Esses dias uma seguidora fez uma pergunta interessante sobre o assunto de finalizar o cabelo, ou melhor falando, passar creme de pentear, leave in, ou algum outro creme finalizador no cabelo crespo ou cacheado.

Ela perguntou o seguinte:

Como finalizo meu cabelo sem ter que passar creme na raiz?

Certamente ela fez essa pergunta pelo motivo que muitas cacheadas e crespas já conhecem bem: o de que passar creme de pentear no couro cabeludo tende a dar coceira, falsa caspa, ou até mesmo alergias, né?

Até porque, grande parte dos cremes de pentear não foram desenvolvidos para passar no couro cabeludo mesmo. E se a gente fizer isso, cedo ou tarde poderemos ter problemas.

Agora vamos às notícias:

Por mais que você não passe diretamente na raiz, parte do creme de pentear acaba ficando por lá

Pensa comigo: colocamos o creme ao longo de todos os fios, menos nessa parte “proibida” e depois penteamos, certo?

Só que nessa coisa do ir e vir da escova ou do pente, acaba que levamos produto para essa área também, mesmo sem querer, concorda? Visto que penteamos até o topo da cabeça…

A boa notícia é que….

Os resíduos do creme de pentear já são suficientes para não ter que passar creme diretamente na raiz

Ou seja, eles já alinham e hidratam os cachos e crespos sem ter que passar o finalizador diretamente no couro cabeludo. Sem contar que a escova tende “a melecar” mais as superfícies dos fios, não bem “lá dentrão da cabeça”, que nem quando “atochamos” o creme diretamente por lá, concorda?

A oleosidade natural dos fios já fica na raiz. Logo, o cabelo tende a ficar naturalmente bem cuidado nessa área

Sabemos que o maior motivo do cabelo cacheado e crespo ser mais ressecado, é justamente que essa oleosidade que “nasce da raiz do couro cabeludo” tem mais dificuldade em chegar às pontas devido à quantidade de curvas que atrapalham o trajeto, rs.

Seguindo essa lógica, pessoas de cabelos lisos tendem a muitas vezes nem gostar de usar creme de pentear, visto que já sentem os fios sempre hidratados e nutridos naturalmente.

Se é assim, ainda que você seja crespa ou cacheada, a oleosidade nasce desse mesmo lugar. Ou seja, tende a também ter menos necessidade de passar cremes e finalizadores na raiz.

Uma preocupação a menos e que previne problemas pra gente, né?

Lu, e quando eu quiser ou sentir necessidade de passar creme de pentear na raiz do cabelo?

Ainda assim, seja por algum frizz, cabelo novo nascendo, ou área mais ressecada, às vezes sentimos essa necessidade de passar algo próximo ao couro cabeludo, né?

Nesses casos, recomendo que:

  1. Você procure por cremes que possam ser passados nessa área.
  2. Use algum óleo 100% vegetal, mas apenas uma fina película. Ou seja, sem passar demais. Do contrário, ensebará seu cabelo, tá? Apenas uma fina camada na área afetada.
  • Usando cremes de pentear específicos ou algum óleo 100% vegetal, passe sempre apenas na superfície da área afetada, nunca “adentrando demais”!

Digo isso porque, ao menos comigo, mesmo fazendo dessa forma, se “entrar demais” pode me dar algum incômodo ou coceira, até pelo contato do produto em si que pode acabar secando e incomodando por lá.

Beleza, agora que sabemos que sempre vai algum creme na raiz, como fazer para não ter problemas depois?

A ideia aqui é manter o couro cabeludo o mais limpo possível, justamente para retirar os resíduos de cremes que possam ter ficado lá.

Para isso, na hora de lavar o cabelo, podemos usar um shampoo antirresíduos de vez em quando.

Ou ainda, caso você não seja fã de usar shampoo nas lavagens, você pode fazer uma esfoliação capilar, que também ajuda muito na remoção dos resíduos dos folículos capilares.

E você, tem alguma dica ou dúvida sobre o assunto?

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.