Como criar o hábito da leitura? – Ler muitos livros é mais fácil do que você imagina!

Post um pouco fora da curva aqui no cachuda, porém, totalmente dentro de umas das minhas profissões e maiores paixões: escrever!!! Então, resolvi mostrar como é fácil criar o hábito da leitura para todos aqueles que sempre querem ler algum livro mas sempre falta um tempinho, né não?

Na verdade, esse post é mais do que isso: é também um pedido da galera dos stories sobre como gostar mais de ler. Bem, se você ainda não segue por lá, saiba que dentro do Instagram @pergunteaumamulher, fora os assuntos sobre beleza, cabelo, saúde e conselhos de sempre, também falamos sobre livros.

A depender da época, ou melhor, da inspiração, gosto de compartilhar o que estou lendo pelos stories e basicamente quase sempre leio feedbacks como:

Adoraria gostar de ler, mas não consigo, Lu

Admiro quem lê bastante!

Como você faz para dar conta de ler tantos livros?

E até o famoso migué do “Adoraria, mas me falta tempo“, que a gente bem sabe que na verdade é falta de prioridade mesmo.

Enfim, se você quiser realmente colocar a leitura em dia, saiba que isso será bem mais fácil do que você imagina. Desde que, claro, você realmente queira isso.

Vamos às dicas?

Leia sobre o que te interessa, não importa o que pensem

Não existe livro bom ou livro ruim quando se trata do que você gosta.

Quer ler sobre exoterismo? Já é uma leitura.

Quer ler sobre desenho animado? Vale também.

O importante aqui é refletir se você no fundo quer mais é pagar de “intelectualóide” do que realmente LER! É Machado de Assis pra cá. É Nietzsche pra lá. Enquanto existem mais livros mofando nas prateleiras do que realmente sendo lidos de fato.

E sem querer polemizar, mas já polemizando, são autores bons sim!! Eu ao menos gosto (de alguns livros) deles. Mas sabe o que vi muito quando era professora de redação? Trauma de escola! Falta da hora certa, do famoso timing.

E isso aconteceu inclusive comigo.

Quantas vezes a gente queria apenas ler um gibi da Turma da Mônica, mas nosso professor tacou um YARGIOSAFMASFA (colocar um nome estranho qualquer aqui).

A primeira regra é clara:

Comece por assuntos que você realmente se interesse e/ou esteja vivendo

Está sofrendo com ansiedade? Vá a uma livraria e compre livros sobre o tema.

Está sem fé, mas gostaria de tê-la? Leia relatos de pessoas que tiveram essa prova da fé.

Duvido que, ao ler sobre o que você realmente quer, o tempo não passe voando e esse livro não seja devorado rapidinho!

Vira prioridade, é claro. Falando nisso, hora de desvendarmos a seguinte questão:

Como ter tempo para ler?

Qual é a hora do dia que você menos gosta?

Eu particularmente não gosto de telejornais. Não só pelas notícias ruins, ou por elas serem de certa forma repetitivas, como também porque sou daquela turma que acha que sentimento ruim atrai coisa ruim (me julguem) e, também por isso, prefere viver “alienada” do que chamando esse tipo de energia pra minha vida, sabe?

Mas isso é algo muito pessoal, claro. O que importa aqui é entender a lógica de que sempre tem algum horário do dia que você não gosta tanto e que pode sim, render algumas páginas. Nem que seja apenas 20 minutos ou meia hora.

E aí entra outra surpresa:

Lendo cerca de uma hora por dia, você demorará em média de 3 a 4 dias para ler um livro inteiro!! Se prefere ler 30 minutos por dia, em uma semana você termina!

É claro que isso depende também do tamanho do livro e da sua rapidez de leitura. Porém, essa média foi feita a partir do meu caso pessoal e também da maioria das pessoas que convivo. Lembrando que me formei em Letras, então, deu para ter uma ideia melhor ainda sobre a turma dos livros.

Sem contar que, no dia a dia, geralmente as obras que pegamos para ler não são Bíblias, mas sim aquelas do tamanho tradicional mesmo. Isso significa leitura rápida.

A propósito, fica essa outra dica:

Está na dúvida entre alguns temas? Escolha o menor livro!!

Sei que tem gente que se sente super intelectual ao pegar um livro gigante para ler, mas a verdade é que, se você ainda não criou o hábito, ele virará mais enfeite do que cultura na sua vida.

Sendo assim, seja humilde e comece por algum que não seja tão gigantesco e, de preferência, que tenha leitura leve.

Se me permite uma autopropaganda, caso você goste de histórias de ficção baseadas na realidade, daquelas histórias que nos inspiram, sabe? E também sobre relacionamentos, dicas de autoestima e leitura leve, recomendo o Miga, sua Louca!, livro que escrevi com a Ju e que, bem, você pode ler as críticas pelo Google (já que as minhas de fato podem parecer tendenciosas) e tirar suas próprias conclusões. É claro que nem Jesus Cristo agradou a todos, mas né, aí está:

Livro Miga, sua Louca!

Apesar de eu e a Ju termos escrito ele para adolescentes e jovens adultos, muitas pessoas mais jovens e mais velhas também gostaram muito. Talvez pelos conselhos universais e também pelo grande foco aqui: informação divertida e importante, PORÉM, rápida e de fácil absorção.

Se mesmo assim você ainda estiver em dúvida sobre o nosso ou qualquer outro livro do universo, fica outra dica:

Vá a uma livraria e folheie livros sem compromisso

Como já dito anteriormente, você não é obrigado, e nem deve ler sobre algo que não te causa interesse. Isso só pioraria a sua preguiça de leitura. Sem contar que, ao folhear algumas páginas, você verá se o livro te conquistou mesmo ou não.

Sabe quando te dá vontade de ler mais e mais, porém, você já está passando vergonha de estar lá na loja sem levar nada? Então, essa é hora de levá-lo para casa e ser feliz sabendo que, dificilmente, você não irá ler até o fim.

Autoestima

Todos esses conselhos, principalmente os de começar e terminar, te dará autoestima de leitura. Afinal de contas, do mesmo jeito que nos sentimos frustrados quando não terminamos algo, nos sentimentos “capazes” quando acontece o contrário, concorda? E a partir daí, o fluxo fica cada vez mais livre, o hábito cada vez mais enraizado e é só alegria.

Por fim,

Um extra apenas para quem tem mais de 18 anos

Também escrevi com a Ju (para vocês verem como o livro anterior deu certo, né? kkk) o Desafie-se, um livro com dicas para casais + contos adultos.

Livro Desafie-se

Porém, ao contrário do outro que existe tanto nas livrarias físicas quanto em e-book, esse é vendido apenas na Amazon.

Enfim, acho que é isso que tenho de dicas por hoje. Agora é pegar tudo o que te servir e aproveitar.

Boa leitura!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
6 dicas para passar pela transição capilar mais rápido
Como criar o hábito da leitura? – Ler muitos livros é mais fácil do que você imagina!