Menstruação é um assunto chato para a maioria das mulheres. Ainda mais quando, fora a sujeira e a montanha russa hormonal, te causa dores e desconfortos que podem ser cólicas, mas nem sempre.

Enfim e afinal de contas:

O coletor menstrual pode mesmo causar cólicas?

Por experiência própria, te digo que a ilusão é de que sim, mas na verdade não, rsrs. Fica comigo até o final desse post que a explicação é bem simples e você entenderá.

Não sei você, mas eu tenho dois coletores companheiros de guerra há alguns anos e que nunca haviam dado nenhum tipo de problema para mim. Até que, de uns meses para cá, comecei a sentir que “estava tendo cólicas com relativa frequência”, coisa que por sinal, é mega raro de acontecer comigo. Sem contar que basicamente sempre “estava usando o tal do coletor menstrual durante essas supostas cólicas”.

Me perguntei o que você deve estar se perguntando:

Será que é o coletor menstrual que está me causando mais cólicas?

Eu achava que sim, porque apesar das cólicas obviamente acontecerem no útero e não na vagina, eu pensava que, sei lá, acontecia uma magia doida que provocava uma dança mais doida ainda que fazia o danado do útero ficar com raiva de mim. Tipo aquelas coisas que nem Freud explica, mas acontecem, sabe?

Daí eu pensei em outra coisa óbvia, porém, nem tanto:

Se o problema da suposta cólica for  mesmo o copinho menstrual, o que acontece se eu parar de usá-lo?

Uma dor insuportável aconteceu em um dia que tinha acabado de inserir meu coletor no banheiro (gosto de inseri-lo preferencialmente na hora do banho) e sério, pensei que fosse desmaiar de tanta dor!

Aí quando retirei: “puff”, que alívio!!

Daí a gênia aqui pensou em mais outra coisa:

E se eu tirar e colocar o copinho de novo, será que alivia a suposta cólica? Afinal de contas, também pode ser questão de “jeito”

Fiz e aliviou, porém, continuou doendo um pouco. Aí retirei e coloquei mais uma ou duas vezes, até que ficou perfeito e nem me lembrava mais que ele existia.

Oh velhos tempos de quando ele era sempre assim!

Minha conclusão então foi que as falsas cólicas aconteciam em mim devido ao mal posicionamento do copinho em meu canal vaginal, o que causava mais vácuo, ou às vezes ficava para dentro demais e incomodava. Enfim, não sei a explicação física perfeita, mas o que senti é que sim, a forma que coloco, não “enfiando demais lá dentro, nem causando tanto vácuo assim”, fez toda a diferença.

Resumo da ópera:

Coletores menstruais não causam cólica, mas podem causar dor!

Dor essa que você confunde com cólica, mas que né, ao menos em mim doeu tanto que quase deu na mesma. Isso se não for pior, visto que não sofro muito com cólicas e o que senti principalmente da última vez (que gerou esse post) foi muitoooo doloroso.

Ah, esse “mal posicionamento” também pode ter a ver com o tamanho do copinho, que por algum motivo, tal como uso de DIU sem aprovação e conversa anterior com seu ginecologista, alterações após uma gravidez e demais fatores que podem alterar “a lógica do seu corpo”, pode não ser mais o ideal para você.

Sim, se seu corpo e sua realidade mudam, o tamanho e demais características de cada copinho/marca podem já não ser os mais adequados para você.

Há quem diga inclusive que, depois que começou a fazer exercícios físicos e/ou pompoarismo, começou a ter problemas com o copinho que nunca causava problemas. Então, é sempre bom pagar de detetive de você mesma e ver o que pode ter mudado, a fim de que você possa esclarecer se precisa mudar alguma atitude simples – tal como foi no meu caso – ou até mesmo mudar de copinho.

Só tente primeiro a coisa mais fácil que se resume na dica abaixo:

Sinta o copinho e grave as posições e jeitos que te deixam mais confortável

Quando eu enfim acertei o copinho dentro de mim, tentei me lembrar de tudo que fiz para fazer ao menos parecido da próxima vez. É nessa de conhecer cada vez melhor o seu corpo que você vai evitando repuxos e vácuos desnecessários, bem como colocá-lo lá dentrão basicamente cutucando o seu útero e ainda querer que não incomode.

Lembrando que, obviamente, cólicas também podem existir, mesmo se for raro como é comigo. Eu por exemplo noto que, em geral, tenho mais cólica quando minha menstruação atrasa por muitos dias, ou quando estou me alimentando mal, porém, que nada tem a ver com a dor causada pelo “mal uso” do coletor menstrual. Ainda que claro, você possa ser azarada e ter as duas coisas alguma vez aí, tal como já aconteceu comigo, mas isso fica para outro post.

Qualquer dúvida ou acréscimo, deixe nos comentários. Não deixe de também acompanhar no Instagram @pergunteaumamulher (uni meu trabalho de conselheira amorosa + o de beleza por lá!) e nas demais redes sociais do Luiza Costa Cachuda para mais dicas inéditas.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.