Todo mundo já ouviu falar em algum momento de uma receitinha ou produtinho com Babosa, né não? Pois bem, eis que eu nunca tinha usado nada de Babosa no meu cabelo e resolvi testar usando uma receitinha da planta pura (sem misturar com creme ou máscara) pra ver no que dava. E não é que deu boa? Bora ver como eu fiz pra você fazer também!
PS: Esse post é basicamente um “vídeo transcrito” do canal Pergunte a uma mulher , com o adendo de mais algumas informações inéditas. Você pode assisti-lo logo abaixo, ou continuar lendo esse post escrito mesmo.
Quais são os benefícios da Babosa no cabelo?
Também chamada de Aloe Vera, a Babosa ficou famosa no tratamento capilar por ter propriedades que fortalecem os fios e combatem a queda, estimulando o crescimento. Ela também hidrata profundamente, dá brilho, é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, minerais e aminoácidos. Além de também poder ser usada como definidor de cachos.
Outra característica interessante da Babosa é que, apesar dela ser um excelente hidratante para cabelos ressecados, ela também é excelente no controle da oleosidade dos cabelos oleosos! Coisa complexa e maravilhosa, não é?
Se quiser ver mais benefícios ainda, veja o post sobre os Benefícios da Babosa para o cabelo, pele e para a saúde!
Atenção: se você é loira, infelizmente o uso da Babosa pode ser arriscado pra você, pois a parte verde da folha pode manchar seu cabelo. Se você for corajosa, pode tentar fazer o procedimento a seguir tomando o cuidado de tirar toda a parte verde, utilizando apenas a parte interna transparente, ok?
Ingredientes da minha receita de Babosa
- Algumas poucas folhas de Babosa. No meu caso que tenho muito cabelo, usei umas 6 folhas de tamanho médio;
- Uns 100 mL (ou uns 3 dedinhos) de água pra ajudar na hora de misturar;
- Liquidificador;
- Coador;
- Borrifador;
- Uma colher (se quiser ser bem perfeccionista, de plástico ou de madeira);
- Uma faca para cortar as folhas;
- Recipiente para a polpa da Babosa.
*Se quiser mais poder na misturinha, pode ser usado um pouco de Bepantol líquido também.
Modo de Preparo
A primeira coisa a se fazer é cortar fora a parte espinhosa das folhas de Babosa, porque além de facilitar o preparo, evita de ficar algum espinho ou pedacinhos verdes na hora de abrir a folha.
Para quem já assistiu ao vídeo logo no início desse post, viu que a primeira folha que cortei eu não tirei os espinhos, mas a partir da segunda fiz certinho porque vi que não ia dar muito certo ignorar essa parte, rsrs.
Lembrando que essa etapa é importante principalmente para as loiras, tal como dito anteriormente.
Depois, corte a folha “horizontalmente”, abrindo ela para tirar a polpa transparente, como ilustrado abaixo:
Repita o processo com as demais folhas de Babosa, até você ficar com toda a polpa no recipiente.
Bata no liquidificador juntamente com a água. Bata bem e depois coe para não ter problemas com pedacinhos de polpa entupindo o borrifador.
E está pronta a misturinha!
Basta borrifar na extensão dos fios, no couro cabeludo para estimular o crescimento capilar, e aproveitar todos os benefícios da Babosa.
Deixe agir por no mínimo 30 minutos. Depois você pode enxaguar e selar com um condicionador ou deixar absorver e secar naturalmente, que foi o que fiz no vídeo para testar.
PS: Não dá pra fazer isso com toda receita, mas no caso da Babosa que é um hidratante natural, rolou bem.
O resultado disso foi um cabelo macio, hidratado, leve e com movimento. Na verdade, eu não esperava que fosse dar tão certo! Pensei que no mínimo teria que enxaguar e não foi o caso. Só tive uns probleminhas com uns “pedaços no cabelo” por não ter levado muito a sério a parte de coar kkk.
E essa foi minha receitinha usando Babosa pura no cabelo!
Se você também gosta de usar Babosa na pele, mas quer conhecer produtos prontos, veja a resenha que fiz do Sérum de Babosa abaixo:
Deixe seu comentário ou dúvida: