Como lidar com a raiz oleosa e pontas secas é uma dúvida que muita gente tem, visto que passa a impressão verdadeira, mas nem sempre, de que você terá que usar produtos opostos em um mesmo cabelo. Ou claro, produtos específicos para esse tipo de fio.

Mas seria mesmo verdade?

Vamos entender!

Qual é o melhor produto para raiz oleosa e pontas secas?

 

Ainda que existam produtos para esse fim, ou seja, feitos para cabelos mistos, o melhor, melhor mesmo, é você fazer um combinado de cuidados, não apenas um!

Eu sei, seria ótimo ter tudo em um único produto, mas a verdade é que não temos, até porque todo cabelo saudável precisa ter um bom cronograma capilar e isso requer alguns produtos (mesmo que caseiros e naturais) com propriedades diferentes.

Saiba o que é cronograma capilar.

Analise se suas pontas são realmente secas

Parece óbvio, mas não é. Muita gente fica com a ponta seca que na verdade ficou apenas ressecada devido ao fato de não ter dado os devidos cuidados a área. Cuidados esses que envolvem não apenas os produtos e os óleos certos, mas até mesmo um corte.

Entenda a diferença entre cabelo seco e ressecado, caso ainda não saiba.

Um corte contra pontas secas e ressecadas é fundamental

 

Não importa se sua ponta é naturalmente seca, ou ressecada: se fora cuidar com produtos, você souber a hora certa de cortá-las, elas com certeza ficarão muito mais bonitas e saudáveis.

Estão ficando finas e/ou quebradas demais? Ou até mesmo com aquelas bolinhas brancas? Corte!

Antes um cabelo mais curto e saudável, do que com alguns centímetros a mais e te estressando, concorda comigo?

Receita caseira contra pontas secas e ressecadas

 

Uma receitinha caseira muito fácil e simples contra pontas secas e ressecadas é, antes de ir dormir, aplicar óleo de coco 100% vegetal ao longo de toda a área das pontas que está te incomodando.

Durma e, se sentir necessidade de lavar no dia seguinte, lave. Porém, já aviso que muita gente usa o óleo de coco como finalizador mesmo. Ou seja, sem enxaguar as pontas, mas aí vai testando como você gosta e também a quantidade ideal para o seu cabelo não pesar ou ficar com a aparência de ensebado.

Umectação com óleo de coco também pode ser boa contra raiz oleosa

 

Uma das coisas que quem tem oleosidade não só na raiz, como no cabelo como um todo erra é correr dos óleos! E pior: às vezes usa apenas shampoo e demais “artimanhas” que só tiram a oleosidade do fio e não devolvem nada para o mesmo.

E o que isso causa? Efeito rebote! Ou seja, com o tempo, seu cabelo acaba produzindo cada vez mais oleosidade por achar que a mesma está em falta.

É claro que não pode ser qualquer óleo, até porque nem todos são bons para cabelos oleosos, ou até mesmo para os cabelos em geral, mas ….

Experimente passar o óleo de coco 100% vegetal ao longo de todo o cabelo, inclusive no couro cabeludo fazendo literalmente uma umectação capilar, com direito a uma massagem de 5 minutos no couro cabeludo.

Só atenção: passe apenas uma fina camada de óleo, tá? Até para deixar o cabelo absorver a maior parte do produto naturalmente. Passe a noite, durma e lave no dia seguinte como o de costume. Repita o processo a cada 10 dias e depois me conte os resultados.

Se tiver Babosa em casa, use também (veja essa dica de como usar Babosa no cabelo)!! Ambos te ajudarão muito não só a hidratar e a controlar a oleosidade dos seus fios, como também contra a caspa.

Por fim

Considere usar creme de pentear nas pontas secas

 

Na verdade, não só nelas, mas ao longo de todo o seu fio, com exceção do couro cabeludo que oleoso ou não, não é bom passar creme de pentear.

Se seu cabelo for liso, teste o Yamasterol Amarelinho. Se for cacheado ou crespo, nem precisa falar que não podemos viver sem creme de pentear, né? Inclusive, eu como cacheada também amo usar o Yamasterol amarelinho, principalmente para revitalizar os cachos no dia seguinte.

Relembrando da utilidade de um bom óleo reparador de pontas, pois ele também faz milagres na estética do cabelo quando você vai sair e precisa de algo mais emergencial (pode ser o óleo de coco apenas nas pontas, conforme explicado no início desse conteúdo).

E é isso! Ficou alguma dúvida sobre raiz oleosa e pontas secas? Deixe nos comentários.

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.