Foi pegar uma roupa que estava há tempos em sua gaveta ou guarda-roupas e não dá tempo de lavar porque a festa é em 24h? Quem nunca, né? Rsrs.
Esses dias peguei algumas roupas guardadas há bastante tempo aqui em casa quando arrumava a arara e “pah”: aquele cheiro de mofo, de roupa dormida, velha, ou sei lá como você preferir chamar. E foi aí que, ao inventar e testar algumas receitinhas caseiras, trouxe a mais rápida, prática e, provavelmente, com tudo que você tem em casa. Vamos lá?
Receita caseira para tirar o cheiro de mofo das roupas guardadas
Você precisará de:
- Bicarbonato de sódio;
- Vinagre de álcool branco;
- Um pouco de água;
- Spray com cano mais grosso, a fim de o bicarbonato não travar lá dentro.
Modo de preparo
A receita é meio no “olhômetro” mesmo, até porque dependerá muito do seu recipiente também. Por exemplo, o borrifador que eu usei tinha o cano bem fino. Ou seja, entupia com facilidade. Ah, e também a receita foi feita para usar em uma roupa por vez, a fim de não ficar velha lá dentro e também porque estava testando algumas combinações. Nisso, por roupa, em um spray de cerca de 8 ml (era um mini spray, estilo porta-perfume, mas você pode aumentar a quantidade e manter a proporção caso você tenha muito pano para passar!), eu usei cerca de 2 pitadas de bicarbonato de sódio para cerca de uma colher de sopa de água e o resto de vinagre de álcool branco.
Tirando o cheiro de roupa guardada e mofo com a misturinha
Comece pela água e coloque o resto dos ingredientes aos poucos. Do contrário, você se sentirá nas aulas de química fazendo um experimento de mini bomba, visto que o bicarbonato em contato com o vinagre causa uma reação que cria uma “erupção” como se fosse uma champanhe sacudida kkkk. E sim, você terá que sacudir a misturinha depois, por isso o cuidado. Ah, e faça tudo em cima de uma pia!
Feche o borrifador, sacuda bem e borrife ao longo de toda a roupa
Se acontecer de emperrar a depender do spray que você tiver, você pode ir usando as mãos como uma espécie de borrifador ao colocar o produto nela e ir “borrifando com os dedos”. Como a roupa ficará úmida, é legal que você deixe ela descansando o máximo de tempo possível, mas você também pode usar um secador no jato frio (o vento já ajuda muito também!), ou morno, caso a peça aguente a temperatura.
Deixe a roupa pegando o máximo de ar que der e, se possível, Sol!
Isso facilitará também a se livrar do cheiro de mofo, bem como dos fungos que definitivamente não gostam de lugares bem arejados! Só tome sempre cuidado com o Sol e as altas temperaturas, caso sua peça seja sensível, pois de nada adianta eles ajudarem e você não ter roupa para usar, né? Na dúvida e em caso de insegurança, dê sempre uma lida na etiqueta a fim de ver o que pode ou não ser feito e adapte à sua peça.
É isso: simples, fácil, rápido e barato! Mais alguma dúvida? Para mais conteúdos inéditos, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Ver essa foto no Instagram
Deixe seu comentário ou dúvida: