É claro que o dia a dia, o simples ato de escovar, o tempo e a falta de corte geram quebras inclusive naturais do cabelo. Porém, a gente sabe quando ele está muito quebradiço, ou até mesmo quebrando mais que o normal, né?
A boa notícia é que tem como diminuir drasticamente a queda dos seus fios com cuidados mega básicos e fáceis no dia a dia. Cuidados esses que, por vezes, podemos chamar até de prevenção. Vamos às dicas?
Pentear o cabelo do jeito certo evita a quebra
Não importa se seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo: você já percebeu que quando você penteia seus fios de cima para baixo, ele tende a emperrar e a quebrar bem mais?
Pois é, o segredo aqui é pentear o seu cabelo delicadamente, começando das pontas e subindo até a raiz, nunca ao contrário.
Se você for cacheada, fiz um post ensinando várias dicas e truques para desembaraçar o seu cabelo. Se você for lisa, nem todos os truques servirão para você. Porém o post sobre como pentear ou escovar o cabelo da forma correta com certeza te ajudar.
E quanto à pentear seu cabelo seco ou molhado, eu cacheada prefiro desembaraçar durante o banho (na hora da hidratação), mas se você for lisa, certamente preferirá com ele seco, né? Só que o recomendado é não tão seco aqui, conforme explicado no post sobre pentear os cabelos ao seco ou no molhado.
Cronograma capilar mantém seu cabelo não só mais bonito, como mais forte
Já reparou que um cabelo desidratado e poroso tende a quebrar bem mais do que um cabelo forte e saudável? A lógica é a mesma das plantinhas: quanto mais nutrientes em dia, maior a força para aguentar o tranco. No caso dos nossos fios, menos quebra.
E ah, se seu cabelo começar a ficar com muita, mas muita ponta dupla, não tenha dó de cortar, tá? Do contrário, o estrago e a quebra pode ficar cada vez maior.
- Se quiser, veja também como tratar das pontas duplas.
Secador e chapinha causam quebra nos fios? E pegar muito sol na cabeça?
Vamos dizer que a resposta é: facilita sim a quebra, ainda mais se você não passar protetor térmico no caso do secador/chapinha, ou protetor solar, caso você vá pegar sol.
O motivo não é só o calor no cabelo, mas também a escova puxando e repuxando os fios, o que tende não só a ressecar o fio, como deixá-lo bem mais sensível à quebras.
E por falar em sensibilidade…
Química no cabelo causa quebra?
Olha, eu pessoalmente nunca vi uma química que não deixe o cabelo mais fraco. Ou seja, de uma forma ou de outra, acaba causando quebra sim! E se seu cabelo não estiver com o cronograma capilar em dia, pior ainda…
Isso acontece porque a maioria das químicas mudam a estrutura interna do seu fio. Ou seja, forçam artificialmente que ele seja o que ele não é, vamos dizer assim, ao invés de tentar recuperar o melhor dele, entende? E toda essa “forçação” acaba causando fraqueza e quebra.
Lu, então não posso descolorir, nem usar nenhuma química no meu cabelo?
É claro que pode, mas aí sugiro que você assista a esse vídeo que dei dicas para antes de descolorir seus fios:
E se o seu cabelo for preto, aí que você tem que prestar mais atenção ainda…
E é isso, qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo. Para mais conteúdos e dicas inéditas, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: