Desde que criei esse site e o novo canal, achei que seria interessante trazer conteúdos que, para alguns, podem ser considerados básicos, mas para outros, nem tanto. Ainda mais que sempre que vemos outra pessoa fazer, aprendemos algum truquezinho ou alguma dica que melhora mais ainda nossa maneira pessoal de se cuidar, não é? Então, trago pra vocês o guia completo de como secar o cabelo cacheado corretamente, com tudo o que você precisa saber e vários truques extras.
Pré-secagem
Antes de secar e logo após a lavagem do seu cabelo, é super importante passar um protetor térmico, para que assim o calor não cause muitos danos aos fios.
Hoje em dia existem muitos finalizadores e cremes de pentear que já vêm com a proteção térmica, então, já é mais uma mão na roda. Alguns produtos que servem para essa função e que tenho usado bastante no momento são o leave in da Novex O Poderoso Carvão Ativado, e o spray de brilho Hairgloss da Vertix.
O primeiro vem na textura de creme. Já o segundo é tipo spray, tal como os desodorantes e afins. Só que não é desodorante, claro.
Agora, com o cabelo protegido, vamos à secagem propriamente dita.
Dica da Lu:
Prefira secar o cabelo quando ele está sem o excesso de água. Ou seja, sem estar pingando, sabe?
Isso ajuda no resultado final.
Difusor
Esse é um item que toda cacheada que usa secador deve ter, viu?!
O difusor nada mais é que um acessório que encaixamos no bico do secador para difundir o jato de ar quente.
Qual é a vantagem de usar difusor nos fios?
Como o próprio nome já sugere, a vantagem é que a pressão do jato de ar se “espalha”, fazendo com que o ar quente “abrace” seu cabelo, sabe? Além de ajudar a definir mais ainda seus cachos.
Bem diferente de quando secamos sem difusor e nosso cabelo fica voando que nem louco, enchendo de frizz e perdendo definição. Sabemos bem a tristeza que é isso =(
Qual é o melhor difusor?
O melhor, na minha opinião, é aquele mais basicão mesmo, tipo esse da imagem abaixo:
Esse da foto custa uns 10 reais. Então, é bem acessível. Existem outros super rebuscados e caros, porém, uma vez conversei com uma especialista e o difusor que ela recomenda é esse mesmo que mostrei aqui. Bom demais, né?
Agora claro, se for conhecendo outros melhores, vou atualizando vocês.
Secador
É muito difícil alguém que não tenha um secador de cabelo em casa, não é? Porém, para nós cacheadas, não é qualquer secador que agrada os nossos cachos, não! Eles são bem exigentes nesse ponto kkkk.
Lisas também deveriam ser. Mas fica para outro post. E claro, se você for lisa pode se jogar nesse também que será ótimo para ti.
Como escolher o secador para cabelo cacheado?
Não vou aprofundar TANTO nesse assunto, pois isso dá um novo post caso vocês queiram.
Então, pra simplificar, quanto mais propriedades o secador tiver para reduzir danos aos fios, melhor. Ah, prefira um que tenha jato frio também. Mas basicamente todos possuem essa função, ufa!
O que eu uso é o Turmaline Íon, da Taiff. Ele é bom porque possui as seguintes propriedades:
- Íons negativos: selam as cutículas dos fios;
- Turmalina: potencializa a ação dos íons negativos, dando mais brilho e maciez;
- Grade de cerâmica: protege o cabelo da alta temperatura.
Os preços variam muito de secador para secador e, infelizmente, quanto mais sofisticado e cheio de coisas, mais caro fica. Então, é bom balancear o custo-benefício e, na época, esse foi dos melhores que encontrei.
Dito tudo isso, vamos à secagem:
Secagem para definição dos cachos
Essa é a que mais uso, porque além de definir os cachos, também ajuda no volumão, que eu adoro!
Basta você virar o secador com difusor de baixo para cima, e vir “abraçando” suas mechas, trazendo para perto da cabeça.
Secagem para menor fator encolhimento
Se você prefere que seu cabelo tenha menos fator encolhimento e, por consequência, cachos mais abertos, basta secar com o secador na horizontal, indo para cima e para baixo percorrendo toda a extensão das mechas.
Secando a raiz
Aqui você também pode escolher como fazer:
Quer mais volume?
Abaixa bem a cabeça, jogando todo seu cabelo pra frente.
Use o secador apontando de cima para baixo.
Isso ajuda a desgrudar os fios do couro cabeludo, dando mais volume ainda.
Não quer volume?
Basta secar com a cabeça erguida mesmo, e evitar passar muito o secador pelas raízes.
Dica da Lu:
Eu não gosto de secar o cabelo completamente com o secador. Então sempre que vejo que meu cabelo está chegando no “quase” seco, eu paro e deixo o resto secar naturalmente. Acho que o resultado fica melhor assim.
Lembrando que cada cabelo reage diferente. Então, você pode testar ambas as formas para ver como seu cabelo gosta mais.
Truque final pra quem chegou até aqui
Esse texto já merece um compartilhamento, diz aí que a Lu merece!
Enfim, uma coisa que gosto muito de fazer é: repetir todo o processo de secagem, mas dessa vez com o jato frio!
Isso ajuda a selar as cutículas dos fios que foram abertas pelo calor, dando muito mais brilho. Você sente a diferença até pelo toque!
Como reduzir o frizz que os secadores dão?
Depois que seu cabelo estiver seco, pode ser que tenha aparecido algum frizz nele, o que é normal.
Nesse caso, eu uso um pouquinho de algum óleo bem levinho para controlar. Mas é um pouquinho mesmo, tá? Não vai encher a mão de óleo e melecar o cabelo todo. A não ser que você queira ele com a aparência mais pesada e molhada.
Gosto do óleo de coco e, no dia de hoje (para minhas necessidades atuais), mais ainda do óleo de ojon para essa função. Enfim, basta passar nos pontos de frizz, bem de leve, e tá resolvido!
Pra ver na prática em tempo real de como secar o cabelo, é só dar o play abaixo:
E não se esqueça de se inscrever nesse segundo canal também, tá?
Deixe seu comentário ou dúvida: