem uma fator de proteção solar alto o suficiente para te garantir várias horas de Sol na cachola, rsrs.

Se quiser usá-lo antes de pegar um pouco de Sol, tudo bem, tranquilo. Porém, se for passar um tempo mais longo debaixo de Sol, o ideal é deixar o Óleo de Coco pra depois e usar logo um Protetor Solar para os cabelos. Aí sim você pode ficar tranquila e curtir o solzão.

Protetor solar você encontra em vários produtos como leave-ins, cremes de pentear e demais cremes sem enxágue. Dê uma olhada nos rótulos que é fácil de ver. Mas lembra que, ao pegar sol, é protetor solar, ok?

E é isso, espero que esse post tenha sido útil pra você. Segue nas redes para mais conteúdos inéditos: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.